Parece provável a possibilidade de testes militares. Mas há também a possibilidade de ser apenas o resultado de uma série de eventos infelizes. Já li algo em algum lugar que sugeria isso (e contava com fontes bem interessantes), mas infelizmente não achei agora.
Algo assim, por exemplo; enquanto estavam acampados, houve uma tempestade. A barraca desabou devido ao peso da neve e ação do vento. A saída ficou obstruída e cortaram a lona para podererm sair. Fora dela, temendo avalanches e tentando fugir do ambiente inóspito, partiram em direção a floresta. No trajeto, dois morreram de hipotermia (os que mais tarde, foram encontrados sem roupas) e os sobreviventes usaram seus agasalhos (mesmo dentro de uma barraca, ninguém fica sem roupas em uma temperatura dessas, ou seja, mesmo que tivessem sido surpreendidos por algo no meio da noite, inicialmente todos estariam vestidos). Os outros três tentaram voltar ou se perderam do restante do grupo e morreram da mesma forma (hipotermia). Onde o acampamento foi encontrado não fazia parte da rota original que os estudantes haviam planejado, aliás, era uma rota menos desafiadora. Possivelmente, alteraram os planos, seguindo por uma rota mais fácil devido ao mau tempo.
Os quatro que conseguiram chegar até a floresta foram vítimas de uma avalanche, causada pela forte tempestade (a floresta fica abaixo das montanhas e eles só foram encontrados meses depois, soterrados por alguns metros de neve). As toneladas de neve sobre o solo firme, teriam causado as fraturas durante o esmagamento. A falta da língua em um dos cadáveres pode ter sido causada por uma forte mordida acidental na própria língua durante o impacto da avalanche (mas algumas fontes citam que a língua inteira foi retirada/perdida... aqui ainda falta uma explicação melhor).
Como o inquérito não foi conclusivo, com o tempo foram se criando explicações fantasiosas e foram adicionados dados falsos ou não necessariamente relacionados como “luzes misteriosas no céu”. Algumas fontes dizem que os altos níveis de radiação nas roupas (assim como as tais luzes) não constavam nos primeiros documentos. Esse fato, aliado a falta de alguns documentos, alimenta suspeitas a respeito de autoridades soviéticas tentando encobrir o que realmente estava por trás do acontecimento, um acidente envolvendo testes nucleares, por exemplo. Sabe-se que o local era usado para alguns testes militares, mas a radiação pode ter entrado em contato com as roupas e corpos posteriormente, não necessariamente estando ligada a causa do evento. Isso só foi adicionado a segunda versão do inquérito, a medida que a investigação avançou. A falta de alguns documentos, pode ser apenas um caso de extravio. Imagino que na "época do papel", não fosse incomum o extravio de documentação, mas quando relacionados a um caso particularmente intrigante, esse fato chama mais a atenção e não faltam teóricos da conspiração a imaginar coisas. De fato, podem ter ocorrido testes militares, mas não há provas de que eles estiveram necessariamente ligados a tragédia.
Tenho quase absoluta certeza de que essa versão que descrevi não está certa, (tendo sido escrita agora, em alguns minutos, desprezando diversos detalhes, sem nenhum acesso a documentos oficiais, exposta a fontes duvidosas, mais de 50 anos depois, enfim...), mas é uma explicação plausível, que ilustra que casos extraordinários, podem ter sua origem em acontecimentos prosaicos.
Mais informações sobre o caso;
http://www.forteantimes.com/features/articles/1562/the_dyatlov_pass_incident.html