Autor Tópico: Regiões metropolitanas em dividas e/ou fronteiras  (Lida 1320 vezes)

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
Regiões metropolitanas em dividas e/ou fronteiras
« Online: 21 de Novembro de 2013, 01:41:19 »
eu sou um grande curioso por geografia, e uma das minhas maiores curiosidades sempre foram as zonas metropolitanas.

acho muito interessante quando uma zona metropolitana transcende seu estado de origem em grandes paises ou mesmo faz parte de dois um mais países.

Nos Estados unidos temos diversas delas como nova york/newark/nova jérsey   , saint louis que fica na divisa de dois estados e a conurbação internacional san diego-tihuana.

no brasil temos a conurbação petrolina-juazeiro do norte no nordeste e a região metropolitana de brasília como exemplos legais de conurbações inter estaduais.

foz do iguaçu/porto iguazu é um exemplo legal tb de inter nacional.

alguém do fórum já viveu em algum desses lugares ou tem experiencias legais sobre o assunto?
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Regiões metropolitanas em dividas e/ou fronteiras
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2013, 09:37:38 »
eu sou um grande curioso por geografia, e uma das minhas maiores curiosidades sempre foram as zonas metropolitanas.

acho muito interessante quando uma zona metropolitana transcende seu estado de origem em grandes paises ou mesmo faz parte de dois um mais países.

Nos Estados unidos temos diversas delas como nova york/newark/nova jérsey   , saint louis que fica na divisa de dois estados e a conurbação internacional san diego-tihuana.

no brasil temos a conurbação petrolina-juazeiro do norte no nordeste e a região metropolitana de brasília como exemplos legais de conurbações inter estaduais.

foz do iguaçu/porto iguazu é um exemplo legal tb de inter nacional.

alguém do fórum já viveu em algum desses lugares ou tem experiencias legais sobre o assunto?

A tríplice fronteira é lugar bem interessante mesmo nesse sentido. São três países e costumes diferentes num só lugar, basta atravessar o rio. O interessante é que são cidades totalmente diferentes entre si, tanto no planejamento urbano, quanto na arquitetura e na economia, mas que comutam as mesmas pessoas em trânsito.

Foz é uma cidade muito bonita, rica e arborizada, tem trânsito relativamente pesado, mas organizado como toda cidade brasileira do seu porte médio. O muros são altos como a maioria das cidades do sudeste brasileiro. Pessoas amigáveis e uma infinidade de nacionalidades e pessoas de culturas totalmente diferente umas das outras. O inverso de Porto Iguazu na Argentina. Poucos carros, cidade mais pitoresca do tipo interiorana, casas sem muro ou cerca baixa, organização urbanística pior que nas cidades brasileiras, é feia de dia, mais muito agradável à noite, com um índice de violência baixíssimo para os padrões brasileiros, não tem nem 5% dos hotéis de Foz, que concentra quase a totalidade de turistas, até mesmo argentinos. É pobre, e contrasta muito com a riqueza de Foz.

Já em Ciudad del Leste, impera o caos urbanístico e social literalmente. Principalmente no centro comercial, quem conhece sabe. A existência de planejamento urbano ali é quase nula. Na periferia das cidades, as casas são tão pobres como nas piores periferias brasileiras, mas há muito poucas ruas asfaltadas e a miséria parece mais generalizada, parece mais com o Brasil dos anos 70 ou 80, o contraste com Foz é muito gritante. É como sair do primeiro mundo direto para a Índia, só atravessando uma ponte. Essa sempre foi minha sensação quando visitei o lugar.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 09:39:57 por _Juca_ »

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2013, 18:05:08 »
mas, por exemplo. é comum alguém morar em um pais e trabalhar no outro?

existe algum transporte internacional barato, similar ao transporte modal das cidades?

quadno fiz meu mochilão o trajeto ARICA (chile) para tacna (peru) é feito de taxi internacional, mas as cidades não são conurbadas, tem uma distancia de 20km entre elas, de puro deserto.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2013, 18:24:31 »
Fui para ciudad del este quando se chamava puerto stroessner há mais de 20 anos, e vou voltar agora para foz com minha família para conhecer as cataratas e os parques da região.

Me lembro que puerto stroessner era um lixão, com eletrônicos que à época chamavam atenção, creio que nem isso mas lá se salve, já que para quem quer importados com procedência duvidosa, pode encontrar na 25 ou santa ifigênia.

Não conheço a parte argentina, vou conhecer essa vez, me disseram muito bem dos restaurantes.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2013, 21:26:06 »
mas, por exemplo. é comum alguém morar em um pais e trabalhar no outro?

existe algum transporte internacional barato, similar ao transporte modal das cidades?

quadno fiz meu mochilão o trajeto ARICA (chile) para tacna (peru) é feito de taxi internacional, mas as cidades não são conurbadas, tem uma distancia de 20km entre elas, de puro deserto.

Sim, mas é mais comum brasileiros trabalhando em Ciudad del Leste. Em praticamente todas as lojas há brasileiros. Em geral os donos das lojas grandes do Paraguai moram em foz, e são coreanos, chineses e árabes. Taxistas trabalham indo e vindo para as três cidades. O transporte entre as cidades podem ser feitos de ônibus de linha que passam entre as cidades livremente, mas se vai trazer muamba do Oaraguai ( que não compensa mais) é melhor ir de van.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2013, 21:37:45 »
Fui para ciudad del este quando se chamava puerto stroessner há mais de 20 anos, e vou voltar agora para foz com minha família para conhecer as cataratas e os parques da região.

Me lembro que puerto stroessner era um lixão, com eletrônicos que à época chamavam atenção, creio que nem isso mas lá se salve, já que para quem quer importados com procedência duvidosa, pode encontrar na 25 ou santa ifigênia.

Não conheço a parte argentina, vou conhecer essa vez, me disseram muito bem dos restaurantes.

Olha o Paraguai melhorou desde essa época, não se sequestram mais turistas por exemplo, mas continua um lixo e muito desorganizado. Não compensa mais trazer eletrônico de balde. Bebidas e roupas etão baratos mas é quase tudo falsificado. E os donos das lojas são os mesmo da 25 e S.Efigênia, tanto que eles dão garantia podendo trocar lá em SP. Pra se ter uma idéia o dólar em agosto estava em 2,35 a 2,40 por lá.

Na Argentina não vai deixar de comer o Chorizo ( lugar em que provei) e tem um lugar lá muito gostoso, simples e rústico se não me engano se chama Barraca da Mirian é no fim da feirinha da noite, vale a pena tomar um vinho e comer um um pastel de queijo. Putz, muito bom.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, 22:25:58 por _Juca_ »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2013, 23:38:45 »
Valeu Juca! Ir para o lado argentino para comer era exatamente uma de minhas idéias. Ficarei 4 noites lá depois sigo para Ceará.

Acha que é suficiente 4 noites?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2013, 07:07:33 »
Na Argentina não vai deixar de comer o Chorizo ( lugar em que provei) e tem um lugar lá muito gostoso, simples e rústico se não me engano se chama Barraca da Mirian é no fim da feirinha da noite, vale a pena tomar um vinho e comer um um pastel de queijo. Putz, muito bom.

A carne na Argentina é boa demais, PQP.
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2013, 09:35:16 »
Valeu Juca! Ir para o lado argentino para comer era exatamente uma de minhas idéias. Ficarei 4 noites lá depois sigo para Ceará.

Dá e sobra. Vai nos dois lados das cataratas e toma cuidado com os quatis do lado brasileiro que são ladrões de comida, eu me estapeei com um na ultima vez que fui, subiu em cima da mesa pra roubar meu lanche.  :lol:

Não deixa de ir em Itaipu também.  :ok: 

As cataratas é um lugar que todo brasileiro deveria visitar pelo menos uma vez na vida, deveria ser a nossa Meca. É realmente magnífico. Ah, leva a criançada no parque das aves, é muito bonito.

Nunca fui pro Ceará ! :'(

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2013, 19:24:55 »
Tem Santana do Livramento que faz fronteira seca com a cidade uruguaia de Rivera. É muito comum as pessoas trabalharem em outro país, as escolas focam no português e espanhol com força. Algumas coisas valem mais a pena comprar num lugar do que no outro. Já li também que dependendo do serviço médico, vale a pena ir no outro país. Tem várias histórias interessantes, como quando o Uruguay ganhou um jogo do Brasil e os caras cruzaram a fronteira para fazer festa e saíram a base do tiro.

Quem mora lá sempre tem dessas histórias.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Novembro de 2013, 19:27:01 »
By the way:

<a href="http://www.youtube.com/v/OCkukQOjMpU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/OCkukQOjMpU</a>

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Novembro de 2013, 23:29:59 »

Dá e sobra. Vai nos dois lados das cataratas e toma cuidado com os quatis do lado brasileiro que são ladrões de comida, eu me estapeei com um na ultima vez que fui, subiu em cima da mesa pra roubar meu lanche.  :lol:

Não deixa de ir em Itaipu também.  :ok: 

As cataratas é um lugar que todo brasileiro deveria visitar pelo menos uma vez na vida, deveria ser a nossa Meca. É realmente magnífico. Ah, leva a criançada no parque das aves, é muito bonito.

Nunca fui pro Ceará ! :'(

nota mental: não sair no tapa com quatis  :biglol:

cara é ainda bem que você lembrou de Itaipu, havia esquecido!

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Novembro de 2013, 23:48:04 »
By the way:

<a href="http://www.youtube.com/v/OCkukQOjMpU" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/OCkukQOjMpU</a>

:histeria:

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2013, 23:58:02 »
Tem Santana do Livramento
Outra que funciona no mesmo esquema é Chuí/Chuy, na divisa entre Rio Grande do Sul e Uruguai.

Aqui, o exemplo mais próximo seria Rio Negro (Paraná) e Mafra (Santa Catarina); as duas efetivamente funcionam como uma só cidade, apelidada de Riomafra. (DICA: o aluske [charuto de repolho recheado com carreteiro] riomafrense é ótimo, recomendo.)

Olha o Paraguai melhorou desde essa época, não se sequestram mais turistas por exemplo, mas continua um lixo e muito desorganizado. Não compensa mais trazer eletrônico de balde. Bebidas e roupas etão baratos mas é quase tudo falsificado. E os donos das lojas são os mesmo da 25 e S.Efigênia, tanto que eles dão garantia podendo trocar lá em SP. Pra se ter uma idéia o dólar em agosto estava em 2,35 a 2,40 por lá.
Justiça seja feita: Puerto Iguazú/Ciudád del Este/Foz do Iguaçu como um todo é horrível neste aspecto, já que chega gente do cu do mundo lá para contrabandear. Até onde eu vi, o lado paranaense não é muito diferente neste aspecto do lado paraguaio; e, embora Puerto Iguazu seja um pouquiiinho melhor que as outras duas partes da cidade, ela é bem ruinzinha comparada com outras cidades argentinas... [Misiones em geral, aliás.]

Em compensação, Asunción é bastante civilizada quando comparada com PI/FdI/CdE.

Na Argentina não vai deixar de comer o Chorizo
Choripán: você sabe que não deveria comer, mas não resiste... :histeria:
« Última modificação: 25 de Novembro de 2013, 00:05:03 por Polaco Carcamano »
Latebra optima insania est.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2013, 00:14:17 »
algumas pouco conhecidas que vi agora na net

Mafra (SC) e Rio Negro (PR), 85 mil habitantes.

http://goo.gl/maps/W6Baw

São Bento do Sul (SC) e Rio Negrinho (SC), 115 mil habitantes.

http://goo.gl/maps/wQtMI

Tubarão (SC) e Capivari de Baixo (SC), 118 mil habitantes.

http://goo.gl/maps/8uxaW

Torres (RS) e Passo de Torres (SC), 40 mil habitantes.

http://goo.gl/maps/uk8yA

Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (Argentina), 32 mil habitantes.

http://goo.gl/maps/sbpNf

Joaçaba (SC), Herval d'Oeste (SC) e Luzerna, 54 mil habitantes.

http://goo.gl/maps/sSaHJ

Jaraguá do Sul (SC), Schroeder (SC), Corupá (SC) e Guaramirim (SC), 212 mil habitantes.

http://goo.gl/maps/zYGG7

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2013, 00:18:44 »

Caramba... eu calculei uns 60k pra Riomafra [25k em Rio Negro, 35k em Mafra]. Será que contaram Rio Negrinho junto?
Latebra optima insania est.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2013, 00:22:27 »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2013, 02:40:16 »
Torres (RS) e Passo de Torres (SC), 40 mil habitantes.

http://goo.gl/maps/uk8yA
No caso destas, a fronteira é bem visível pelo rio Mampituba.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Novembro de 2013, 18:51:37 »

Caramba... eu calculei uns 60k pra Riomafra [25k em Rio Negro, 35k em Mafra]. Será que contaram Rio Negrinho junto?

não sei se os dados geográficos estão tão acurados ou são apenas um chute.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!