Mas isso não torna o mecanismo menos interessante. Sobre esse campo, agora, será que ele sempre existiu, ou é resultado do Big Bang?
Alguns desses campos são o que chamamos de "matéria" (o campo do elétron, por ex), outros são os responsáveis por interações (o campo do fóton que é a causa da interação eletromagnética, por exemplo). Então, sim, tudo é esta entidade que chamamos de campo - logo não é algo que vem do "Big Bang", mas os "atores" da peça.
Você disse que só há um elétron e que vários elétrons são propriedade desse campo. Seria isso a explicação do fenômeno de entrelaçamento?
Não. O entrelaçamento é um fenomêno independente disso. Um fenomêno que poderia existir dado a estrutura da Mecânica Quântica - e a natureza não perdeu a chance e ele existe de fato.
Você também disse que há flutuações do número de partículas. Isso dá a entender que a todo instante passa a ter mais e menos partículas no universo. Seria isso esse processo de "criação" que estaria me referindo? Neste caso, não haveria criação de mais partículas, mas apenas mais partículas em nosso espaço-tempo?
Há modelos de cosmologia que conectam estas idéias para haver a "criação" que você está falando, mas não sei nada deles para opinar.
Para ser sincero, eu acho que não existe uma quantidade limite de partículas. Pois segundo o que li, haveria uma quantidade infinita delas como potencial desse vácuo quântico e que elas ficariam entrando e saindo em nosso espaço, foi o que tinha lido. Pode ser que essa criação, na verdade, seja a entrada de partículas do mundo "virtual" já existentes para o nosso espaço. E a "destruição", a saída delas e retorno a esse vácuo aí, se não me engano. Será que isso é certo?
Não existe esse mundo "virtual". A forma como
eu entendo esta história é a seguinte*. O que "existe" é o campo. Imagine um campo fotonico. Ele às vezes tem o comportamento de "três fótons" e nós detectamos no aparato três fótons, e às vezes tem o comportamento de não ter um número de partículas bem definido.
É análogo ao que acontece na Mecânica Quântica. Imagine uma partícula com posição bem definida. Dada sua evolução natural, após um tempo ela não terá uma posição bem definida (isso segue da Mecânica Quântica).
* Isso tudo é complicado porque a Mecânica Quântica na academia é vista pelos olhos de Bohr, e a Teoria Quântica de Campos pelos olhos do Feynman, que não tem os pudores do primeiro e fala de "partículas virtuais" sem problema.
Peraí, mas e a aniquilação entre matéria e antimatéria em que as partículas se destroem e formam raios-gama? Neste caso haveria mesmo uma aniquilação de partícula ou apenas transformação delas?
Matéria e anti-matéria não tem nada a ver com o vácuo quântico, as "partículas virtuais".