Autor Tópico: Aiatolás Atômicos  (Lida 1901 vezes)

Offline Al

• Nível 07
  • *
Aiatolás Atômicos
« Online: 26 de Agosto de 2005, 12:14:44 »
Aiatolás Atômicos - Dalton C. Rocha
Data: Domingo, 27 de Junho de 2004 (14:47:17)
Tópico: Coluna do Dalton

Aiatolás Atômicos

Autor: Dalton C. Rocha. Engº Agrônomo desempregado.
E-mail: daltonagre@uol.com.br

Todos já ouviram falar disto. O Irã está construindo ou já tem um arsenal nuclear. No mínimo, tal programa atômico tem já 18 anos. Já é antigo. O argumento dos aiatolás é o de sempre. O tal programa atômico teria um objetivo pacífico, para geração de energia nuclear. Os porta-vozes dos aiatolás dizem que o Irã, desde os tempos do há muito finado e deposto Xá, é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Assim, segundo os porta-vozes dos aiatolás, o Irã tem pleno direito a fazer tal programa.

A desculpa de que o Irã precisa de usinas atômicas, para produzir energia elétrica é digna de conto de fadas ou de filme de terror, conforme seu gosto. Como é sabido por todos, o Irã tem imensas reservas de petróleo e gás natural, em seu território. Com o petróleo e gás que tem, o Irã pode produzir imensas quantidades de energia elétrica, a custos muito mais baixos que qualquer programa nuclear conhecido no mundo. O custo da energia atômica pode ser inferior ao do gás natural, porém isto somente ocorre caso se considere o preço internacional do gás natural. Simplesmente, Alá deu aos iranianos imensas reservas de petróleo e gás natural. Caso o interesse real dos aiatolás iranianos fosse de produzir energia elétrica barata, o Irã esqueceria de construir usinas atômicas. Iria construir apenas termoelétricas a gás, que são baratas, seguras, eficientes e amplamente disponíveis no mercado internacional. Levando-se em conta os custos de produção do gás natural no Irã, a energia de origem nuclear custaria no mínimo quinze vezes mais caro, que termelétricas a gás natural.

O outro argumento, de que o Irã irá respeitar o TNP e assim, nunca irá construir armas atômicas é absurdo demais para ser levado em conta. Obedecer a tratados internacionais não é e nunca foi parte da lei islâmica, a única em vigor no Irã, desde a triunfante tomada do poder, pelo já falecido Aiatolá Khomeini em 1979. Vale lembrar a tomada de reféns americanos, da Embaixada Americana, por ordem do próprio Aiatolá Khomeini. Uma óbvia agressão ao direito internacional, que há séculos considera o terreno da embaixada, parte sob soberania do país ali representado. Uma lei respeitada até por Pinochet, mas que Khomeini ignorou abertamente, diante do mundo inteiro.

Daí que o único objetivo do tal programa atômico dos aiatolás é e sempre foi ter um arsenal atômico, para se jogar bombas em Israel, USA ou qualquer outro lugar do mundo que não açoite mulheres, por elas andarem com o rosto descoberto.

Arsenal atômico à parte é indiscutível o desastre da administração dos aiatolás no Irã. Se o Xá era corrupto, os aiatolás mostraram que tem capacidade maior ainda, de roubar os cofres dos fiéis. O Irã do Xá era um credor internacional, hoje está devendo até a barba dos aiatolás. Desde a Revolução Islâmica, o Irã virou território proibido, para investimentos estrangeiros.

A população iraniana mais que dobrou, em menos de 25 anos. O PIB iraniano está estagnado. O desemprego é total, avassalador. Como em toda ditadura, o único serviço público eficiente de fato no Irã é a repressão. Um iraniano tinha maior renda per capita que um português em 1978, antes dos aiatolás chegarem ao poder. Hoje, cada português tem mais de cinco vezes a renda per capita de um iraniano. Notem que Portugal não tem reservas de petróleo. Sim, os aiatolás executam mulheres por adultério, mas eles não sabem produzir crescimento ou diminuir o desemprego.
Nestas condições, os aiatolás aplicam o dito do filósofo judeu Heine: "A religião é o ópio do povo". Incapazes de resolver problemas terrenos, de seus governados, os aiatolás apelam para a religião. Além dos americanos, os judeus são o bode espiatório favorito dos aiatolás. Simplesmente não há uma desgraça importante, que os aiatolás não imputem aos judeus. Como se fosse uma novidade, o anti-semitismo como maneira de enganar as massas. Tal e qual os czares russos, Hitler, Mussolini e Cia, os aiatolás sempre dizem à massa, que os judeus são o maior mal do mundo.

Como dizia o falecido demagogo brasileiro Jânio Quadros: "a massa não gosta de pensar. A massa gosta de odiar". O povo ignaro, a massa, quer algum bode espiatório, como causa de seus problemas. Não importa nada, que o Irã nunca tenha tido qualquer negócio legal, com Israel. Não importa a calamitosa e corrupta administração dos aiatolás, um saque desde o primeiro dia. Os demagogos de turbante tem sempre alguma fantasiosa trama judaica e, caso a massa enjoe por uns dias disto, apresentam mais um plano satânico dos Estados Unidos.

Concluindo, os aiatolás vão mesmo construir um arsenal atômico, caso não sejam detidos a tempo. Um Irã nuclear será uma ameaça terrível não só a Israel, como ao mundo inteiro. Quanto aos iranianos, eles só perderão continuando a confundir religião com política e realidade com fantasia. Tudo o que os aiatolás darão aos iludidos que eles governam será guerra, miséria, corrupção e desilusão. Esqueçam por uns tempos, o Bin Laden. Ele deve estar na fronteira com o Afeganistão e nada pretende fazer por hoje. Devemos agora é começar a temer os aiatolás atômicos.

........................................................... .................Artigo Anterior

http://www.israel3.com/article-print-200.html

os iranianos podem estar contruindo as usians pois o petroleo e gas vao acabar um dia e quem disse que religiao era o opio do povo foi feuerbach, não heine, me parece.

eu vi estes texto acho eu no midiasemmascara, o mesmo titulo, mas nao sei se e o mesmo, mas eu cacei e nao está mais lá.

Poindexter

• Visitante
Re.: Aiatolás Atômicos
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2005, 12:44:42 »
A meu ver, eles têm o direito de tentarem obter bombas atômicas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2005, 18:03:22 »
veja só point:
Os porta-vozes dos aiatolás dizem que o Irã, desde os tempos do há muito finado e deposto Xá, é signatário do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.

....
e mesmo que não tivessem assinado, eu acharia totalmente justificada uma intervenção gringa por lá... ainda mais porque o irã tem uma população muito mais sedenta por democracia do que o iraque.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Aiatolás Atômicos
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2005, 18:32:58 »
Citação de: tóim
e mesmo que não tivessem assinado, eu acharia totalmente justificada uma intervenção gringa por lá... ainda mais porque o irã tem uma população muito mais sedenta por democracia do que o iraque.

Existe realmente uma população sedenta de democracia no Iraque? O Iraque caminha para se tornar uma democracia? Onde posso obter essa informação de que existe uma população sedenta por democracia no Irã ainda maior que no Iraque?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2005, 18:42:03 »
Citação de: Marcelo Terra

Existe realmente uma população sedenta de democracia no Iraque? O Iraque caminha para se tornar uma democracia? Onde posso obter essa informação de que existe uma população sedenta por democracia no Irã ainda maior que no Iraque?

constatação. o irã era um dos países islâmicos mais ocidentalizados antes do governo dos aiatolás.. HOJE, andando pelas ruas de teerã, dependendo da região, dá pra ver mulheres de esmalte, algumas até com véus coloridos, calças jeans daquelas bem baixas por baixo das túnicas. embora o consumo de álcool seja proibido, há destilarias caseiras e bebidas contrabandeadas, há partidos políticos que aspiram por uma maior ocidentalização, mas acabam saindo de cena frente aos mais conservadores... aliás, através do orkut mesmo dá pra constatar isso. o que eu vi de iraniano ateu ou até republicano não é brincadeira...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2005, 18:51:25 »
constatação. o irã era um dos países islâmicos mais ocidentalizados antes do governo dos aiatolás.. HOJE, andando pelas ruas de teerã, dependendo da região, dá pra ver mulheres de esmalte, algumas até com véus coloridos, calças jeans daquelas bem baixas por baixo das túnicas. embora o consumo de álcool seja proibido, há destilarias caseiras e bebidas contrabandeadas, há partidos políticos que aspiram por uma maior ocidentalização, mas acabam saindo de cena frente aos mais conservadores... aliás, através do orkut mesmo dá pra constatar isso. o que eu vi de iraniano ateu ou até republicano não é brincadeira...

Isso representa uma parte significativa do povo iraniano? Você está citando casos de alguns indivíduos, eles são representante de uma parcela expressiva da população? Ou seriam exceções? Ou esse seria um caso de generalização precipitada? Pergunto de novo, onde posso encontrar uma informação que confirme que uma parcela expressiva, de preferencia a maioria, da população iraniana quer uma mudança na forma de governo?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2005, 23:52:47 »

Isso representa uma parte significativa do povo iraniano? Você está citando casos de alguns indivíduos, eles são representante de uma parcela expressiva da população? Ou seriam exceções? Ou esse seria um caso de generalização precipitada? Pergunto de novo, onde posso encontrar uma informação que confirme que uma parcela expressiva, de preferencia a maioria, da população iraniana quer uma mudança na forma de governo?

não sei se chega a uma maioria, mas minha afirmação se mantém. os iranianos estão mais sedentos por democracia que os iraquianos, que a receberam do mesmo jeito.
eu chuto que, apesar de uma parcela fundamentalista, os iranianos aceitariam bem a democracia, melhor do que os iraquianos pelo menos.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #7 Online: 27 de Agosto de 2005, 11:25:06 »
que é que passa com raça eletronico, o Aiatola Atomico...

BUM BUM BUM
mananauê.. auea.. ae..
mananauê.. auea.. ae..
so num te dou outra pq

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Agosto de 2005, 12:57:38 »
:rola:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2005, 20:08:37 »
Existe realmente uma população sedenta de democracia no Iraque?

Well... oito milhões de iraquianos foram votar nas eleições parlamentares, mesmo sob ameaça de ataques terroristas. É, penso eu, um bom indicativo de que sim.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2005, 10:22:01 »

Mohammad Khatami, ex-presidente do Irã.

Não é um primor em democracia, e é aiatolá, mas...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2005, 10:52:30 »
Citação de: Roberto
Existe realmente uma população sedenta de democracia no Iraque?

Well... oito milhões de iraquianos foram votar nas eleições parlamentares, mesmo sob ameaça de ataques terroristas. É, penso eu, um bom indicativo de que sim.

É o que eu estou perguntando. Não era uma pergunta retórica.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2005, 21:19:30 »
É o que eu estou perguntando. Não era uma pergunta retórica.

A resposta também não foi (retórica).
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2005, 10:19:06 »
Ainda está em aberto a questão de que o Irã tem um povo mais sedento de democracia que o Iraque. E coloco mais uma questão, o povo iraniano quer uma intervenção externa para mudar seu regime político? Ou o povo, mesmo que não estivesse satisfeito, se uniria aos líderes contra os intervencionistas?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2005, 14:24:13 »
Ainda está em aberto a questão de que o Irã tem um povo mais sedento de democracia que o Iraque. E coloco mais uma questão, o povo iraniano quer uma intervenção externa para mudar seu regime político? Ou o povo, mesmo que não estivesse satisfeito, se uniria aos líderes contra os intervencionistas?

o povo iraniano é heterogêneo. com certeza há quem deseja uma intervenção, como também deve haver quem acha que os eua são o grande satã, como deve ter gente que pensa outra coisa.
mas vou repetir o que eu já disse nuns dois posts: sendo o irã um país mais ocidentalizado que o iraque, pelo menos antes dos aiatolás, é de se esperar que lá, mais do que no iraque, haja setores mais significantes da sociedade que anseiam pela democracia.
alguma pesquisa, estatística fundamentando isso? não, é uma opinião minha, que tem por base fatos generalizados.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Aiatolás Atômicos
« Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:05:51 »
Já tô até imaginando caças israelenses bombardeando as instalações nucleares do Irã.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:16:16 »
me digam uma coisa... bombas nucleares, se bombardeadas por caças, podem detonar?

Já tô até imaginando caças israelenses bombardeando as instalações nucleares do Irã.

numa brincadeira dessas eua e companhia acabam entrando também... ia ser insanidade por parte dos iranianos tacar bomba em israel.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #17 Online: 06 de Setembro de 2005, 15:19:29 »
Citação de: bruno
me digam uma coisa... bombas nucleares, se bombardeadas por caças, podem detonar?

Se iriam detonar não sei, mas acho que o material radioativo se espalharia. Parece que esse é o princípio das bombas "sujas".

Citação de: bruno
numa brincadeira dessas eua e companhia acabam entrando também... ia ser insanidade por parte dos iranianos tacar bomba em israel.

Talvez Israel não espere os iranianos terem a bomba pra tacar neles, e ataquem primeiro. E se os iranianos algum dia tiverem a bomba, duvido que façam o serviço eles mesmos. É mais fácil repassar o artefato pra algum grupo terrorista, como o Hizbollah.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!