eu sou um grande curioso por geografia, e uma das minhas maiores curiosidades sempre foram as zonas metropolitanas.
acho muito interessante quando uma zona metropolitana transcende seu estado de origem em grandes paises ou mesmo faz parte de dois um mais países.
Nos Estados unidos temos diversas delas como nova york/newark/nova jérsey , saint louis que fica na divisa de dois estados e a conurbação internacional san diego-tihuana.
no brasil temos a conurbação petrolina-juazeiro do norte no nordeste e a região metropolitana de brasília como exemplos legais de conurbações inter estaduais.
foz do iguaçu/porto iguazu é um exemplo legal tb de inter nacional.
alguém do fórum já viveu em algum desses lugares ou tem experiencias legais sobre o assunto?
A tríplice fronteira é lugar bem interessante mesmo nesse sentido. São três países e costumes diferentes num só lugar, basta atravessar o rio. O interessante é que são cidades totalmente diferentes entre si, tanto no planejamento urbano, quanto na arquitetura e na economia, mas que comutam as mesmas pessoas em trânsito.
Foz é uma cidade muito bonita, rica e arborizada, tem trânsito relativamente pesado, mas organizado como toda cidade brasileira do seu porte médio. O muros são altos como a maioria das cidades do sudeste brasileiro. Pessoas amigáveis e uma infinidade de nacionalidades e pessoas de culturas totalmente diferente umas das outras. O inverso de Porto Iguazu na Argentina. Poucos carros, cidade mais pitoresca do tipo interiorana, casas sem muro ou cerca baixa, organização urbanística pior que nas cidades brasileiras, é feia de dia, mais muito agradável à noite, com um índice de violência baixíssimo para os padrões brasileiros, não tem nem 5% dos hotéis de Foz, que concentra quase a totalidade de turistas, até mesmo argentinos. É pobre, e contrasta muito com a riqueza de Foz.
Já em Ciudad del Leste, impera o caos urbanístico e social literalmente. Principalmente no centro comercial, quem conhece sabe. A existência de planejamento urbano ali é quase nula. Na periferia das cidades, as casas são tão pobres como nas piores periferias brasileiras, mas há muito poucas ruas asfaltadas e a miséria parece mais generalizada, parece mais com o Brasil dos anos 70 ou 80, o contraste com Foz é muito gritante. É como sair do primeiro mundo direto para a Índia, só atravessando uma ponte. Essa sempre foi minha sensação quando visitei o lugar.