Tanto se fala em direitos autorais, mas eu gostaria de abordar por outro angula algumas coisas...
O que realmente me faz ter o direito autoral? Somente eu dizer que sou o autor ou realmente de fato ser o autor daquele produto? Alguém aqui ta usando Windows pago ou photoshop ou sony Vegas ou camtasia ou AutoCAD etc, etc, etc pago?
No que diz respeito à informática, temos diversos programas pagos grandiosos que fazem códigos mistos, ou seja, pegam códigos freeware, mudam uma coisa aqui outra ali, e se tem um teamviewer ou um Jaws da vida, que custa uns 5 mil reais.
Para desenvolver um programa, um site, se é usado diversos outros códigos inventados por outras pessoas, mas mesmo assim, aquele seu site ou aquele seu programa, é “autoral”, ou seja, por mais que o código tenha sido inventado por outras pessoas, vc o organizou de uma forma que te faz ter o direito de chamar aquilo de “autoral”. Ou seja, é só seu.
Algumas invenções com idéias livres são barradas até se mostrarem extremamente necessárias, como o MP3, tirando uma total, ou melhor 100%, fatia do mesmo conceito que antes era “autoral”, como as antigas extensões, wav e tal, por exemplo.
Alguns outros “revolucionam” o mundo, gerando receitas extraordinárias, e nem mesmo tinham o objetivo de sair de um simples comércio, como é o caso do karaokê. E pior, o autor nem ganhou o mérito....
Assim são também as teorias científicas, ou pelo menos muitas delas, onde o “professor” rouba uma idéia de um aluno ou de vários
deles, e até Nobel ganha por isso.
Então o que realmente são os direitos autorais?