Por que deveria ter licitação? A auditoria não deveria ser apenas financeira no bndes?
Com aquela prerrogativa de só contratar empresas brasileiras e que, por coincidência (ou não), são sempre grandes contribuidoras de campanhas?
Tinha que ter licitação e auditoria.
Por que deveria ter licitação? A auditoria não deveria ser apenas financeira no bndes?
Por que? Dinheiro público sendo investido no setor privado. Só por isso.
Mas o contratante não é o governo de Cuba?
Sim, que não dá garantia alguma de pagamento.
Se houvesse licitação não teria de ser pelo governo de lá (dentro da legislação cubana)?
As empresas são indicadas pelo BNDES. Pra participar dessa indicação, basta ser "parceira" do BNDES. Até onde sei, isso é completamente contra o princípio da livre concorrência.
Mas o Eike Batista curte muitão isso.
O BNDES não é apenas o órgão financiador, como fomento? A auditoria que houver, no caso, não deveria ser a auditoria financeira que ocorre em outras instituições semelhantes?
O BNDES é uma empresa pública e recebe dinheiro público. Como tal, deve se submeter a todos os princípios da administração pública. A auditoria da mesma maneira, pode ser feita pelo TCU, bem como acompanhada pelo MPU, por mais que eles esperneiem que não.
Existe alguma grande empreiteira brasileira que não contribua para campanha política do governo em se encontra no momento no poder?
Isso por si só, pelo princípio da Impessoalidade e Moralidade, já deveria bastar pra impedir que tais empresas participassem dessas obras, ou do financiamento de campanhas.
Pelo que li, o investimento no porto de Cuba se justificaria por um posicionamento estratégico visando: a) suspensão do embargo americano; b) o alargamento do Canal do Panamá.
Continua injustificável. Nós temos problemas de logística e infraestrutura que deveriam receber atenção imediata, mas não ocorre porque "faltam" investimentos. Enquanto isso, quantos bilhões já foram embora sem qualquer critério além de compatibilidade ideológica?
Sério que você não vê nada de errado nisso?