Autor Tópico: buraco negro e incerteza  (Lida 771 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
buraco negro e incerteza
« Online: 15 de Janeiro de 2014, 19:46:21 »
Universitarios de plantao,

Um buraco negro e um obieto quantico, sendo o principio da incerteza apicavel. Quando apontamos um telescópio e determinamos a localizacao e velocidade de desl9camento de um buraco negro, estamos violando o princípio da incerteza? - nao sei se era para colocar no topico de perguntas idiotas......rs

Abs felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:buraco negro e incerteza
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2014, 19:48:42 »
Bom, sim, como qualquer objeto quântico, tipo você. Mas quão pequena é a incerteza?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2014, 20:02:55 »
Bom, sim, como qualquer objeto quântico, tipo você. Mas quão pequena é a incerteza?

essa e minha duvida, pois apesar do horizonte de evento ser enorme, o"nucleo" e de um tamanho onde o principio da incerteza e enorme.

Abs

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2014, 21:43:21 »
Acho que simplesmente não está se pretendendo fazer a localização precisa do "ponto" no tempo e no espaço. Só "mais o menos o centro" deve estar de bom tamanho, sem ser "quanticométrico".

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2014, 22:15:00 »

essa e minha duvida, pois apesar do horizonte de evento ser enorme, o"nucleo" e de um tamanho onde o principio da incerteza e enorme.

Abs

Cara, não é por nada não, mas porque você não usa acentuação nas palavras?

Na resposta acima por exemplo eu tive que ler umas três vezes pois ficou confuso, principalmente nos e/é.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2014, 22:58:51 »

Na resposta acima por exemplo eu tive que ler umas três vezes pois ficou confuso, principalmente nos e/é.

Porque eu escrevi essa mensagem  do celular, no ônibus. Fora as vezes que eu tive que acertar as palavras; a acentuação foi a última das minhas preocupações!! :hihi:

Ps : não sei se isso é comum em minhas mensagens. Se for, esqueça a explicação acima!!! :)

Abs
Felipe

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2014, 23:12:46 »

Porque eu escrevi essa mensagem  do celular, no ônibus. Fora as vezes que eu tive que acertar as palavras; a acentuação foi a última das minhas preocupações!! :hihi:

Ps : não sei se isso é comum em minhas mensagens. Se for, esqueça a explicação acima!!! :)

Abs
Felipe

Na verdade eu só reparei nesse tópico e naquela mensagem pois eu demorei um tempo pra entender, depois eu olhei no post inicial e tinha o mesmo problema por isso decidi perguntar. Mas eu já tinha imaginado ser isso do celular, porém não custa perguntar.

:ok:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2014, 23:15:37 »
Acho que simplesmente não está se pretendendo fazer a localização precisa do "ponto" no tempo e no espaço. Só "mais o menos o centro" deve estar de bom tamanho, sem ser "quanticométrico".
Olá Buck,

Esse é o pont do meu questionamento, na minha vasta ignorância.

Como o horizonte de eventos é esférico (ou quase isso), podemos deduzir a velocidade e posição do centro do buraco negro, observando, por exemplo, a emissão de raio x do mesmo (acho que é assim que se observa um buraco negro). Então, dado o principio da incerteza, esse mais ou menos (envolvendo velocidad e pocisão), dado o tamanho do centro, deveria ser muito mais e muito menos (acho que dá até para quantificar isso. Claro, caso meu entendimento não esteja errado).

Então 2, se a posição e velocidade do centro varia muito (a ponto de, na média o centro não estar no centro e ter a velocidade de deslocamento diferente do que observamos atraves do horizonte de eventos), então 3 o próprio horizonte de eventos iria varia muito, assim como os efeitos gravitacionais, e a nossa própria observação (seria afetada).

A não ser que essa "variação muito" tenha a média no centro e velocidade do horizonte de eventos, e isto em qualquer intervalo de tempo considerado, os efeitos gravitacionais desta variação seriam tremendos (por exemplo : se no centro da nossa galaxia tem um buraco negro super hiper massivo, e essa vairação não siga a média, acho que a perturbação gravitacional seria tremenda, em toda a galáxia!!!)

Se esta variação não segue a média, seria de se esperar ondas gravitacionais produzidas por buracos negros?

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2014, 04:32:24 »
Eu chutaria que a incerteza quântica é muito menor que a incerteza instrumental
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2014, 19:19:25 »
Acho que existe um problema na premissa da pergunta.

A limitação fundamental nas teorias modernas sobre mecânica quântica é que niguém consegue descrever qual é o efeito dos gravitons sobre partículas em situação quântica.

Assim, nós nem mesmo podemos afirmar que o princípio da incerteza se aplica sobre singularidades. Talvez aplique, talvez não. Mas nós não temos portas matemáticas, e certamente não observacionais, para afirmar uma coisa ou outra como possível, impossível ou provável.

de cara, um problema que teríamos com a interpretação de Feynman é que todos as possíveis versões da partícula fora do horizonte de evento seriam impossíveis pois violariam o limite de velocidade superlumina. Além disso, a gravidade força as coisas para o centro, e a massa inteira do buraco negro fica na singularidade. Se ela se manifestasse validamente em toda a área do horizonte de evento, então os limites exteriores do horizonte teriam que flutuar proporcionalmente, fornecendo uma série de respostas válidas para sua delimitação.

Em suma, buracos negros são a própria personificação da incompatibilidade matemática entre a relatividade e a quântica. A menos que alguém aqui conheça profundamente teoria das supercordas ou teoria de loop gravitacional, duvido que alguém possa descrever alguma iteração desses elementos que faça o mínimo sentido, mesmo matemático...

T+ :).
…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!