Perdi a parte da reportagem que dizia que só os negros foram barrados.
A reportagem que eu li, por outra lado, colabora com minha opinião que o preconceito é MUITO mais social do que racial.
Ahan. 
A foto com os barrados por exemplo, só loiro de olho azul.
Mas se tivesse um braquelo no meio, você acha que seria tratado diferente? Ou se fosse um grupo de brancos, mas com roupas e jeito de pobre, seria diferente?
Não estou dizendo que há racismo no Brasil, existe e muito, mas neste caso específico a coisa me parece muito mais preconceito contra pobre do que contra negro.
Se tivesse chegado sozinho? Tenho poucas duvidas, baseando-me no que eu vejo diariamente. Só no mundo danoninho a coisa se resume a preconceito "social".
"Social", que coincidentemente, abrange uma maioria esmagadora de pessoas negras/pardas.
Sim,
se fosse um branquelo, chegando sozinho, provavelmente não seria barrado mesmo, a não ser que estivesse muito esmolambado. E
se fosse preto/pardo chegando sozinho, provavelmente seria barrado. Aí seria um caso claro de racismo, como tantos que acontecem diariamente no Brasil.
Mas no caso
que aconteceu, com todo mundo "misturado", mesmo se tivessem mais brancos do que negros, seriam barrados do mesmo jeito, porque todos são igualmente pobres.
Negar o racismo é bobagem, mas negar que o preconceito contra pobres é tão forte quando contra negros também é. Óbvio que tudo fica bem pior se você é pobre e também negro ou pardo. E infelizmente no Brasil a maioria dos pobres é.
Ps: acabei escrevendo errado o post anterior, na verdade eu quis dizer que não estou dizendo que
NÃO há racismo no Brasil, vou consertar.