Autor Tópico: Mário Ferreira dos Santos  (Lida 1101 vezes)

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
Mário Ferreira dos Santos
« Online: 18 de Janeiro de 2014, 03:16:27 »
Algum membro do Fórum conhece a obra do professor Mário Ferreira.
?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Mário Ferreira dos Santos
« Resposta #1 Online: 18 de Janeiro de 2014, 08:42:45 »
?

Se for possível faça uma sinopse da obra do citado para abrir uma discussão.
Foto USGS

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2014, 12:27:52 »
?

Se for possível faça uma sinopse da obra do citado para abrir uma discussão.

Não posso atender o pedido do moderador porque só li um livro do professor e estou lendo outro no momento. Sendo a obra do professor Mário grande demais eu não tenho capacidade para fazer uma sinopse dela porque só, como dito anteriormente, li um livro dele até o momento e ele tem uma obra de mais de 60 obras publicadas, além do seu sistema filosófico da qual ele é fundador chamado Filosofia Concreta.
Mas acho que esse site aqui deve me ajudar a esclarecer alguns pontos, pelo menos para mim ajudou.

http://filosofiaconcreta.wordpress.com/

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2014, 12:49:56 »
O sujeito parece ter sido um filósofo conservador. A página citada acima contém até uma citação do Olavo de Carvalho.

Não sou grande conhecedor de Filosofia, mas dando uma olhada nas suas "doze teses para uma filosofia concreta", notei o que parece ser um forte traço de hegelianismo. O que ele chama de "Filosofia Concreta" parece ser o que Schelling chamou de filosofia positiva, em contraste com a filosofia negativa, que trataria de essências e universais. Como disse, não sou grande conhecedor, mas pelo que vejo, parecem ideias recicladas do Idealismo Alemão do século XIX. Pessoalmente, acho esses grandes esquemas idealistas uma perda de tempo, mas talvez isso seja só meu positivismo lógico falando. :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2014, 13:27:00 »
Bom, pelo que eu sei ele fez análise de todas as grandes escolas filosóficas com por exemplo a de kant que ele dedicou um livro inteiro para análise das 3 criticas do filósofo de konigsberg, inclusive hegel, todo o idealismo alemão e o romantismo alémão. Mas a Filosofia Concreta que eu saiba é uma escola filosófica totalmente nova que ele mesmo fundou que parte da tese que "alguma coisa há, e o nada absoluto não há" e em cima disso ele construiu o edifício inteiro da Filosofia Concreta, que ainda não é as maiores obras filosóficas dele onde ele põe sua genialidade à toda prova. Ele também foi um grande comentador de Nietzsche quando era mais novo antes de criar sua própria filosofia, traduziu vários livros dele para o Brasil, inclusive O Assim Falou Zaratustra todo anotado e comentado.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2014, 04:11:02 »
O sujeito parece ter sido um filósofo conservador. A página citada acima contém até uma citação do Olavo de Carvalho.

Ta aí uma coisa que eu acho nojenta por parte do Olavo, o Mario era um filósofo de verdade, tinha decerto seus problemas/motivos para manter uma certa independência, enquanto que o Olavo não passa de um velho paranoico, conspiracionista, criacionista, analfabeto em ciências que só fala merda quando vem falar desta, mas que anseia desesperadamente que o vejam como um sucessor do Mario.

http://papodehomem.com.br/mario-ferreira-dos-santos-homens-que-voce-deveria-conhecer-4/
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2014, 13:00:06 »
Bom, a obra filosófica do Olavo que está nos seus livros como Aristóteles em nova perspectiva, A dialética Simbólica, mais de vinte mil páginas dos cursos de filosofia que ele deu ao longo dos anos etc etc, não acho que devem ser desprezadas a ponto de julgar o homem por causa de suas opiniões e não reconhece-lo como filósofo. E muito menos usar algum critério de indexação acadêmica de trabalhos para reconhecer se tal ou qual pessoa é ou não filósofo porque, por exemplo, o próprio professor Mário não consta em bancos de dados internacionais e julgar se alguém é filosofo ou não desde fora por uma critério meramente técnico administrativo chega a ser ridículo. Mas gostei do texto do site Dodo, muito bom.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2014, 15:01:44 »
De nada pelo link.

Quanto ao Olavo: realmente não tenho tempo de debater sobre o fato dele ser ou não um filósofo (sim, eu já imagino que você, provavelmente, possa pensar: mais um que foge do debate sobre o Olavo), mas o fato é que tenho alguns projetos este ano e me tomaria muito tempo levantar dados, elaborar argumentos pra falar do livro A do Olavo A, do livro B, plágio, mentiras, etc.
Tudo isso me tomaria um tempo que eu não tenho, e ultimamente no CC eu tenho mais lido do que postado.
Mas eu tenho meus motivos para considerar ele (Olavo) tudo aquilo, ANTES de cogitar se ele é ou não um filósofo, e não um mero plagiador. Infelizmente NÃO tenho tempo nem de falar sobre o Mario (de quem admiro a obra) por isso só passei este link para você dar uma olhada.

Alfred E. Newman

Offline Israel Azevedo

• Contas Excluídas
  • Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:22:32 »
Não, não se preocupe, não estou pensando que você está fugindo de debate nenhum simplesmente porque eu não estou propondo nenhum debate sobre o assunto. Da mesma forma, eu tenho também fortes motivos para considerar o Olavo filósofo para quem seja digno desse título. Quanto ao Mário, só postei mesmo para saber se alguém aqui no fórum conhecia o quase desconhecido Mário Ferreira dos Santos.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2014, 16:39:30 »
Não, não se preocupe, não estou pensando que você está fugindo de debate nenhum simplesmente porque eu não estou propondo nenhum debate sobre o assunto. Da mesma forma, eu tenho também fortes motivos para considerar o Olavo filósofo para quem seja digno desse título. Quanto ao Mário, só postei mesmo para saber se alguém aqui no fórum conhecia o quase desconhecido Mário Ferreira dos Santos.

Eu tenho alguns livros dele (Mario). Mas a obra dele está disponivel em PDF em diversos sites, não passo nenhum aqui porque não sei se isso viola algum direito autoral.
Alfred E. Newman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!