Autor Tópico: O Tório ao invés da Gasolina?  (Lida 1376 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
O Tório ao invés da Gasolina?
« Online: 21 de Novembro de 2013, 14:52:53 »
"... Apenas um grama de Th equivale à energia produzida por 28.000 litros de gasolina. Seria assim possível manter um carro a andar por 100 anos com 8 gramas de Th, muito mais que a vida de um carro convencional... Em 2009, a Loren Kulesus já havia pensado em usar Th em carros, quando desenvolveu o World Thorium Fuel Concept Car. Atualmente, quem lidera um projeto semelhante é a empresa norte-americana Laser Power System e os seus protótipos são motores com 250 Kg que podem ser colocados em automóveis". :idea:

- jornal "Correio dos Açores" de 17 Novembro 2013 -
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:O Tório ao invés da Gasolina?
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2013, 15:30:43 »
O problema é manter um reator nuclear num veículo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2013, 15:44:37 »
Mas para grandes indústrias isso seria uma boa...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2013, 15:55:36 »
Mas para grandes indústrias isso seria uma boa...

Não pó pras grandes indústrias, tem muita gente falando das vantagens do Tório pra substituir o urânio em usinas elétricas mesmo. A principal é que o sal de tório que é radioativo serve como mecanismo de segurança do reator: Um "tampão" de sódio, por exemplo, fecha o acesso a um tanque de drenagem co sal líquido de tório radioativo que circula no reator. Se houver perda de controle da reação e esse sal superaquecer, derrete o sódio e tudo escorre para tanques de contenção que reduzem a reatividade do comvustível.

Por alguma razão misteriosa o uso de tório foi abandonado em favor do urânio.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2013, 18:26:14 »
mas ele é abundante? existe um processo de enriquecimento e esse processo é caro e demanda muita energia? There is no free lunch
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2013, 19:18:21 »
Vi isso na internet pouco tempo atrás.

Uma dúvida, o custo não seria proibitivo?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2013, 21:54:20 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2013, 22:32:16 »
"Tão comum quanto o chumbo"

Acho que custo não seria problema, mas sendo radioativo não deixaria resíduos se fosse produzido em grande escala para uso comercial?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2013, 00:14:10 »

Acho que custo não seria problema, mas sendo radioativo não deixaria resíduos se fosse produzido em grande escala para uso comercial?
Eu acho que o problema começa aí.
E outra... como disponibilizar tório publicamente de um modo seguro? Estamos lidando com radioatividade, o estrago feito por acidentes e "acidentes" é muito maior que o de um litro de gasolina.
Latebra optima insania est.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2013, 02:03:02 »
Eu acho bobagem pensar no tório como substituto da gasolina em veículos. Eu acho que o cara só usou a gasolina como critério de comparação de densidade de energia.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2013, 12:46:55 »
Talvez estivesse defendendo carros elétricos.

Eletricidade é tão fácil de se produzir e é de barrada, assim como criações de lâmpadas que durem até por anos, mas as grandes indústrias semprem barram essas coisas... Carros elétricos já deveriam ter a maior parcela do mercado, biciletas, motos, carros, sapatos e etc. que gerem e armazenem energia já deveriam existir, mas ainda são conceitos apenas "super inovadores".

Acredito que essas boas ideias sejam barradas de forma bruta pelas grandes indústrias e empresas.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2013, 13:18:11 »
Definitivamente existem interesses econômicos, mas não é bem uma conspiração. São coisas mais orgânicas, é mais barato e seguro produzir e vender aquilo que já se enquadra melhor dentro das características de um produto já presente no mercado, do que lançar algo pretensamente revolucionário, que pode não ter aceitação compensadora.

Hoje em dia já estão produzindo lâmpadas de leds, que iluminam o equivalente a uma incandescente de 70w, e praticamente nunca queimam, imagino. Ao mesmo tempo a diferença de consumo dessas para as fluorescentes é algo que se aproxima da diferença das fluerescentes para as incandescentes. Estão numa faixa de R$40-50 reais, por enquanto.

Me pergunto se já fizeram contas para avaliar se, ao subsidiarem lâmpadas dessas para "todo mundo", se teria menos urgência em novas usinas, a um custo menor do que o da construção dessas usinas.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2013, 14:27:18 »
Quantos % de uma conta é gasto com chuveiro elétrico? Só de colocar aquecimento solar nas casas já teríamos uma redução drástica no consumo de energia. Vou chutar mais de 10%, deve dar uma Itaipu.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Novembro de 2013, 14:31:19 »
Quantos % de uma conta é gasto com chuveiro elétrico? Só de colocar aquecimento solar nas casas já teríamos uma redução drástica no consumo de energia. Vou chutar mais de 10%, deve dar uma Itaipu.

Chuveiro elétrico pode ser responsável por até 50% da conta de energia de alguém, depende de quantas geladeiras/TVs/computadores a pessoa tem
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Novembro de 2013, 14:44:39 »

Chuveiro elétrico pode ser responsável por até 50% da conta de energia de alguém, depende de quantas geladeiras/TVs/computadores a pessoa tem

Agora imagina se as placas solares entrassem no mercado de forma bastante acessíveis? Acredito que isso não aconteça exatamente por mais uma vez uma indústria e um monte de empresário do caralho intervirem...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #17 Online: 25 de Novembro de 2013, 15:45:42 »

Cerca de 6% do total de energia eletrica produzida no Brasil, ou seja 26 terawatt-hora (TWh).

Itaipu produz 91,6 TWh, então o consumo de chuveiros no Brasil inteiro é algo em torno entre 25 e 30% da energia gerada em Itaipu.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #18 Online: 25 de Novembro de 2013, 16:04:05 »

Agora imagina se as placas solares entrassem no mercado de forma bastante acessíveis? Acredito que isso não aconteça exatamente por mais uma vez uma indústria e um monte de empresário do caralho intervirem...

Creio que é só por falta de demanda mesmo. Em alguns países da Europa os governos subsidiam essa placas solares. Vale mais a pena do que investir em mais usinas. Você sabe que aqui em FOR tem muita gente instalando geradores eólicos nas suas casas. Certa vez fiz as contas e vi que no meu caso, o investimento para instalação + manutenção se pagaria em cerca de dois anos.

A propósito: certa vez, dando aula acerca de motores térmicos, me dei conta de que seria possível fazer um motor a explosão com combustível nuclear. O combustível seria Hexafluoreto de Urânio 235 com uma densidade próxima da criticalidade. Em seguida fiz uma busca na literatura e vi que isso já tinha sido proposto nos anos 80. Seria uma boa, pois um "tanque" daria para vários anos de operação, apesar das ligeiras desvantagens da contaminação radiativa, blindagem do motor e proliferação nuclear.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 25 de Novembro de 2013, 16:07:54 »
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2013, 17:57:46 »

Eu acho que o problema começa aí.
E outra... como disponibilizar tório publicamente de um modo seguro? Estamos lidando com radioatividade, o estrago feito por acidentes e "acidentes" é muito maior que o de um litro de gasolina.

Nem pensei em acidentes apesar de saber que acontecerão de um modo ou de outro e imagino que pelo menos a parte que entrará em contato com o material  será muito reforçada.

É que imagino o seguinte, todo mundo acha que carro elétrico é a solução mais limpa até vc ter 50 milhões deles rodando com uma bateria de 500 quilos cada um e pilhas delas vazando ácido no solo em algum depósito...

Entende?

Bom, o carro será abastecido a cada 100 anos e não soltará fumaça mas ficará obsoleto muito antes disso e acabará em um depósito qualquer, depois será reciclado com  peças que entraram em contato com o material radioativo...

OK, os mecânicos terão de ser especializados, existirão normas de segurança e coisa tal, mas e os carros roubados que acabam no fundo de algum rio ou em um desmanche clandestino?

Isso existe em qualquer país do mundo.

O que fazer quando existirem 50 milhões desses rodando por aí?

« Última modificação: 25 de Novembro de 2013, 17:59:56 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Novembro de 2013, 18:02:34 »
Eu acho bobagem pensar no tório como substituto da gasolina em veículos. Eu acho que o cara só usou a gasolina como critério de comparação de densidade de energia.

Eu acho que só seria viável em uso industrial ao gerar energia para grandes empresas sem depender de uma rede elétrica que sirva a todos.

Cada indústria geraria sua própria energia sem depender da rede pública.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 25 de Novembro de 2013, 18:11:57 »

Eu acho que só seria viável em uso industrial ao gerar energia para grandes empresas sem depender de uma rede elétrica que sirva a todos.

Pequenas usinas em bairro ou cidades pequenas também seria uma boa, menos dependencia de linhas de alta tensão que atravessam vários estados e causam apagões constantes, sem dependencia de chuva, menos desmatamentos, menos áreas alagadas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 25 de Novembro de 2013, 21:33:56 »

Pequenas usinas em bairro ou cidades pequenas também seria uma boa, menos dependencia de linhas de alta tensão que atravessam vários estados e causam apagões constantes, sem dependencia de chuva, menos desmatamentos, menos áreas alagadas.

Tb acho, se for possível.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 25 de Novembro de 2013, 23:44:44 »

Cerca de 6% do total de energia eletrica produzida no Brasil, ou seja 26 terawatt-hora (TWh).

Itaipu produz 91,6 TWh, então o consumo de chuveiros no Brasil inteiro é algo em torno entre 25 e 30% da energia gerada em Itaipu.

O que já é super significativo. Além do mais, no horário de pico do banho as hidrelétricas não dão conta da demanda, e se utiliza as usinas de combustível fóssil.

Interessante que segundo o chuveiro elétrico foi uma invenção brasileira da década de 30, para resolver um problema que nos outros países demandou mais planejamento.

http://www.mundosustentavel.com.br/2013/07/chuveiro-eletrico-torna-a-energia-mais-onerosa-para-todos/

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!