Não acho que há tanto problema em ter computação gráfica sendo a totalidade dos efeitos especiais, os problemas mesmo são o "estilo" ser feito não levando em consideração reproduzir o que se esperaria de uma cena filmada "de verdade", como a movimentação de câmera, ou falta de movimentação (se o ambiente é todo "virtual" a câmera pode fazer trivialmente "vôos" mirabolantes em alta velocidade que dificilmente/impossivelmente seriam realizados com câmeras tradicionais), mas também toda uma série de coisas como prazos apertados, economia/mão de obra barata.
Nos "guerra nas estrelas" novos, nem faz muito sentido o ponto de que é um "boneco" que não está lá, porque até o "lá" não existe, para começar, foi praticamente tudo filmado em "fundo verde", de forma que então os personagens em computação gráfica devem ser até mais compatíveis com o cenário do que os atores filmados.
Acho que o crescimento de animação longa-metragem em computação gráfica também deve ter mais a ver com custos do que com aceitação, não sei. Eu particularmente acho que mesmo os melhores desenhos "3d" ainda têm algo faltando, e acabam paradoxalmente não conseguindo criar a mesma "suspensão da descrença" que os "2d". Algo meio análogo ao "uncanny valley", acho.