Autor Tópico: Seria o Vácuo Quântico... Deus?  (Lida 5958 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Seria o Vácuo Quântico... Deus?
« Online: 24 de Dezembro de 2013, 15:32:12 »
Andei pesquisando um pouco mais sobre física quântica, e acabei me deparando com algo que me surpreendeu... E se o vácuo quântico fosse deus? Pelo que li, é de onde surgem as partículas, a partir de uma dimensão virtual que, se for transferida energia a ela, faz surgir matéria no nosso espaço-tempo. A partir desse vácuo quântico surgem e desaparecem rapidamente partículas que ficam se auto-aniquilando. Há cientistas que acreditam que o Big Bang, o universo, teria surgido dele. Segundo comparações que fiz com a idéia convencional de Deus, assim como a forma como concebo a causa primeira, vi que este vácuo quântico tem todo o potencial se ser a evidência de que existe um processo criador da natureza... Seria interessante se conseguíssemos um experimento mais dinâmico com esse vácuo aí. Estaríamos "cutucando" deus?

Eu sempre achei que a força criadora fosse impessoal, não um ser individual. Mas um processo que transcende o ser individual.

Será mesmo que o vácuo quântico é a verdadeira origem das coisas?

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Seria o Vácuo Quântico... Deus?
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2013, 15:54:22 »
O vácuo quântico não "cria" partículas exatamente. É que o número de partículas de um sistema não é bem determinado - assim como a posição e a velocidade de uma partícula, por exemplo, e há flutuações do número de partículas (i.e., a aleatoriedade quântica). Sabe, partícula aqui é como posição na Mecânica Quântica - a partícula não tem posição bem definida se você não mediu sua posição, assim como não há estado bem definido de quantidade de partículas sem medição. Não faz sentido falar de partícula antes de uma medida. Então não há "criação" e "destruição" de partículas - não há medida no caso. Há apenas flutuações de algo primordial - o campo.

Nesta teoria, a Teoria Quântica de Campos, partícula é uma propriedade emergente de um campo, que permeia todo o espaço, um "éter" da melhor espécie. Nesse sentido, só há um elétron: o campo do elétron, e se há três mil quatrocentos e dezessete elétrons, é uma propriedade deste campo. Se fosse chamar algo de Deus, seria o campo. (Que é definido no espaço-tempo.)

Gaaaaaaah... TQC é uma desgraça. Não ajudei em nada, né? Um dia desses tenho que ler mais sobre os fundamentos da teoria e escrever um texto para leigos - para entender a teoria. :P

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2013, 15:58:30 »
É claro, chamar o campo de Deus é como chamar qualquer coisa de Deus. O que isso significa? Não sei.

E existem processos criadores na natureza. Eu acabo de criar uma história pra contar pro meu sobrinho sobre uma cidade de gatos... :P

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2013, 17:07:34 »
E existem processos criadores na natureza. Eu acabo de criar uma história pra contar pro meu sobrinho sobre uma cidade de gatos... :P
rsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrs.

Mas isso não torna o mecanismo menos interessante. Sobre esse campo, agora, será que ele sempre existiu, ou é resultado do Big Bang?  Você disse que só há um elétron e que vários elétrons são propriedade desse campo. Seria isso a explicação do fenômeno de entrelaçamento? Você também disse que há flutuações do número de partículas. Isso dá a entender que a todo instante passa a ter mais e menos partículas no universo. Seria isso esse processo de "criação" que estaria me referindo? Neste caso, não haveria criação de mais partículas, mas apenas mais partículas em nosso espaço-tempo?

Para ser sincero, eu acho que não existe uma quantidade limite de partículas. Pois segundo o que li, haveria uma quantidade infinita delas como potencial desse vácuo quântico e que elas ficariam entrando e saindo em nosso espaço, foi o que tinha lido. Pode ser que essa criação, na verdade, seja a entrada de partículas do mundo "virtual" já existentes para o nosso espaço. E a "destruição", a saída delas e retorno a esse vácuo aí, se não me engano. Será que isso é certo?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2013, 17:09:55 »
Peraí, mas e a aniquilação entre matéria e antimatéria em que as partículas se destroem e formam raios-gama? Neste caso haveria mesmo uma aniquilação de partícula ou apenas transformação delas?

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2013, 18:14:56 »
Mas isso não torna o mecanismo menos interessante. Sobre esse campo, agora, será que ele sempre existiu, ou é resultado do Big Bang? 

Alguns desses campos são o que chamamos de "matéria" (o campo do elétron, por ex), outros são os responsáveis por interações (o campo do fóton que é a causa da interação eletromagnética, por exemplo). Então, sim, tudo é esta entidade que chamamos de campo - logo não é algo que vem do "Big Bang", mas os "atores" da peça.

Você disse que só há um elétron e que vários elétrons são propriedade desse campo. Seria isso a explicação do fenômeno de entrelaçamento?

Não. O entrelaçamento é um fenomêno independente disso. Um fenomêno que poderia existir dado a estrutura da Mecânica Quântica - e a natureza não perdeu a chance e ele existe de fato.

Você também disse que há flutuações do número de partículas. Isso dá a entender que a todo instante passa a ter mais e menos partículas no universo. Seria isso esse processo de "criação" que estaria me referindo? Neste caso, não haveria criação de mais partículas, mas apenas mais partículas em nosso espaço-tempo?

Há modelos de cosmologia que conectam estas idéias para haver a "criação" que você está falando, mas não sei nada deles para opinar.

Para ser sincero, eu acho que não existe uma quantidade limite de partículas. Pois segundo o que li, haveria uma quantidade infinita delas como potencial desse vácuo quântico e que elas ficariam entrando e saindo em nosso espaço, foi o que tinha lido. Pode ser que essa criação, na verdade, seja a entrada de partículas do mundo "virtual" já existentes para o nosso espaço. E a "destruição", a saída delas e retorno a esse vácuo aí, se não me engano. Será que isso é certo?

Não existe esse mundo "virtual". A forma como eu entendo esta história é a seguinte*.  O que "existe" é o campo. Imagine um campo fotonico. Ele às vezes tem o comportamento de "três fótons" e nós detectamos no aparato três fótons, e às vezes tem o comportamento de não ter um número de partículas bem definido.

É análogo ao que acontece na Mecânica Quântica. Imagine uma partícula com posição bem definida. Dada sua evolução natural, após um tempo ela não terá uma posição bem definida (isso segue da Mecânica Quântica).

* Isso tudo é complicado porque a Mecânica Quântica na academia é vista pelos olhos de Bohr, e a Teoria Quântica de Campos pelos olhos do Feynman, que não tem os pudores do primeiro e fala de "partículas virtuais" sem problema.

Peraí, mas e a aniquilação entre matéria e antimatéria em que as partículas se destroem e formam raios-gama? Neste caso haveria mesmo uma aniquilação de partícula ou apenas transformação delas?

Matéria e anti-matéria não tem nada a ver com o vácuo quântico, as "partículas virtuais".

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Dezembro de 2013, 19:16:49 »
Então, pelo que pude entender, a origem de tudo é um ou mais campos que teriam causado o Big Bang? O problema é que antes do Big Bang não havia nem tempo nem espaço. Ou será que apenas não havia tempo e espaço em relação ao nosso universo local? O que me vem em mente seria o seguinte. Esses campos aí, talvez, sejam atemporais, e não teriam um espaço definido (não-local). Porém esses campos teriam dado origem a um espaço-tempo local que está em expansão (através de algum processo, quem sabe, hiperdimensional?), e daí esse campo se manifestaria nesse espaço-tempo nosso... Para mim é plausível, já que você disse então que esses campos teriam sido o palco do surgimento do universo conhecido. Quer dizer, que esses campos não tiveram sua origem em nosso espaço em expansão, mas em algo além dele, que deu origem a ele. E é esse algo que eu chamo de virtual. Foi o que pude entender até agora.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2013, 19:53:17 »
Eu fico lhe devendo uma explicação melhor. Eu devo a mim mesmo também. :P

Mas, não: um campo é por definição algo definido no espaço-tempo. Existe um "campo de temperatura" na sala em que você está neste momento, por exemplo: em cada ponto da sala há uma temperatura definida lá, e conforme o tempo passa, a temperatura passa.

(Escrevendo com muita pressa...)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Dezembro de 2013, 20:20:10 »
Então você diz que o campo é definido pelo espaço-tempo, mas houve um momento em que não havia espaço-tempo. Neste caso, se algo fora do espaço-tempo fez surgir isso, e se não são os campos... bem, parece ainda ser um mistério mesmo, rsrsrsrrsrsrsrsrsrrs.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2013, 03:31:20 »
O vácuo quântico é o pai, o filho e o espírito santo, todos simbolizados numa pomba quântica - que poderíamos chamar de "pomba de Schrödinger".
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2013, 03:38:44 »

Você e todos os céticos ateuzinhos que não querem ver a realidade quântica de Deus. E nem precisa pedir ajuda ao Snowraptor.  Essas coisas não estão nos livros, mas no coração de quem acredita.

Chupa Martuchelli, chupa
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2013, 10:52:50 »

Você e todos os céticos ateuzinhos que não querem ver a realidade quântica de Deus. E nem precisa pedir ajuda ao Snowraptor.  Essas coisas não estão nos livros, mas no coração de quem acredita.

Chupa Martuchelli, chupa

Buckarro, devolve a conta do Giga ou vou denunciar pra moderação.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Dezembro de 2013, 10:59:20 »
O Buck está de férias.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #13 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:04:05 »
O Buck está de férias.

Ele ( ou você) nunca tira férias do CC. :lol:  :P

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Dezembro de 2013, 11:10:44 »
O Buck está de férias.

Ele ( ou você) nunca tira férias do CC. :lol:  :P

Maldita internet.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!