Cidades brasileiras tem presidentes diferentes, constituições diferentes, etc?
O ponto que vcs não entendem é que esses lugares são na prática, países diferentes, não cidades ou estados do mesmo país.
Todos eles estão sob a égide da República Popular da China. Não há forças armadas ou departamentos diplomáticos próprios de Xangai ou de Hong Kong. Acho que nem moeda específica eles possuem. Então eles são no máximo o equivalente a 'estados', porque afinal de contas, estes também tem constituições e governantes específicos.
Não, não são, como ja disse e voce escolheu ignorar,
[...]
Calma aí garoto.
Não precisa desembainhar a sua espada.
Estamos apenas dialogando.
Estou calmo, mas é a segunda vez que voce usa o argumento de comparar com estados americanos, mesmo ja tendo sido refutado.
os estados americanos estão sujeitos a constituição federal, tendo o STF como força maior no país. Hong Kong, Xangai e formosa não estão sob a mesma constituição, são efetivamente país diferentes, mesmo que na teoria sejam territórios chines a China não tem poder de fato sobre nada que acontece nesses outros locais, nenhum, zero.
A China TEM poder de fato sobre todos os "territórios" citados (e mais Macau) com exceção de Formosa que é na prática um protetorado do EUA, mesmo que ela deixe-os com uma certa autonomia. [/quote]
Não, não tem. Hong Kong tem judiciário independente, constituição independente, moeda independente, governo independente, eleições independentes, até seleção nacional de futebol independente.
Ela tem o POTENCIAL pra tomar o poder, mas não tem poder de fato.. Sobre moeda, se informe melhor sobre Dólar de Hong Kong, Dólar de Formosa e Renminbi.
Entendo. Como eu havia escrito antes, eu não tinha certeza sobre a questão da moeda.
OK
Sobre forças armadas, o Japão também não tem, é defendido pelas FFAA americanas, isso quer dizer que ele é um estado americano?
Tem certeza que o Japão não possui forças armadas próprias?
Tenho, as forças de auto-defesa japonesas seriam o equivalente a Guarda Nacional, cada estado tem a sua, mas todas abaixo das forças armadas nacional. Aliás uma das políticas principais das forças de auto-defesa é manter acordos de segurança com os Estados Unidos. Como disse, quem manda são as forças armadas americanas.
Por exemplo, o visto que estrangeiros tiram pra Hong Kong não vale pra Xangai e nem pra Formosa, e vice versa.
Xangai é singular porque o PC chinês escolheu ela e a região de entorno para ser o "laboratório social e econômico" do capitalismo sob controle do Estado. Hong Kong foi mantida como unidade autônoma por causa do acordo com a Grã-Bretanha e porque era (e ainda é) a principal 'ilha de eficiência' de produção capitalista e, principalmente, do sistema financeiro chinês.
Por fim, Formosa realmente não conta porque a despeito da RPC considerá-la uma "província rebelde", ela sim é na prática um país hoje "não-reconhecido" e que chegou a representar o povo chinês na ONU até 1971, quando então a RPC foi formalmente aceita.
Mais evidencias de que são países diferentes.
Que são partes diferentes (autônomas) de um mesmo país.
Claro, assim como a Austrália e Canadá são parte da Grã Bretanha, afinal, a rainha é chefe de estado desses países....
O dia que alguma cidade brasileira tiver uma constituição diferente da federal, um presidente diferente e precisar de um visto diferente, ai voce pode afirmar que é a mesma coisa e a divisão não é justa.
Engraçado.
No cômputo do crescimento do PIB ou na classificação de artigos científicos (e mais 'n' outros aspectos quantificáveis relevantes) eu nunca vi uma separação como esta. Sempre é dito "China" e não Xangai, Hong Kong e China.
E? No que isso interfere nos meus argumentos?
Nos seus eu não posso comentar mas no meu é que reforça a "conveniência" da distinção de partes da China, para efeito de classificação no Pisa.
Cada pesquisador usa um critério de divisão, no caso da educação faz todo sentido a separação, culturas diferentes, tipo de governos diferentes, etc.