Autor Tópico: O que é inteligência?  (Lida 1075 vezes)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
O que é inteligência?
« Online: 26 de Agosto de 2005, 09:45:54 »
Pra mim, tá parecendo um nome genérico pra coisa nenhuma...

Quem já fez teste de QI, o que achou do teste e (se quiser postar) qual seu score?
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re.: O que é inteligência?
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2005, 10:12:50 »
Pra mim é  capacidade de ter acesso a assuntos diversos, mas interpretá-los, ou dominar assuntos específicos. Meu score é ZERO!
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2005, 10:21:33 »
Todos os que fiz foram pela internet e sempre achei que as pessoas de exatas acabam sendo privilegiadas, as questões parecem ser apenas questões de lógica.
Teve um que passei para um grupo de amigos e as três pessoas que tiveram a maior pontuação foram Eu (matemático), e mais dois amigos (um que tb faz matemática e outro que faz ciência da computação).

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2005, 11:05:33 »
Concordo. O teste é lógica pura..
Mostra um quadradinho assim, outro de outro jeito pra vc tentar encaixar  um padrõ e mostrar qual será o terceiro baseado nas opções

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: O que é inteligência?
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2005, 11:43:25 »
Citação de: Cezar Teixeira
Todos os que fiz foram pela internet e sempre achei que as pessoas de exatas acabam sendo privilegiadas, as questões parecem ser apenas questões de lógica.
Teve um que passei para um grupo de amigos e as três pessoas que tiveram a maior pontuação foram Eu (matemático), e mais dois amigos (um que tb faz matemática e outro que faz ciência da computação).

Concordo contigo, não serve muito pra se ter base.
Acho o fator "inteligência" subjetivo, cada um tem seu método pra pensar e a cultura influi nisso. Um teste de QI aplicado aqui não serve pra ser aplicado em alguma parte pobre da África, e nem vice-versa.

A propósito, tirei 126 à um ou dois anos atrás. Se testes de QI fossem válidos, eu estava quase muito acima da média(levando em consideração que o site dizia que muito acima da média era 129)...  :lol:

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2005, 13:57:22 »
Tem um negócio que eu já vi que divide os "tipos de inteligência" possíveis de cada pessoa, numas alguém é mais forte, em outras mais fraca e assim vai, tipo um teste de QI que não analisa só o raciocínio lógico...
Tinha inteligência artística, Lógica e mais um monte.. não lembro direito, faz muito tempo q eu vi isso..
Alguém tem mais info sobre?

Offline Ruy

• Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2005, 14:14:26 »
Realmente. Testes de Q.I. são meramente testes de lógica (pelo menos os que eu fiz, por internet...).
E quanto a esse lance de "tipos" de inteligência, nunca li nada sobre isso. Porém isso parece ser um fato, pois, senão como seria possível explicar que algumas pessoas tem uma capacidade artística ou lógica superior (ou inferior)...
Onde houver fé, que eu leve a dúvida...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2005, 21:04:58 »
E a escala percentil?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2005, 00:23:03 »
Eu só vi isso aí em estatística  :P

Offline ZeratuL

• Nível 09
  • *
  • Resistance is Futile you`ll be assimilated
« Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2005, 19:09:51 »
Eu sei de alguns testes pela inter só que estão em inglês ...

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
O que é inteligência?
« Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2005, 20:08:44 »
Tem um livro que eu sempre cito e adoro: 'As falsas medidas do homem', de Jay Gould. Esse livro mostra muito da relação dessas testes com a classe social e a frenologia. Desde então não me importo em realiza-los.
"Não consigo me convencer de que um Deus caridoso e onipotente teria propositalmente criado vespas parasitas com a intenção expressa de alimentá-las dentro de corpos vivos de lagartas." Charles Darwin

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2005, 21:23:21 »
eu sempre tinha ouvido falar que esse livro do Gould argumentava contra a idéia de que o IQ seria na maior parte biologicamente herdável, apenas; não que argumentasse contra a invalidade dos testes em si.... é isso então?

Offline LIAN

• Nível 31
  • *
  • Darwin 1 X 0 Deus
Re: Re.: O que é inteligência?
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2005, 23:37:14 »
Citação de: Danniel
eu sempre tinha ouvido falar que esse livro do Gould argumentava contra a idéia de que o IQ seria na maior parte biologicamente herdável, apenas; não que argumentasse contra a invalidade dos testes em si.... é isso então?

Não apenas invalida QI como todos os outros testes!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!