Pessoal,
Estava aqui pensando sobre a panspermia , teoria hoje desacreditada, e saiu o que vou escrever a seguir :
Hoje sabemos que compostos orgânicos se formam no espaço (nas “nuvens de poeira”). Sabemos também, da presença de compostos orgânicos na Terra hehehe e em objetos espaciais (meteoros e cometas). Existe a hipótese que estes objetos teriam trazido aminoácidos do meio interestelar para a Terra.
Não é muito mais parcimonioso (e eficiente, em termos de disseminação) propor que a nuvem de poeira que formou o nosso sistema solar, assim como as nuvens de poeira interestelares detectadas, tenha dado origem aos compostos orgânicos que formaram a vida na Terra ?
Ou seja, a história seria mais ou menos assim :
1 -tínhamos uma nuvem cheia de aminoácidos;
2- esta nuvem formou os planetas (neste processo, claro que nenhum aminoácido que fez parte da formação do planeta teria “sobrevivido”).
3 - Após o “resfriamento” dos planetas, estes continuaram a vagar pelos restos de poeira, acumulando aminoácidos ao passarem por estes restos de poeira remanescente e ao se chocarem com meteoros criados dessa poeira também, que estariam cheio de aminoácidos também.
4 – Planetas com ambientes muito agressivos, destroem estes aminoácidos ou diminuem sua população e inviabilizam a evolução para a vida
5 – Planetas com ambientes propícios, “preservam” estes aminoácidos e tornam a evolução da vida possível.
Com isso, teríamos que :
1- todos os sistemas formados por nuvens de poeira semelhante a nossa (explosão de estrelas de 2ª ou 3ª geração) seriam propícios ao desenvolvimento de vida – ou seja, previsão de que a vida evoluiu em muitas outras partes do universo (e de maneira semelhante à nossa);
2- uma outra explicação para a presença de aminoácidos nos meteoritos e cometas (os mesmos já teriam sido formados com este material);
3- caso a formação de aminoácidos em “nuvens de poeira” preferencie a formação de aminoácidos canhotos (não sei se podemos medir isso nas nuvens de poeira detectadas), teríamos uma explicação para o porquê da vida na terra ter privilegiado ao “canhotos” e possivelmente prever que toda a vida nestes tipos de sistemas, seriam "canhotas".
Muita viagem ?
Abs
Felipe