Perguntas simples:
Existe uma forma de pré-aprovar a entrada desse material?
Yup. E a Anvisa deixa isso bem claro:
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Portos+Aeroportos+e+Fronteiras/Assunto+de+Interesse/ImportacaoDepois que eu aprendi a preencher todos esses formulários, minha vida como importador de equipamento de paintball melhorou substancialmente. Agora pago tudo adiantado, digitalizo, envio com antecedência para o EB me fazendo de idiota com a conversa tipo "Ops, sou tão bobinho... paguei essas taxas e tô importando um material, tá certo? Me ensinem... ui...".
Desde então o pessoal por lá já me avisa por e-mail e sempre com boa vontade de qualquer problema ou taxa que falta.
Em outros países, existe uma forma de pré-aprovar?
Não sei se para materiais biológicos, mas quando importo equipamento de paintball, umas duas vezes o pessoal da Hustle pediu um pagamento por uma taxa americana pra autorizarem o envio do material, eu mando uma cópia do CII e eles anexam ao envio e pagam uma taxa pra evitar problemas entre Correio de lá e o daqui.
Em outros países em que não há como pré-aprovar, demora 5 dias úteias pra aprovar esse tipo de material?
Provavelmente. Importação de material biológico deveria ser algo extremamente controlado.
E no caso da minha orientadora, que teve um CD de um software barrado pela ANVISA, sob as mesmas condições, e só soube quase 30 dias depois quando chegou a carta dizendo "se você não responder a gente vai destruir"?
Já tive problemas semelhantes com o EB, mas sempre quando não recolhia com antecedência. E eles não aceitas recolhimento posterior. Se você comprou sem a documentação, é bem provável que vai ser destruído mesmo se pagar as taxas.
No caso da senhora em questão, parece que ela sempre contou com a sorte de não ser escolhida na fiscalização pra importar material.