Se não me engano (ou, segundo estudo, se me recordo), antes da faculdade, o contrário acontece com meninas, especialmente em famílias de origem latina e negra, porque as meninas é que tem o dever de ajudar em casa nas tarefas domésticas. "Coisa de mulher".
Eu não duvido nada/concordo completamente com a existência e proliferação de baboseiras politicamente corretas, geralmente com a tendência a enfatizar situações de vitimação estereotípicas, podendo ir do aparentemente razoável ao exagerado/desproporcional, mas também suspeito bastante de diversas críticas que uns tentam fazer.
No caso, duvido muito que qualquer problema de desempenho escolar possa ser mesmo atribuído a proibições de brincadeiras como "cabo de guerra". Isso parece estar sendo simplesmente inventado aí. Será que é o caso "universal"? Será que em todo lugar onde deixam os meninos mais livres para brincadeiras estereotipicamente masculinas eles têm notas melhores, e quando estas são coibidas, as notas baixam? Duvido muito.
Deve ter muito mais coisas e essa teoria de vitimização invertida deve ter tanto exagero ou mais do que as teorias de vitimização feminina. Embora ambas possam ter seus elementos verídicos, obviamente.