Enquete

como surgiu o universo?

Big Bang
1 (20%)
Deus
0 (0%)
Não sei
4 (80%)

Votos Totais: 5

Autor Tópico: fossil de T-rex com células sanguineas  (Lida 627 vezes)

Offline chiere

• Nível 00
  • *
fossil de T-rex com células sanguineas
« Online: 30 de Setembro de 2013, 23:34:10 »
Boa noite pessoal, li uma noticia de um fóssil de T-rex que foi encontrado com células e vasos sanguíneos, e os criacionistas estão dando pulos de alegria achando que isto prova que viveram há apenas alguns milhares de anos. alguém sabe como este fóssil pode ter conservado esta estrutura? já pesquisei no google e não achei nada falando a respeito. segue o link com a noticia toda.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1104821-5603,00-CIENTISTAS+ENCONTRAM+CARNE+EM+FOSSIL+DE+DINOSSAURO+DA+AMERICA+DO+NORTE.html

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:fossil de T-rex com células sanguineas
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2013, 19:49:04 »
Essa área do fórum não é apropriada para criar tópicos de discussão desse tipo, mas para coisas como "não consigo me cadastrar no fórum" e etc.

Com certeza tem alguns tópicos sobre esses casos aqui no fórum.

O caso do T. rex é um pouco polêmico, há discussão sobre a possibilidade de ser contaminação, mas acho que não descartam totalmente a possibilidade da mineralização ter preservado os tecidos moles e moléculas em algum grau, talvez/provavelmente por alguma pecualiaridade da fossilização, já que não é algo regular (o que já deveria ser suficiente para fazer os criacionistas desistirem disso, uma vez que seria de se esperar que fosse o mais comum, não a exceção... sem falar de todos os outros problemas com a idéia ridícula de dilúvio global... e todo o resto).

Isso (uma fossilização peculiar) parece ser mais certamente o caso com a "múmia de dinossauro" do artigo do link, a teoria é que, após sua morte e soterramento, teria sido absorvida química que era inclusive usada para mumificação artificial, que existe em árvores da região/sítio. Talvez o caso do T. rex possa ser uma combinação disso ou algo parecido, com fossilização mais normal, não sei.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2013, 23:10:52 »
Pode ter acontecido o mesmo que aconteceu com as árvores petrificadas (com 300 milhões de anos de idade):

Um elemento químico entrou no lugar do elemento original e fossilizou o dinossauro, igual aconteceu com as árvores.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline chiere

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2013, 09:23:14 »
Obrigado pelas respostas. os criacionistas sempre procuram falhas nas teorias evolucionistas, achando que isto prova o que a bíblia diz. se for falar das falhas das teorias deles dá pra escrever um livro rsrs.  :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2013, 11:14:26 »
Pode ter acontecido o mesmo que aconteceu com as árvores petrificadas (com 300 milhões de anos de idade):

Um elemento químico entrou no lugar do elemento original e fossilizou o dinossauro, igual aconteceu com as árvores.

Se não muito me engano, isso é o processo que costuma "sempre" acontecer em fossilização. Minerais vão sendo absorvidos pelos ossos e os petrificam, mas no processo costumam (ou assim se supunha) ser destruídos tecidos moles e moléculas biológicas. Ou seja, que eu saiba, não se espera (ou não se esperaria) poder dissolver essas árvores em ácido e assim "recuperar" a celulose (supondo que fosse um ácido tal que não destruísse a celulose preservada, ou o processo feito com esse cuidado) ou qualquer coisa original, simplesmente se perderia tudo, porque nem se esperaria haver celulose preservada, apenas pedra que teve a celulose como "molde".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!