Parcus, onde foi que o artigo falou que o estudo é "revolucionário" ou "mudou paradigmas"?
Na primeira frase.
Esta? "As gorduras saturadas da manteiga, do queijo e da carne vermelha não são tão prejudiciais para o coração como se pensava até agora, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira (23) na revista médica British Medical Journal."
Não vi nenhuma afirmação de que o estudo é "revolucionário" ou "mudou paradigmas" aí.
Ele também não disse em hora nenhuma que as estatinas não são eficientes, só conclui que, pelos resultados do estudo, em muitos casos elas foram usadas desnecessariamente, já que o colesterol não seria tão prejudicial quanto se achava.
O texto te deixou com um conceito completamente equivocado e o que você escreveu mostra o porque da minha crítica. Níveis de colesterol elevados no sangue é sim prejudicial para a saúde e o uso de estatinas é sim importante para controlar isso. Note que uma dieta rica em lipídios não resulta em níveis de colesterol sanguíneos elevados por si só, isso é uma consequência da obesidade, sedentarismo, resistência a insulina, etc.
Ué, estou me baseando no que o estudo citado no tópico diz. No estudo (não sou eu quem digo, mesmo porque não tenho conhecimento para isso), chegou-se a conclusão de que a gordura saturada não faz tanto mal para o coração quanto se acredita, foi isso o que entendi dele, nada mais.
Claro que é uma conclusão conveniente para mim, que adoro uma carne vermelha de preferência gorda e mal passada
, e eu quero acreditar nele, mas não vou sair por aí comendo gordura desesperadamente só por causa deste estudo.
Note que é justamente o contrario do que você achou após ler o texto:
"Low fat/refined high CHO diets are associated with increased blood lipids, glucose and insulin, and elevated blood pressure as compared to high fat - low refined CHO - high complex CHO diets. Low CHO diets are effective for reducing body weight, insulin resistance and serum triglycerides and increasing high density lipoprotein cholesterol in humans. " - tirado do artigo que eu linkei acima.
Confesso que não li seu artigo (preguiça
...), mas pelo que percebi você está contestando o estudo do tópico com outro, por que o citado por você seria o correto? Não é uma pergunta irônica, realmente quero saber.
Mas vamos deixar de conversa fiada e atolar a cara na picanha ...
Não tenho acesso a picanha fácil aqui. Tenho que me virar com a carne de cangurus.
Hehehe, um canguruzinho na brasa de repente pode ser bom...