O próprio nome "ortomolecular" é charlatão. Por que ortomolecular? Quer dizer que os médicos ortomoleculares mexem na estrutura das moléculas (quiralidade, fórmulas, etc). Não seria mais algo como "medicina ortoquímica" ou "orto-bioquímica"? E os íons, que não são "moléculas", estariam de fora do escopo?
O radical
orto- significa justo, junto, reto, correto; está ali porque a "medicina" ortomolecular afirma corrigir desbalanços nos nutrientes.
Quanto a
molecular: não, não lidam apenas com moléculas, tanto é que ministram sais minerais. Entretanto, o foco principal são moléculas, especialmente as vitaminas.
Portanto, o nome foi bem empregado, e significa
sim alguma coisa. Só que o nome não é importante; se a medicina ortomolecular fosse chamada de "medicina do Juanito" ou "bario-orto-salino terapia avançada", o que importa são as práticas e a eficácia das mesmas...
...ou, nesse caso, a falta de eficácia, pois o corpo expele os excessos de nutrientes.
E quanto à astrologia: a Astrologia Sideral considera a "caminhada" das constelações, portanto sua crítica não vale; e a Astrologia Tropical considera os astros simbólicos e importa-se mais com doze setores do céu definidos pela posição do resto do Universo em relação à Terra no equinócio de primavera (N)/outono (S), portanto sua crítica também não vale. Mesmo porque as constelações não ocupam exatamente 30° do céu, e qualquer livro de
astrologia menciona isso.
(As duas funcionam do mesmo jeito, entretanto: não funcionam. Exceto para enganar trouxa e pegar mulher, aí funcionam bem legal.)
Tanto no caso da ortomolecular quanto da astrologia: as duas são pseudociências que não cumprem o que prometem, mas você está fazendo as críticas erradas.