Autor Tópico: AGORA QUE VC É O PATRÃO, RESPONDA:  (Lida 713 vezes)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
AGORA QUE VC É O PATRÃO, RESPONDA:
« Online: 14 de Outubro de 2013, 17:58:33 »

Não se pode ter a mesma resposta para dois funcionários, então respondam:

1 - Entre um funcionário que falta, chega atrasado e um funcionário exemplar, que cumpre todos os horários, regras e etc., mas que não desempenha nem metade do trabalho do primeiro, quem vc demitiria?

2 - Entre um funcionário bem aparentado e um funcionário desleixado, mas onde o segundo mostrou um conhecimento bem superior, tanto técnico, quanto administrativo, quem vc contrataria?

3 - Vc tem um velho funcionário há diversos anos, mas o mesmo não se reciclou, porém faz seus à fazeres, de forma automática, mas o faz, e chega um garoto que detém tanto conhecimento operacional quanto de análises, disposto a trabalhar na sua empresa, vc substituiria o primeiro?

4 - No seu estabelecimento, quais seriam as restrições e "leis" internas que seriam ditadas a todos?

5 - Contrataria funcionários sem diplomas para funções e cargos decisivos para sua empresa e por quê?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:AGORA QUE VC É O PATRÃO, RESPONDA:
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2013, 18:30:01 »
1- Depende, de que tipo de cargo estamos falando. Se for um cargo baixo de fácil substituição, eu demitiria os dois.

2- Mesma coisa da resposta anterior.

3- Depende, além de fazer um bom trabalho em outros aspectos, convivencia, confiabilidade, etc

4- Tem centenas de restrições, dependem do setor, cargo, etc

5- Depende, eu tenho que ter como avaliar o funcionáro, se tem muitos candidatos um dos métodos de corte é o diploma. Não da pra entrevistar 5 mil pessoas que mandam curriculo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2013, 08:02:14 »
1- Depende, de que tipo de cargo estamos falando. Se for um cargo baixo de fácil substituição, eu demitiria os dois.

3- Depende, além de fazer um bom trabalho em outros aspectos, convivencia, confiabilidade, etc

5- Depende, eu tenho que ter como avaliar o funcionáro, se tem muitos candidatos um dos métodos de corte é o diploma. Não da pra entrevistar 5 mil pessoas que mandam curriculo.
Esolhe dois cargos para as duas situações que vc quiser, então. Tipo pra "administrador" é "isso", mas para "pedreiro" é aquilo.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2013, 10:08:47 »
Tem um ditado que diz: de bunda de neném cabeça de gente do RH você nunca sabe o que pode sair*  :lol: ...
E também dizem que o departamento de RH é o lugar onde existe os mais incompetentes querendo os mais competentes. E tem mais piadas maldosas sobre o assunto, mas não lembro...

Ps: Eu nunca trabalhei em emprego normal, mas é o que eu ouço falar.

5 - Contrataria funcionários sem diplomas para funções e cargos decisivos para sua empresa e por quê?
Eu não contrataria, pois  (tirando uniesquinas) você aprende um monte de coisas na faculdade. Se for pública você aprende a se virar, que o mundo não está lá pra te servir as coisas numa bandeja de prata, eu sei que você não é playboy, mas eu vejo nos olhos dessas pessoas a frustração (e eu acho cômico).

Por isso, estude, faça uma faculdade. 

*Adaptado do bunda de neném e cabeça de juiz você não sabe o que pode sair.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2013, 10:19:46 »
1 - Manteria o funcionário exemplar, em prol da disciplina.
2 - Manteria o funcionário bem aparentado, em prol da imagem
3 - Manteria o funcionário velho, em prol da tradição.
4 - Ama o patrão como a ti mesmo. O patrão tem sempre razão.
5 - Sim contrataria não diplomados, detestaria pedantes na minha empresa, o patrão deve ser o mais sábio.

Se não funcionasse, então mudaria..., exceto se já tivesse falido. :x
« Última modificação: 15 de Outubro de 2013, 12:11:01 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2013, 13:54:34 »
"*Adaptado do bunda de neném e cabeça de juiz você não sabe o que pode sair."

Nem me fale isso, pois estou esperando a resposta de um... lol

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2013, 14:41:09 »

Esolhe dois cargos para as duas situações que vc quiser, então. Tipo pra "administrador" é "isso", mas para "pedreiro" é aquilo.

1-2-Não é tão simples, tudo depende do perfil da empresa, do tipo de trabalho, do cargo, etc e o mais importante, quão difícil é de se repor esse funcionário. E diferente do que a maioria dos funcionários demitidos pensa, 99,99% dele é de fácil reposição, então a não ser que estejamos falando de um cargo disputado por genios raros, provavelmente em algum momento os dois vão pra rua. Mas, dito isso, se a escolha fosse obrigatória, eu escolheria o funcionário exemplar, a empresa precisa de alguém com quem ela possa contar e confiar. Um douchebag que acha que esta acima das regras e esta se lixando para a empresa não merece o cargo. O pior, normalmente os que agem dessa maneira se dão mais valor do que realmente tem.

3-Como disse, depende, num cargo criativo é necessário renovação e reciclagem constante, num cargo administrativo é necessário experiência, confiabilidade e boa capacidade de lidar com pessoas e dentro disso existem centenas de variáveis a se levar em conta. Como esses dois funcional em equipe, quão confiáveis são, etc. Se o serviço esta sendo feito as vezes é muito melhor voce ter alguém que faz o serviço, sem muito brilho, mas que esta ali quando voce precisa que um superstar que pode te deixar na mão a qualquer momento.

4- Novamente, depende, quantos candidatos existem pra mesma vaga? 10? 100? 1000? 10000? Qual a vaga? É técnico? Existem coisas que não se aprende em faculdade, saber lidar com pessoas é uma delas, não adianta um chefe ter 10 diplomas se não consegue organizar e motivar uma equipe. Mas não adianta saber motivar uma equipe se voce esta concorrendo com 10000 pessoas, voce provavelmente não vai ter oportunidade de mostrar o que sabe, ai entra o que voce é  no papel.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2013, 15:48:41 »
"Diferente do que a maioria dos funcionários demitidos pensa, 99,99% dele é de fácil reposição"

Meu pai me disse isso quando eu era moleque... hehehehe

Mas não adianta saber motivar uma equipe se voce esta concorrendo com 10000 pessoas, voce provavelmente não vai ter oportunidade de mostrar o que sabe, ai entra o que voce é  no papel.

"O que é no papel"...

Vc consideraria um currículo que dissesse "tenho conhecimento especifico nisso, naquilo outro, naquilo outro e etc. adiquiridos em empresas x, z e h", mas não comprovadas na CTPS ou isto não representa um "o que é no papel" pra vc?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2013, 17:23:52 »
"Diferente do que a maioria dos funcionários demitidos pensa, 99,99% dele é de fácil reposição"

O problema de quando 99,99% são de fácil reposição é que também a chance de trocar seis por meia dúzia é na mesma proporção. É muito bom e temeroso quando é difícil de repor um funcionário.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2013, 18:29:27 »

Mas não adianta saber motivar uma equipe se voce esta concorrendo com 10000 pessoas, voce provavelmente não vai ter oportunidade de mostrar o que sabe, ai entra o que voce é  no papel.

"O que é no papel"...

Vc consideraria um currículo que dissesse "tenho conhecimento especifico nisso, naquilo outro, naquilo outro e etc. adiquiridos em empresas x, z e h", mas não comprovadas na CTPS ou isto não representa um "o que é no papel" pra vc?

Não, porque em empresas grandes não temos tempo nem pessoal pra ficar telefonando e comprovando experiencia e nem tempo pra testar na prática esses conhecimentos, isso em  em vagas com grande número de candidatos. Tem que haver um método fácil de comprovação, cursos, registro, cópias de contratos de trabalho. Claro que empresas menores isso muda, eles tem menos candidatos, menos vagas, etc. Em um caso, a empresa onde eu trabalho abriu 18 vagas de baixa gerencia na filial da Alemanha, foram recebidos 280 mil curriculos, de pessoas na Europa inteira. A Google recebe isso por semana. Claro que deixamos de contratar muitas pessoas boas e com potencial assim, mas a linha tem que ser traçada de alguma maneira, temos que arrumar um jeito de peneirar.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2013, 18:31:03 »

O problema de quando 99,99% são de fácil reposição é que também a chance de trocar seis por meia dúzia é na mesma proporção. É muito bom e temeroso quando é difícil de repor um funcionário.

Normalmente é exatamente isso, se troca 6 por 6,1 ou por 5,9 e assim vai. Mas em alguns casos descobrimos ouro. E é ai a hora de tanto o funcionário quanto a empresa aproveitarem a oportunidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!