Autor Tópico: Origem da Vida - "Panspermia" Revisitada  (Lida 1003 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Origem da Vida - "Panspermia" Revisitada
« Online: 16 de Janeiro de 2014, 11:08:53 »
Pessoal,

Estava aqui pensando sobre a panspermia , teoria hoje desacreditada, e saiu o que vou escrever a seguir :

Hoje sabemos que compostos orgânicos se formam no espaço (nas “nuvens de poeira”). Sabemos também, da presença de compostos orgânicos na Terra hehehe e em objetos espaciais (meteoros e cometas). Existe a hipótese que estes objetos teriam trazido aminoácidos do meio interestelar para a Terra.

Não é muito mais parcimonioso (e eficiente, em termos de disseminação) propor que  a nuvem de poeira que formou o nosso sistema solar, assim como as nuvens de poeira interestelares detectadas, tenha dado origem aos compostos orgânicos que formaram a vida na Terra ?

Ou seja, a história seria mais ou menos assim :

1 -tínhamos uma nuvem cheia de aminoácidos;

2- esta nuvem formou os planetas (neste processo, claro que nenhum aminoácido que fez parte da formação do planeta teria “sobrevivido”).

3 - Após o “resfriamento” dos planetas, estes continuaram a vagar pelos restos de poeira, acumulando aminoácidos ao passarem por estes restos de poeira remanescente e ao se chocarem com meteoros criados dessa poeira também, que estariam cheio de aminoácidos também.

4 – Planetas com ambientes muito agressivos, destroem estes aminoácidos ou diminuem sua população e inviabilizam a evolução para a vida

5 – Planetas com ambientes propícios, “preservam” estes aminoácidos e tornam a evolução da vida possível.

Com isso, teríamos que :

1-      todos os sistemas formados por nuvens de poeira semelhante a nossa (explosão de estrelas de 2ª ou 3ª geração) seriam propícios ao desenvolvimento de vida – ou seja, previsão de que a vida evoluiu em muitas outras partes do universo (e de maneira semelhante à nossa);

2-      uma outra explicação para a presença de aminoácidos nos meteoritos e cometas (os mesmos já teriam sido formados com este material);

3-      caso a formação de aminoácidos em “nuvens de poeira” preferencie a formação de aminoácidos canhotos (não sei se podemos medir isso nas nuvens de poeira detectadas), teríamos uma explicação para o porquê da vida na terra ter privilegiado ao “canhotos” e possivelmente prever que toda a vida nestes tipos de sistemas, seriam "canhotas".

Muita viagem ?

Abs
Felipe

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Origem da Vida - "Panspermia" Revisitada
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2014, 12:54:14 »
Tem boa parte do que disse que acho que não foge muito das idéias principais sobre a coisa, mas ao mesmo tempo sem chegar a configurar panspermia. Parece mais uma "cronologia" diferente, supor que a origem da vida já estivesse mais significativamente "começando" já em algum momento antes/"durante" a formação dos planetas.

Acho que talvez se suponha que a origem "local" de aminoácidos teria sido provavelmente mais numerosa, de forma que a contribuição de "poeira" poderia ter sido quase que desprezível, ainda que acontecesse. E acho que também supõem que a produção local também sofreria o mesmo processo (radiação, ou algum tipo de radiação) que tem esse viés de destruir os aminoácidos destrógiros.

Origin of organic molecules[edit]
There are two possible sources of organic molecules on the early Earth:
Terrestrial origins – organic synthesis driven by impact shocks or by other energy sources (such as ultraviolet light or electrical discharges) (e.g. Miller's experiments)
Extraterrestrial origins – delivery by objects (e.g. carbonaceous chondrites) or gravitational attraction of organic molecules or primitive life-forms from space (see Panspermia)
Recently, estimates of these sources suggest that the heavy bombardment before 3.5 Ga within the early atmosphere made available quantities of organics comparable to those produced by other energy sources.[55][56]

http://en.wikipedia.org/wiki/Abiogenesis#Origin_of_organic_molecules

Esse artigo no Journal of Cosmology (que é praticamente voltado a tentar provar panspermia, muitas vezes de forma bem embaraçosa) acaba se relacionando, o autor fala sobre a compabilidade dessa produção de química pré-biótica no espaço com abiogênese terrestre (que é mais nas linhas do que você falou do que panspermia):

http://journalofcosmology.com/Commentary202.html

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2014, 18:45:05 »
Ola Buck,

Por isso usei aspas no panspermia. Olhando o material q vc colocou, achei essa pagina. Creio q fale algo bem parecido

'. Some doubts remain about that claim, but if it is true, it would then not be surprising that when the clouds condense into stars and planets, the building blocks of life might be readily available there.'

http://www.nytimes.com/2009/08/19/science/space/19comet.html?hpw&_r=0

Sera q a hipotese local seria mais eficiente? Alem disso, creio q ela nao explique a quirilidade, nem a presenca de material no interior de cometas e meteoros.

abs
felipe - via cel

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2014, 19:05:25 »
A hipótese "local" não exclui a origem dos aminoácidos em outros lugares também, seria a mesma origem deles, só que ocorrendo em vários lugares.

E acho que não há fortes razões para supor uma origem unicamente local também, não sei se há quem defenda que de alguma forma foi tudo produzido aqui.

Não sei sobre a quiralidade, acho que a mesma explicação também pode se aplicar independentemente nos dois casos, maior fragilidade das formas mais raras. No artigo que eu citei é mencionado outro artigo, que, segundo o resumo do outro autor, confirmaria que há uma "transferência" de quiralidade, então se apenas os aminoácidos "ETs" fossem desproporcionalmente levógiros, ainda poderiam "infectar" os terrestres, mas acho que a idéia é de que seria meio que uma "propagação" da "levogiridade", ou que isso também poderia ocorrer/necessariamente ocorreria.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!