Autor Tópico: Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil  (Lida 831 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Online: 13 de Dezembro de 2013, 19:49:48 »
Que loucura!
Que coisa difícil é fazer direito nesse país...
Quanta dificuldade para empurrar a ciência nacional para frente.

Outro dia, o satélite que seria colocado em órbita caiu...
Enquanto o resto do mundo segue firme rumo ao futuro, aqui a gente marca passo, desacelerando...

Acompanhem o raciocínio:


Citar
Cientista roda o erlenmeyer e coloca os podres da burocracia científica pra fora
Escrito por André.


Já me perguntaram por que eu não me dediquei à Ciência, se gosto tanto dela. A resposta é simples e emocionante: não sou uma pessoa pura, boa e paciente. Eu vi de perto como funciona o meio acadêmico no Brasil e concluí que era preferível trabalhar em loja de presentes no meio da 25 de março em pleno Natal. Quando se trabalha num lugar como o Museu Nacional e vê o pessoal quase saindo na porrada por causa de um litro de álcool, você vê que há algo de errado (na verdade, quem estava brigando eram os estagiários, pois os senhores, professores, doutores do cacete a quatro não iam trabalhar. Só apareciam no fim do mês para assinar o ponto).

Muitos pesquisadores sérios se viram nos 30, 60 e 90 para trazer um pouco de conhecimento a este país que parece odiar Ciência. Uma delas é a dra Lygia da Veiga Pereira e esta, esta é a sua SEXTA INSANA!

A dra Lygia não é quase nada. Só tem doutorado em genética molecular pelo Mount Sinai Medical Center de Nova York, é considerada uma das maiores especialistas mundiais em células tronco, fez parte do grupo que desenvolveu a primeira linhagem 100% nacional de células embrionárias humanas entre algumas outras poucas coisas.

Não. Eu sou um bundão. Você é um bundão. M’lady Lygia Pereira, não. Ninguém que é professora titular de Genética Humana e chefe do Laboratório Nacional de Células Tronco Embrionárias da USP é bundão. Idiotas que dão aula pra ensino médio, lidam com professores retardados que mal sabem usar um e-mail e aturam pedagogos débeis mentais (desculpem o pleonasmo) e mantém blogs como o meu somos bundões. E por causa da insânia que e conseguir as coisas aqui, resvalamos no Twilight Zone, uma região entre a luz e a sombra, a ciência e a superstição. Este lugar é o Brasil e abaixo segue o desabafo da Lygia com o texto: Eu não aguento mais!

Nele, Lygia conta as desventuras de esperar liberação de material de trabalho, como células-tronco, as quais foram enviadas de Boston na 3a feira, dia 3/12, à noite, chegaram a Campinas na tarde do dia seguinte, 4a feira, e aí… Bem, sabe como são as coisas no Brasil. Na 6a feira, às 11:00, recebemos um e-mail da FedEx dizendo que a remessa “foi selecionada para inspeção pelo Ministério da Saúde (ANVISA), que como todo bom órgão público, pediu trocentos documentos, só faltando pedir CDF de cada célula-tronco, já que o bando de retardados acham que célula-tronco, assim como Soylent Green, é gente.

A verdade é: as coisas funcionam na base do "Quem você conhece?" Eu até reclamaria, pois tenho importantíssimas compras efetuadas em setembro e elas estão dando voltinhas pelas cidades brasileiras (tudo da Deal Extreme!).

Depois, quando eu falo que o Brasil odeia Ciência, vai ter gente dizendo que não, que estávamos piores, mas melhor a cada dia.

Pois, sim!

http://ceticismo.net/2013/12/13/cientista-roda-o-erlenmeyer-e-coloca-os-podres-da-burocracia-cientifica-pra-fora/



Abaixo, o desabafo da pesquisadora:


Citar
Eu não aguento mais!

“Temos que aumentar o impacto de nossas pesquisas!”, “Temos que nos internacionalizar!” dizem o Governo, Ministério de Ciência e Tecnologia, da Saúde, os órgãos de fomento à pesquisa. Aí a gente vai e faz uma colaboração com o Harvard Stem Cell Institute, um dos maiores centros de pesquisa em células-tronco do mundo. Como parte da colaboração, eles nos mandam amostras preciosas de células-tronco para estudarmos aqui na USP.  As células vêm congeladas e precisam ser mantidas em gelo seco – não tem problema, eles mandam por FedEx em um isopor com 5 quilos de gelo seco, e em 2 dias elas chegam aqui. Ou deveriam chegar…

Como vocês podem ver na imagem abaixo do site da FedEx, as células foram enviadas de Boston na 3ª feira, dia 3/12, à noite, chegaram a Campinas na tarde do dia seguinte, 4ª feira, e aí…  Começa o pesadelo: “ATRASO NA LIBERAÇÃO”…



Nenhuma notícia 4ª, 5ª, e na 6ª feira, às 11:00, recebemos um email da FedEx dizendo que a remessa “foi selecionada para inspeção pelo Ministério da Saúde (ANVISA), que solicita os seguintes documentos:

Declaração de Uso e Finalidade 

- A declaração deve estar completamente preenchida (campos amarelos) e assinada caso contrário, não será aceita.

- Para entendimento e liberação por parte da Anvisa é fundamental esclarecer em detalhes a descrição do produto, uso e a finalidade da importação

Obs: Orientamos ao preencher a declaração, evitar termos muito técnicos ou nomes de difícil entendimento para facilitar a compreensão..

Pagamento da guia GRU

- De acordo com a nova resolução da Anvisa (RDC 81-08) a guia GRU que apresentar valor abaixo de R$ 50,00, além da guia e comprovante de pagamento, deve ser enviado também as duas páginas do peticionamento eletrônico com o número de transação e assinatura

Termo de Responsabilidade

- Deve ser completamente preenchido e ter reconhecimento das assinaturas em cartório.

- É obrigatório o preenchimento de todos os campos.

CRT ou ART

(do Responsável Técnico que assina o capítulo acima.)

(*CRT - Certificado de Responsabilidade Técnica)

(*ART – Anotação de Responsabilidade Técnica)

Favor enviar os documentos até: 13 de Dezembro de 2.013

*****Após este prazo a mercadoria estará sujeita a retorno ao exportador com base legal na IN SRF 560/05 art.29 e 30.*****   “

Fiz questão de reproduzir as instruções do email para vocês sentirem um pouco na pele a loucura disso tudo!  Saímos correndo, preenchemos os documentos, conseguimos milagrosamente a assinatura do Diretor do Instituto no mesmo dia, reconhecemos a minha assinatura e a dele (em dois cartórios diferentes…), conseguimos heroicamente que a funcionária do financeiro do Instituto emitisse a tal GRU no mesmo dia, corremos no banco para pagá-la, e às 16:50 daquela mesma 6ª feira, dia 6/12, estávamos no correio enviando isso tudo por Sedex10 para o FedEx no aeroporto de Viracopos.

Sábado, Domingo, 2ª, 3ª, 4ª, 5a feira, dia 12/12, mais de uma semana após as células congeladas terem chegado a Viracopos, e NENHUMA NOTÍCIA sobre a liberação delas.  A FedEx nos diz que a ANVISA tem até 4 dias úteis para analisar a documentação enviada – e só.  Enquanto isso, os quilos de gelo seco há muito já viraram vapor (a FedEx jura que todo dia repõe o gelo seco – veremos…), as preciosas células-tronco podem já ter virado mingau, a nossa pesquisa está parada, e os colaboradores de Harvard estão nos cobrando o recebimento do material.  E agora, como traduzir esse pesadelo para o inglês?

Ora, dirão meus colegas, é sempre assim, Lygia. Eles têm razão, é mesmo sempre assim.  E querem saber?  EU NÃO AGUENTO MAIS!!!!  ANVISA, DEIXE EU FAZER MINHA PESQUISA!!!

http://asmeninasonline.com/lygiaveiga/eu-nao-aguento-mais/

Offline Gabarito

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.594
  • Sexo: Masculino
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2013, 19:58:05 »
Continuando no mesmo tema, outro dia encontrei o seguinte artigo, dessa vez a respeito de Pseudociência:

Citar
Os tentáculos da pseudociência nas universidades
Escrito por André.



Há um texto clássico do Widson Porto Reis, dono do finado blog Dragão da Garagem em que ele questiona como era endêmica a presença da Pseudociência nas universidades. A princípio, particulares, mas isso é um show à parte e eu sei como é que funciona lá, já que fui professor de uma (não me orgulho disso, por isso que ralei peito). E como estão nas universidades públicas? Sim, porque o bando de manés adora encher a boca para falar que estuda(ou) numa federal. Isso significa algo? Como anda a ciência no Brasil?

Está tudo uma sonora vergonha. Lembram quando eu falei que muitas pesquisas da UFPE foram pro ralo por causa de um freezer que queimou e ninguém tinha consertado? Imagino que alegaram falta de verba. Onde estava a verba? Nos cursos de extensão sobre Reiki[1]. Sabem o que é Reiki? Reiki é a terapia onde o charlatão, digo, terapeuta coloca as mãos sobre você e evoca energias do espaço, poderes místicos ou os antigos espíritos do mal. Querem saber de algo mais engraçado, uma menina de dez anos desmistificou bobagem parecida. Seu nome é Emily Rosa.

Na UFES tem um Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade (Nece). Eu falei sobre isso AQUI., além de sabermos que a UFRJ tem um programa de cursos sobre terapias florais[2]. Eu até pensei que esta seria a única tosqueira, mas a Universidade Federal do Rio de Janeiro também tem um curso de Fisiologia Chinesa e Práticas Energéticas[3]. O Hospital Escola São Francisco de Assis — HESFA divulgou cursos de extensão que promoverá dois cursos de extensão no HESFA. São eles o II Curso Básico de Cromoterapia e o Curso Básico de Terapia Floral, destinados a estudantes e profissionais da área de saúde[4].

Vocês estarão sendo tratados com corzinha e extrato de planta. Podia ser pior? Que tal usar tratamento homeopático de água pura[5]?

Detalhe: conheço gente no Instituto de Química da UFRJ e você será apedrejado, cortado, estuprado, enforcado, atropelado, retalhado e picotado (não necessariamente nessa mesma ordem) se mencionar homeopatia pra eles. Não há nada que um químico odeie mais que um homeopata. Talvez porque eles nunca conseguem explicar como sua água diluída com água cura alguém.

Claro, isso não é só na UFRJ. A (c)USP(e) também tem um departamento de Homeopatia[6]. E por que não teria, se Homeopatia é especialidade médica reconhecida no Brasil[7]? Existe até homeopatia para vacas[8]. É tão generalizado que apresentam até teses de doutorado com o tema Práticas alternativas em gestão de pessoas: astrologia, feng shui, grafologia, numerologia, radiestesia, shiatsu; metafísica ou novas abordagens em administração?[9]

Nisso, a Subsecretaria de Comunicação Social do governo do estado do Rio de Janeiro lança um press release falando da maravilhosa técnica de se usar cobertorzinho de led para "ajudar" pacientes[10]. Na verdade, isso é cromoterapia, e a UFSC tem o Projeto Amanhecer, que traz diversas terapias alternativas, e Cromoterapia está listada[11]. A UFPE não fica atrás. Deve ser porque seu freezer quebrou. O pessoal partiu para aromoterapia[12]. Aliás, o Centro de Artes e Comunicação da UFPE recebeu 10º Fórum Holístico de PE[13]. Pernambucano adora uma pseudociência, né?

Não podemos esquecer que a UNB é figurinha fácil na pseudociência. Eles até caçam UFOs[14]. Aliado a isso tinha o já extinto núcleo de estudos sobre paranormalidade, mas os toscos cientistas pediram seu fechamento[15]. Bando de cientistas que só se apegam a fatos. Bah! Pode-se provar qualquer coisa com eles! (apesar disso, ele ainda está listado entre os núcleos[16]).

Espiritualidade é algo presente no meio acadêmico, seja em artigos[17], em Psiquiatria Clínica[18], Simpósios sobre tratamento de dependentes químicos[19] e em núcleos interdisciplinares na UFRS[20]. A espiritualidade é tão forte no Brasil, que ridículas cartas tidas como "psicografadas" são aceitas em tribunais no Brasil[21] [22] [23] [24] [25]

Ainda as colunas de astrologia são as mais lidas nos jornais. E por que não seriam, se astrologia é profissão[26]? Isso é muito errado!

Qual a diferença destas práticas de ficar com um graveto remexendo em cocô para saber se amanhã dará bom tempo? Onde ficam os cientistas? Expulsos de seus ambientes de trabalho, achacados, ameaçados, humilhados, diminuídos e tratados como párias. O brasileiro odeia ciência e ainda faríamos sacrifícios tribais, se bem que os índios fazem e ninguém diz um "Ah". As religiões podem tudo. Pseudocientistas fazem de tudo. Médicos, engenheiros, químicos, físicos e biólogos são vistos com desconfiança. Chegará um dia que quem tiver um livro será considerado fora-da-lei, num reino de terror bárbaro, governado por fanáticos de todas as espécies e todos eles brigarão entre si.

Ver o que astros dizem pro seu signo não é insignificante, é jogar 2000 anos de pesquisa científica no esgoto. "Se não fizer bem, mal não faz" ao tomar gotinhas de florais de Bach é vilipendiar de nossa ciência médica e ridicularizar quem passa anos e mais anos para saber como o corpo funciona e qual remédio receitar, para que uma tia analfabeta, com galhinho de arruda nas zoreia, vaticinar que médico não sabe de nada.

Este mundo que criaram e dão prosseguimento é aterrorizante!

http://ceticismo.net/2013/12/09/os-tentaculos-da-pseudociencia-nas-universidades/

Offline Fabrício

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.318
  • Sexo: Masculino
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2013, 08:46:23 »
Que merda é o Brasil.
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2013, 12:00:31 »
Mas os pesquisadores não pesquisaram para saber dos trâmites para importação? Eu acho que nenhum país do mundo libera esse tipo de importação sem burocracia a burocracia da inspeção, ou libera?

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2013, 12:07:57 »
Mas os pesquisadores não pesquisaram para saber dos trâmites para importação? Eu acho que nenhum país do mundo libera esse tipo de importação sem burocracia a burocracia da inspeção, ou libera?

Há verificações em todos os lugares do mundo mas são poucos em que a burocracia é tão demorada e incompetente (e quiçá, corrupta) como a daqui.
Foto USGS

Offline Entropia

  • Nível 22
  • *
  • Mensagens: 845
  • Sexo: Masculino
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2013, 12:22:43 »
Citar
Obs: Orientamos ao preencher a declaração, evitar termos muito técnicos ou nomes de difícil entendimento para facilitar a compreensão..

Se não fosse tão trágico daria pra rir disso.

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2013, 12:27:17 »
Mas os pesquisadores não pesquisaram para saber dos trâmites para importação? Eu acho que nenhum país do mundo libera esse tipo de importação sem burocracia a burocracia da inspeção, ou libera?

Há verificações em todos os lugares do mundo mas são poucos em que a burocracia é tão demorada e incompetente (e quiçá, corrupta) como a daqui.

Mesmo que fosse, me parece que quem falhou mesmo foi os pesquisadores ao não se informarem antes dos procedimentos.

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2013, 15:09:45 »
Acho que está tendo uma confusão entre espiritualidade e espiritismo.

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2013, 17:59:38 »
O correto seria entrar direto, sem burocracia. Por exemplo, eu comprei uma cepa de Ebola já tem quase três meses...

Em um tópico vocês reclamam que não existe fiscalização. Neste vocês reclamam que a Agência responsável pela vigilância sanitária barrou material biológico de entrar no país sem a documentação necessária?

Nesse caso já é implicância...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2013, 18:07:50 »
Perguntas simples:

Existe uma forma de pré-aprovar a entrada desse material?
Em outros países, existe uma forma de pré-aprovar?

Em outros países em que não há como pré-aprovar, demora 5 dias úteias pra aprovar esse tipo de material?


E no caso da minha orientadora, que teve um CD de um software barrado pela ANVISA, sob as mesmas condições, e só soube quase 30 dias depois quando chegou a carta dizendo "se você não responder a gente vai destruir"?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2013, 18:42:45 »
Perguntas simples:

Existe uma forma de pré-aprovar a entrada desse material?

Yup. E a Anvisa deixa isso bem claro:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Portos+Aeroportos+e+Fronteiras/Assunto+de+Interesse/Importacao

Depois que eu aprendi a preencher todos esses formulários, minha vida como importador de equipamento de paintball melhorou substancialmente. Agora pago tudo adiantado, digitalizo, envio com antecedência para o EB me fazendo de idiota com a conversa tipo "Ops, sou tão bobinho... paguei essas taxas e tô importando um material, tá certo? Me ensinem... ui...".

Desde então o pessoal por lá já me avisa por e-mail e sempre com boa vontade de qualquer problema ou taxa que falta.



Em outros países, existe uma forma de pré-aprovar?

Não sei se para materiais biológicos, mas quando importo equipamento de paintball, umas duas vezes o pessoal da Hustle pediu um pagamento por uma taxa americana pra autorizarem o envio do material, eu mando uma cópia do CII e eles anexam ao envio e pagam uma taxa pra evitar problemas entre Correio de lá e o daqui.

Em outros países em que não há como pré-aprovar, demora 5 dias úteias pra aprovar esse tipo de material?

Provavelmente. Importação de material biológico deveria ser algo extremamente controlado.


E no caso da minha orientadora, que teve um CD de um software barrado pela ANVISA, sob as mesmas condições, e só soube quase 30 dias depois quando chegou a carta dizendo "se você não responder a gente vai destruir"?

Já tive problemas semelhantes com o EB, mas sempre quando não recolhia com antecedência. E eles não aceitas recolhimento posterior. Se você comprou sem a documentação, é bem provável que vai ser destruído mesmo se pagar as taxas.

No caso da senhora em questão, parece que ela sempre contou com a sorte de não ser escolhida na fiscalização pra importar material.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Cientista

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.266
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2013, 20:06:34 »
É...  infelizmente é isso aí mesmo. Ciência (e até tecnologia, notadamente de ponta -- produzi-la, não consumi-la, ao que me refiro, como deveria ser óbvio, mas, por motivos que eu sei bem...) por essas bandas, só para quem tem gabarito científico, pessoal, independente e intransferível.


Quanto ao problema das pseudociências, o maior desastre do mundo acadêmico não são elas propriamente, mas a maneira pseudocientífica como uma horda crescente conduz o que deveria continuar sendo ciência de fato. É o que é verdadeiramente preocupante e deplorável.





Citar
Obs: Orientamos ao preencher a declaração, evitar termos muito técnicos ou nomes de difícil entendimento para facilitar a compreensão..

Se não fosse tão trágico daria pra rir disso.
Menos ainda dá para rir do tragicômico fato exposto nessa passagem patética de que a extrema burrocracia que atrapalha, prejudica e mesmo impede totalmente o desenvolvimento não tem competência para proteger-nos de perigos. E pensar que há quem possa pensar que um CD não possa veicular agentes etiológicos letais...  Segurança que não assegura nada, só prejudica.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Os caminhos e descaminhos da Ciência no Brasil
« Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2013, 20:39:33 »
Continuando no mesmo tema, outro dia encontrei o seguinte artigo, dessa vez a respeito de Pseudociência:

Citar
Não há nada que um químico odeie mais que um homeopata. Talvez porque eles nunca conseguem explicar como sua água diluída com água cura alguém.

Eu fiquei meio estupefato quando conheci o caso de uma professora de faculdade, de biologia/bioquímica, que dentre suas publicações tem experimentos provando homeopatia e/ou similares (florais de Bach). A defesa era que não poderia ser placebo pois foram testes em animais, mas provavelmente não considerava condicionamento pavloviano. Eu não me surpreenderia se o problema fosse ainda mais grosseiro, como viés de confirmação por ausência de "testes cegos".

Acho simplesmente espantoso como uma pessoa pode saber decor sobre a fisiologia humana no nível de infimidades bioquímicas, mas consegue de alguma forma aceitar mecanismos essencialmente mágicos/ausentes como "explicações", como reais.

É meio como você ser engenheiro de aviões de verdade, e cargo-cultista ao mesmo tempo, montando aviões de palha para atraírem outros aviões que te tragam carga dada pelos deuses.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!