Ignore seu ceticismo um pouquinho e imagine que você teve uma visão do futuro. Nela, o seu voto em uma eleição que se aproxima iria definir o rumo que o país iria tomar pelos próximos 20 anos pelo menos. O candidato que você escolher, irá se eleger presidente e terá amplo apoio no Congresso de maneira que tudo o que ele propor será aprovado. Seu governo será tão impactante que as eleições seguintes sempre serão vencidas por pessoas do grupo dele, e com a mesma ideologia, de maneira que ideias dissonantes não terão chance politicamente. Temos então dois candidatos:
- o primeiro candidato é corrupto até o último fio de cabelo, mas as ideologias dele são idênticas as suas: se você for comunista, ele vai implantar o comunismo no Brasil, se você for anticomunista ele vai varrer qualquer sinal de comunismo do mapa, vai estatizar o que você acha que deve ser estatizado, vai privatizar o que você acha que deve ser privatizado e etc. O mesmo vale para questões econômicas, sociais, e assim por diante. Em suma, ele vai deixar o Brasil como você acha que os políticos deveriam deixar, mas não vai se importar nem um pouco em corromper quem tiver que corromper para chegar a isso. E por isso a corrupção na política ficará MUITO maior do que atualmente, eliminando quase toda a esperança de acabar com ela algum dia.
- o segundo candidato é honesto até a medula dos ossos, mas ele é totalmente o oposto de você: em políticas de drogas, aborto, economia e etc, ele fará tudo ao contrário do que você acha que deve ser feito. Se você acha que a política de drogas deve ser flexibilizada, ele irá endurecer mais ainda. Se você acha que deve ser endurecida, ele vai liberar geral. Em suma, tudo o que ele fizer você irá considerar a pior escolha possível, mas ele vai varrer a corrupção do Brasil, de tal maneira que as gerações futuras irão achar inacreditável o quão o país é corrupto hoje.
Ambos os candidatos são igualmente e extremamente competentes. Não existe esperança de você votar em alguém pensando em algum aspecto bom achando que ele possa falhar no aspecto ruim. Seja quem for eleito, não vai falhar. E não há chance de um morrer ou ser morto, ou haver qualquer impedimento a posse ou a candidatura. Um deles vai ser eleito e não há nada que se possa fazer quanto a isso.
A sua abstenção, por qualquer motivo, irá causar um empate. O critério de desempate é uma legislação obscura e esquecida, a qual você não terá tempo ou oportunidade de consultar antes da eleição, mas na sua visão você soube que o escolhido seria aquele que você acha a pior opção.
Em quem você votaria?