Autor Tópico: Has CGI Gone Too Far?  (Lida 782 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Has CGI Gone Too Far?
« Online: 20 de Janeiro de 2014, 18:56:07 »
Boa reflexão.

<a href="http://www.youtube.com/v/blpzlFrswbQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/blpzlFrswbQ</a>

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Has CGI Gone Too Far?
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2014, 19:52:29 »
Não acho que há tanto problema em ter computação gráfica sendo a totalidade dos efeitos especiais, os problemas mesmo são o "estilo" ser feito não levando em consideração reproduzir o que se esperaria de uma cena filmada "de verdade", como a movimentação de câmera, ou falta de movimentação (se o ambiente é todo "virtual" a câmera pode fazer trivialmente "vôos" mirabolantes em alta velocidade que dificilmente/impossivelmente seriam realizados com câmeras tradicionais), mas também toda uma série de coisas como prazos apertados, economia/mão de obra barata.

Nos "guerra nas estrelas" novos, nem faz muito sentido o ponto de que é um "boneco" que não está lá, porque até o "lá" não existe, para começar, foi praticamente tudo filmado em "fundo verde", de forma que então os personagens em computação gráfica devem ser até mais compatíveis com o cenário do que os atores filmados.

Acho que o crescimento de animação longa-metragem em computação gráfica também deve ter mais a ver com custos do que com aceitação, não sei. Eu particularmente acho que mesmo os melhores desenhos "3d" ainda têm algo faltando, e acabam paradoxalmente não conseguindo criar a mesma "suspensão da descrença" que os "2d". Algo meio análogo ao "uncanny valley", acho.

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Has CGI Gone Too Far?
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2014, 19:57:48 »
legal
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rocky Joe

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.757
  • Sexo: Masculino
Re:Has CGI Gone Too Far?
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2014, 23:25:59 »
Pois é, concordo.

Um comentário sobre "efeitos práticos": recentemente vi um video explicando como foi filmada a cena das flechas em Trono Manchado de Sangue (pequena história sobre o Mifune incluída, também):

<a href="http://www.youtube.com/v/W5MtUiYxBiY" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/W5MtUiYxBiY</a>

De certa forma não "quebra" a magia para mim saber como foi feito - se eu ver a cena, não vou pensar nisso. Mas pode ser que eu tenha uma suspensão de descrença alta.

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Has CGI Gone Too Far?
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2014, 23:49:59 »
O cara falou bem, mas na minha opinião, o problema com CGI não é só a questão da luz, mas do movimento. Se você olhar no vídeo a cena em que Jar Jar Binks pula na água, ele se move claramente como um boneco de borracha. O mesmo vale para o Yoda digital: ele parece feito de borracha. Esse também foi um problema do Hulk de Ang Lee. O grande lance do Golum, e de Avatar, foi que a animação usou captura de movimento, que faz com que a movimentação do personagem fique mais natural.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts


Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re:Has CGI Gone Too Far?
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2014, 00:07:24 »
O cara falou bem, mas na minha opinião, o problema com CGI não é só a questão da luz, mas do movimento. Se você olhar no vídeo a cena em que Jar Jar Binks pula na água, ele se move claramente como um boneco de borracha. O mesmo vale para o Yoda digital: ele parece feito de borracha. Esse também foi um problema do Hulk de Ang Lee. O grande lance do Golum, e de Avatar, foi que a animação usou captura de movimento, que faz com que a movimentação do personagem fique mais natural.
É  o tal "efeito líquido" que o CGI possui quando comparado com os efeitos especiais mecânicos.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Has CGI Gone Too Far?
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2014, 18:09:48 »
<a href="https://www.youtube.com/v/5ZlOn9V_MmE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/5ZlOn9V_MmE</a>

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!