Autor Tópico: Vídeo sobre Criacionismo x Evolucionismo  (Lida 1234 vezes)

Offline Marianna

• Nível 00
  • *
Vídeo sobre Criacionismo x Evolucionismo
« Online: 29 de Setembro de 2013, 09:10:20 »
Olá pessoa, bom dia!

Primeiramente gostaria de pedir desculpas caso o vídeo esteja no local errado. Caso haja um espaço mais adequado para posta-lo, não me incomodo em fazer...

Bem achei esse vídeo bastante interessante e sei que aqui existem muitas pessoas que entendem bastante do tema por isso gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do que foi abordado.

Eu achei o vídeo bastante tendencioso por parte do entrevistador, com perguntas típicas de criacionistas mesmo, mas em contrapartida os entrevistados deixaram muito a desejar com respostas infundadas e pouco pensadas. Esse tipo de vídeo circulando na internet pode levar a crença de que todos que acreditam na evolução seguem o mesmo perfil...

Então é isso, gostaria muito que vocês vissem o vídeo e dessem a opinião de vocês!!

Valeu!!

t=108

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Vídeo sobre Criacionismo x Evolucionismo
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2013, 10:03:20 »
Concordo com você.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2013, 15:25:09 »
Na verdade não existe evolucionismo. Portanto, também não há crença no evolucionismo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Setembro de 2013, 18:37:42 »
[...] Bem achei esse vídeo bastante interessante e sei que aqui existem muitas pessoas que entendem bastante do tema por isso gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do que foi abordado.

Olá Marianna, seja bem vinda!

Eu não me considero um super entendido sobre o Criacionismo, na verdade, eu apenas não debato mais sobre o assunto, pois compreendo que o Criacionismo não tem base racional e por tanto, torna-se um tema defensável apenas para aqueles que depositam sua fé nele, nada mais.

Offline Marianna

• Nível 00
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2013, 11:59:03 »
Na verdade não existe evolucionismo. Portanto, também não há crença no evolucionismo.

Olá!
Não entendi a sua ideia. Não existe evolucionismo?

[...] Bem achei esse vídeo bastante interessante e sei que aqui existem muitas pessoas que entendem bastante do tema por isso gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do que foi abordado.

Olá Marianna, seja bem vinda!

Eu não me considero um super entendido sobre o Criacionismo, na verdade, eu apenas não debato mais sobre o assunto, pois compreendo que o Criacionismo não tem base racional e por tanto, torna-se um tema defensável apenas para aqueles que depositam sua fé nele, nada mais.

Olá, obrigada!

Eu também já cheguei a essa conclusão. Costumo lembrar sempre dessa frase de Thomas Paine: Discutir com um homem que renunciou à sua razão, é como medicar um cadáver.

;)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2013, 21:16:41 »

Olá!
Não entendi a sua ideia. Não existe evolucionismo?

Não existe porque esse é um termo pejorativo usado por criacionistas para se referir à Teoria Sintética da Evolução, como se fosse uma crença comparável ao criacionismo. Da mesma forma que não existe "gravitacionismo" ou crença nele.

O que existe é uma Teoria Científica, embasada em milhares de evidências observacionais e experimentais, que sofreu sucessivos aperfeiçoamentos desde a obra original de Darwin e hoje é conhecida como Teoria Sintética da Evolução. E como qualquer teoria científica, não se acredita nela, simplesmente admite-se o fato - baseado nas evidências acumuladas - de que é melhor explicação disponível atualmente, a que mais se adequa a descrever o que é observado na natureza.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Outubro de 2013, 11:38:32 »
Não é usado só por criacionistas, mas é meio "sem sentido", da mesma forma que o "gravitacionismo" dado como comparação.

Mas mesmo "evolucionistas" usam. Ou até coisa pior, já vi ser usado "doutrina evolucionista", em um tom totalmente não pejorativo, em livro antigo. Arrisco chutar que, assim como "macroevolução", não é um termo originário dos criacionistas, embora seja muito/talvez mais usado por eles.

"Biologia evolutiva" ou "evolucionista", eu acho pior até do que "física de partículas". Mas é bem comumente usado. E acho que até numa tentativa de tentar "promover" mais a evolução nos EUA, ironicamente.

Se bem que a minha impressão é que os criacionistas costumam mais falar de "darwinistas" e "neo-darwinistas" hoje em dia. Ou tanto quanto. Talvez "menos pior", da mesma forma que é menos pior "newtonianismo" e "einsteinismo" do que "gravitacionismo", mas ainda meio esquisito porque não é bem como se existisse outra coisa. Soa ou redundante ou anacrônico. E acaba instigando umas discussões meio pouco frutíferas, "hoje não é mais darwinismo, é neo-darwinismo, ou teoria sintética da evolução, blablablá", quando para o assunto em questão, "só" darwinismo (ou darwinismo + mendelianismo, se o criacionista for mesmo historicamente implicante), já deveria dar conta, toda evolução da área de lá para cá não traz algo que "faltava" substancialmente para desacreditar completamente qualquer criacionismo, da mesma forma que a evolução do estudo de doenças infecciosas desde o primeiro momento em que se teve essa idéia à atualidade, não é extremamente relevante para desacreditar a noção de maldições demoníacas e etc.

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Outubro de 2013, 13:49:20 »
Muito bom o vídeo Mariana.  :) :)

Acredito na Teoria da Evolução, no entanto alguns dos argumentos do criacionismo deixa-me honestamente a pensar. é um assunto que me interessa bastante, boa partilha e bons comentários.
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2013, 23:05:05 »
Eu tenho algumas dúvidas com relação a evolução :

Existem exemplos de como, por exemplo, um animal poderia ter desenvolvido a capacidade de expelir um certo quimico tóxico (se não me engano é um besouro e acho Dawkins usa este exemplo em seu livro "O Relojoerio Cego"). A explicação é meio "geral", sem entrar na questão genética. Ou seja : em um momento se forma a cavidade de armazenamento, em outro, o componente que ja seria usado pelo organismo passa a ser armazenado nesta cavidade, etc, etc.

Se pensarmos em seres unicelulares, a ocorrencia de mutação durante a reprodução celular (uma agregação maior de genes em um organismo e menor no outro, etc) automaticamente já teremos três linhagens distintas que irão se reproduzir (claro, caso esta mutanção não inviabilize a reprodução) e a fixação da caracteristica se dará pela competição dos 3 organismos (o original, que tem a maior população e os dois novos que irão se replicar).

Porém, em seres que dependam de reprodução sexuada (aliás, como surgiu esta coisa divina?), eu não consigo entender como a mutação pode ocorrer sem que os "pais" produzam gametas com a "mesma" mutação ou compatíveis. E mais, como, após o nascimento de um ser mutante, que deverá ter parceiros compatíveis, essa mutação se fixa na população. Entendo que uma mera troca de bases não seria a resposta.

E se levarmos em consideração o tempo do surgimento da vida e a quantidade de mutação aleatória/seleção natrual para produzir toda a bioquimica/biologia existente; esta conta fecha, mesmo que em ordem de grandeza?Alguém já calculou isso, ou será que é calculável?

Pergunto isso, pois acho que existe uma teoria da evolução que considera um feedback do meio ambiente, direcionando a mutação (acho que existe até um artigo, citando uma bactéria que teve a mutação influenciada pelo meio).

Não sei se fui claro com relação as dúvidas.

Abs
Felipe

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Outubro de 2013, 18:37:09 »
Eu tenho algumas dúvidas com relação a evolução :

Existem exemplos de como, por exemplo, um animal poderia ter desenvolvido a capacidade de expelir um certo quimico tóxico (se não me engano é um besouro e acho Dawkins usa este exemplo em seu livro "O Relojoerio Cego"). A explicação é meio "geral", sem entrar na questão genética. Ou seja : em um momento se forma a cavidade de armazenamento, em outro, o componente que ja seria usado pelo organismo passa a ser armazenado nesta cavidade, etc, etc.

Eu não entendo bem o que você pretende saber por "genética", e suspeito que essa explicação "geral" dos passos anatômicos já seja meio "fora". Essas coisas geralmente acontecem por "exaptações", que é praticamente só um jeito de dizer "adaptação" mas enfatizando o estado ancestral anterior aproveitado para uma outra função em vez de uma novidade completa. Isso é, em vez de "primeiro surgir um compartimento", "depois surgir a substância", "depois ser armazenada lá", primeiro se teria um compartimento "ancestral", já usado para alguma coisa "ancetral", com ambas as coisas ou modificadas completamente (desaparecendo o estado ancestral) ou "subdivididas" em "outras versões" (onde se mantém a anatomia homóloga ancestral em alguma outra parte do organismo, como glândulas de saliva e veneno para serpentes, ou suor e leite em mamíferos).

Eu não me lembro bem do caso do besouro, só me lembro que a argumentação criacionista simplesmente descrevia um mecanismo/anatomia inexistente, e talvez até química inexistente, e então discorria sobre a impossibilidade do sistema inexistente ter evoluído sem que o animal explodisse sozinho.

Se pensarmos em seres unicelulares, a ocorrencia de mutação durante a reprodução celular (uma agregação maior de genes em um organismo e menor no outro, etc) automaticamente já teremos três linhagens distintas que irão se reproduzir (claro, caso esta mutanção não inviabilize a reprodução) e a fixação da caracteristica se dará pela competição dos 3 organismos (o original, que tem a maior população e os dois novos que irão se replicar).

Porém, em seres que dependam de reprodução sexuada (aliás, como surgiu esta coisa divina?), eu não consigo entender como a mutação pode ocorrer sem que os "pais" produzam gametas com a "mesma" mutação ou compatíveis. E mais, como, após o nascimento de um ser mutante, que deverá ter parceiros compatíveis, essa mutação se fixa na população. Entendo que uma mera troca de bases não seria a resposta.

Em reprodução sexuada o que acontece é sim, um novo alelo apenas surge inicialmente sozinho (na vasta maioria das vezes, desconheço algo sobre origem de mutação em homozigose, talvez em espécies partenogênicas ou se acontecer qualquer coisa mais excepcional em algum momento da procriação, o que de qualquer forma seriam só exceções raras), e vai se tornando mais numeroso com o passar das gerações, sem precisar de nenhuma mutação coincidentemente igual ou similar "se é isso que quis dizer por "compatível") em ambos os progenitores.

Ele pode não ser vantajoso "em si mesmo", sozinho, e só começar a mostrar vantagem quando em homozigose, nesse caso ele teria chegado a freqüências um pouco mais altas primeiramente apenas por deriva genética, possivelmente de efeitos de gargalo, ou divisões "periféricas" da(s) população(ões) princial(ais).

A "origem do sexo" em si já é uma questão que pode ter pelo menos uns três significados diferentes. Eu acho que não saberia nem fazer um resumo que valha a pena sobre cada coisa, e nem acho que se tenha conhecimentos bem sólidos sobre quase qualquer coisa, exceto talvez no que se referir a divergência de gametas, acho que isso deve ser bastante aceito e difícil de explicar por outra coisa além de "conflito de interesses" e estratégias que maximizam uma coisa ou outra, fecundação ou desenvolvimento da prole.

Se por "compatível" quer dizer uma mutação que possibilitasse a viabilidade da primeira, bem, a resposta é que isso essencialmente nunca aconteceria, os efeitos fenotípicos das mutações não podem ser tão dramáticos assim a ponto de não poderem existir "sozinhas", de inviabilizarem o mutante. Talvez mais ou menos raramente aconteça algo como haver, dentre os genes não-fixos da espécie, alelos que viabilizam uma eventual nova mutação, e outros que inviabilizam, e calhar dela se originar em indivíduos que tenham os alelos que a viabilizam. Pode até ter ocorrido antes ou vir a ocorrer depois em outros, mas simplesmente "não conta", por lógica. Acho que isso é meio parecido com Rh negativo.

E se levarmos em consideração o tempo do surgimento da vida e a quantidade de mutação aleatória/seleção natrual para produzir toda a bioquimica/biologia existente; esta conta fecha, mesmo que em ordem de grandeza?Alguém já calculou isso, ou será que é calculável?

Duvido que alguém o tenha feito (senão talvez por criacionistas com algo bem simplificado e provavelmente cuidadosamente desenhado para dar uma resposta negativa), e acho que é bem difícil, perto de impossível. Bem complicada seria a questão do último ancestral comum e seus ancestrais ou mesmo linhagens mais próximas, o quanto poderíamos extrapolar deles. E ainda tem toda a questão de taxas de mutações diferentes em organismos e até no mesmo genoma, macromutações, e "super macromutações", como a hipotética duplicação de todo o genoma em alguns momentos (duas vezes entre os vertebrados), e toda a complicação de transmissão lateral de genes.

Pergunto isso, pois acho que existe uma teoria da evolução que considera um feedback do meio ambiente, direcionando a mutação (acho que existe até um artigo, citando uma bactéria que teve a mutação influenciada pelo meio).

Aparentemente algumas espécies sob certos tipos de estresse ambiental têm taxas de mutação mais elevadas (estresse ambiental que não se consideraria causar diretamente a mutação, como radição ou qualquer agente mutagênico), mas acho que se debate se isso é uma resposta adaptativa, mais ou menos análoga à hipermutação do sistema imune, ou se é uma coincidência que calha de poder ser adaptativa sem ser ela mesma uma adaptação, e talvez nem ser adaptativa.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2013, 21:58:19 »
Não é usado só por criacionistas, mas é meio "sem sentido", da mesma forma que o "gravitacionismo" dado como comparação.

Mas mesmo "evolucionistas" usam. Ou até coisa pior, já vi ser usado "doutrina evolucionista", em um tom totalmente não pejorativo, em livro antigo. Arrisco chutar que, assim como "macroevolução", não é um termo originário dos criacionistas, embora seja muito/talvez mais usado por eles.

"Biologia evolutiva" ou "evolucionista", eu acho pior até do que "física de partículas". Mas é bem comumente usado. E acho que até numa tentativa de tentar "promover" mais a evolução nos EUA, ironicamente.

Se bem que a minha impressão é que os criacionistas costumam mais falar de "darwinistas" e "neo-darwinistas" hoje em dia. Ou tanto quanto. Talvez "menos pior", da mesma forma que é menos pior "newtonianismo" e "einsteinismo" do que "gravitacionismo", mas ainda meio esquisito porque não é bem como se existisse outra coisa. Soa ou redundante ou anacrônico. E acaba instigando umas discussões meio pouco frutíferas, "hoje não é mais darwinismo, é neo-darwinismo, ou teoria sintética da evolução, blablablá", quando para o assunto em questão, "só" darwinismo (ou darwinismo + mendelianismo, se o criacionista for mesmo historicamente implicante), já deveria dar conta, toda evolução da área de lá para cá não traz algo que "faltava" substancialmente para desacreditar completamente qualquer criacionismo, da mesma forma que a evolução do estudo de doenças infecciosas desde o primeiro momento em que se teve essa idéia à atualidade, não é extremamente relevante para desacreditar a noção de maldições demoníacas e etc.

Biologia Evolutiva é uma área mais ampla, que engloba não apenas Evolução, mas Paleontologia, Ecologia Evolutiva, Genética Evolutiva, etc...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2013, 22:05:16 »
Achei o vídeo desonesto. Eles editam para que os entrevistados não possam concluir seu raciocínio em cada pergunta.

Em certa parte eles perguntam sobre uma mudança de uma espécie em outra, e quando o pesquisador dá o exemplo, eles satirizam dizendo: mas continuam sendo peixes...  Fica claro o objetivo do vídeo.

É irritante. Só consegui assistir os primeiros 7 minutos.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!