Autor Tópico: Ciência natural x humanas: compartilhando experiências.  (Lida 370 vezes)

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
Ciência natural x humanas: compartilhando experiências.
« Online: 28 de Outubro de 2013, 17:27:07 »
Tentei imaginar uma seção melhor, mas talvez esta seja a mais dedicada.

A proposta do tópico é compartilhar experiências dos foritas nas duas áreas, quais sejam a ciência natural e humana (ou cultural, social, etc.), a fim de explorar a SATISFAÇÃO PESSOAL da área escolhida.

Bom, o que me motivou a essa reflexão é uma certa desilusão com o Direito. Meu campo, portanto, é na ciência cultural.

Sou formado, atuo na área há um tempo (não muito, mas o suficiente para ter uma visão objetiva e realista).

Pois bem, o que eu verifico? Sim, óbvio até, o Direito é imprescindível para a coexistência humana. Protege valores essenciais da comunidade (o homem é um animal político), garantindo, diante do outro (alteridade), expectativas e comportamentos; mas não só, à vista de uma desigualdade natural da existência, a vida, a saúde, etc dos menos afortunados.

E na prática? Processo. O processo é o instrumento de trabalho do jurista. É o locus onde se desenrolam os conflitos entre as pessoas, seja no âmbito civil, penal, administrativo, eleitoral, trabalhista e militar. O que isso significa? Páginas e mais páginas de discussões, com elucubrações, interpretações, justificativas e, infelizmente, chicanas. O trabalho, portanto, dependendo da posição que se está, e aqui eu tomo a do magistrado, é VALORAR, PONDERAR entre as pretensões, a fim de verificar e decidir qual é a constitucional e legalmente mais consentânea. A do advogado (e do Ministério Público) é defender a sua posição. A lógica da coisa é mais ou menos essa.