Autor Tópico: Por que The Big Lewbowski é um filme tão bom  (Lida 1269 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Por que The Big Lewbowski é um filme tão bom
« Online: 20 de Janeiro de 2014, 19:29:58 »
Era uma dúvida que eu tinha sempre, concordo com a análise do filme.

<a href="http://www.youtube.com/v/loaQmsD5dqI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/loaQmsD5dqI</a>

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Por que The Big Lewbowski é um filme tão bom
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2014, 19:42:54 »
Elenco, estória, narrativa e personagens.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2014, 19:55:34 »
Eu só assisti trechos até hoje, sem ter visto inteiro, me parece fortíssimo concorrente a filme mais over-hyped (mas o hype "cult", não o hype pop; algo meio hipster) de toda história, ou no mínimo do ano em questão/época aproximada.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2014, 20:44:25 »
É o que o vídeo comenta também.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:08:32 »
Sabe, se pode cortar todas as partes desnecessárias do sexo você fica com um pênis entrando em uma vagina. Sim, há muito em Big Lebowski que não leva a lugar nenhum; mas isso importa, se tudo é tão engraçado? É engraçado que eles não conseguem conversar direito. É essa a piada.

The Big Lebowski não é um filme de arte; cada segundo do filme não está lá por causa de um tema, mas para lhe fazer rir, rir de como somos tão estúpidos, mas não deixamos de ter algum charme. Ou melhor dizendo: ao menos produzimos boas histórias para contar. É a elogio final do Cowboy ao Lebowski.

Queime Depois de Ler é muito engraçado também, aliás, embora menos que O Grande Lebowski.

Pontos a favor de Big Lebowski:

1. A história: o niilismo/caos costumeiro dos irmãos Coen. Não me senti perdido em nenhum momento e ri todas as vezes em que a história vai para um lugar inesperado.

2. A trilha sonora, que é muito boa, e as músicas são usadas no momento certinho. Just dropped in to see what condition my condition was in.

3. Falas infinitamente citáveis. That's just, like, your opinion, man. ...você pode falar o que for do nazismo, ao menos eles acreditavam em alguma coisa!

4. É um bom filme sobre drogas. Tem que existir um filme "ei, drogados, esse filme elogia sua cultura"! Embora seja irônico. Ou não. Boas cenas de viagens.

5. Eu já disse que a trilha sonora é boa e tem músicas do Creedence? Err. A Aimee Mann aparece, também: ela é a niilista que perde o dedinho.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2014, 22:11:04 por Martuchelli »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:12:12 »
Tendo dito isto, não é nem perto meu filme predileto dos irmãos Coen.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:12:19 »
o vídeo acaba até sendo elogioso ao filme. Outro filme over hyped é Donnie Darko.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:14:07 »
Eu não assisti o video até o final, porque o video não estava indo para lugar nenhum. :P

Donnie Darko é bem mais ou menos mesmo.

Edit sobre as conversas: talvez eu as ache tão engraçado porque me é familiar conversas em que só metade do intuito, e quem sabe nem isso, é se comunicar. Às vezes conversar com amigos de longa data etc é como dançar ou jogar Mario, vai no automático. Não sei, não sei.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2014, 22:16:43 por Martuchelli »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:20:29 »
gostei do Donnie, excetuando-se o fim, que dá um senso de realidade à toda viagem que ele estava tendo. Preferia mais a história de um louco do que um predestinado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:23:16 »
É, estou contigo.

O coelho é legal, no entanto. O coelho é assustador.

P.S.: Assisti o resto do video agora, e deveria ter tido a paciência de ter assistido até o final antes. :P

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:27:53 »
Concordo integralmente com o vídeo. O filme é bom justamente porque segue a maneira de ser do Dude. Aliás, tem outro filme dos irmãos Cohen que se aproxima disso: Fargo. Olha só, a protagonista é a policial caipira que vê as pessoas segundo sua ótica provinciana. Daí acontecem ao redor dela coisas terríveis, que ela não consegue processar (ela diz basicamente isso quando prende o bandido no final), mas nada do que aconteceu a afeta. No final do filme ela continua sua vidinha do mesmo jeito que começou.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:34:48 »
quais filmes vocês gostaram mais,  de todos os tempos?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:40:45 »
Cada dia eu tenho um predileto dos Irmãos Coen. Hoje eu acho que é Arizona Nunca Mais. :P

Concordo integralmente com o vídeo. O filme é bom justamente porque segue a maneira de ser do Dude. Aliás, tem outro filme dos irmãos Cohen que se aproxima disso: Fargo. Olha só, a protagonista é a policial caipira que vê as pessoas segundo sua ótica provinciana. Daí acontecem ao redor dela coisas terríveis, que ela não consegue processar (ela diz basicamente isso quando prende o bandido no final), mas nada do que aconteceu a afeta. No final do filme ela continua sua vidinha do mesmo jeito que começou.

E ela é amável.

(Pode ser só minha visão, no entanto.)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:52:40 »

Algum gênero específico?
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Janeiro de 2014, 22:52:58 »
Eu não assisti o video até o final, porque o video não estava indo para lugar nenhum. :P
O vídeo basicamente concorda com tudo que tu disse. :P

É engraçado, a primeira vez que fui tentar assistir ao The Big Lebowski, eu tinha 17 anos e simplesmente parei depois de uma meia hora. Não tava suportando todo aquele nonsense, não entendia aquilo. Uns três anos depois, virou um dos meus filmes favoritos.

Dá para dizer que é o verdadeiro "filme sobre nada". No Seinfeld, eles ainda tinham alguma resolução sempre.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 20 de Janeiro de 2014, 23:08:08 »

Algum gênero específico?
Não, os que mais te marcaram independentemente do gênero

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Janeiro de 2014, 23:35:33 »
O vídeo basicamente concorda com tudo que tu disse. :P

É engraçado, a primeira vez que fui tentar assistir ao The Big Lebowski, eu tinha 17 anos e simplesmente parei depois de uma meia hora. Não tava suportando todo aquele nonsense, não entendia aquilo. Uns três anos depois, virou um dos meus filmes favoritos.

Dá para dizer que é o verdadeiro "filme sobre nada". No Seinfeld, eles ainda tinham alguma resolução sempre.

Daria um tópico interessante "filmes que odiamos de primeira e depois adoramos", hehe. Eu não gostei a primeira vez que vi Fellini (E La Nave Va), Ozu (assisti 10 minutos de Era Uma Vez Em Tóquio e parei), Kurosawa (Rapsódia em Agosto - achei mais ou menos, mas chorei vendo. pudera, tem uma cena devastadora)... Mas não tô conseguindo pensar num exemplo mais divertido, hehe... Ahá! Já sei: Guerra nas Estrelas. (Algum dia desses tenho que ver o filme do Kurosawa no qual Guerra nas Estrelas foi inspirado, aliás)

Eu assisti The Big Lebowski mais velho, não tive estranhamento com a estrutura.

Algum gênero específico?

Ah, entendi errado: pensei que era dos irmãos Coen. O diretor mais próximo do meu coração é o Ozu. De certa forma é por causa dele que eu assisto filmes, e ele e a tradição de filmes que seguem a mesma linha me ajudaram a superar partes difíceis da minha vida. Segue um video de dois minutos do youtube que tenta explicar porque os filmes do Ozu são excelentes:

<a href="http://www.youtube.com/v/8B0s7AeUceM" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/8B0s7AeUceM</a>

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Janeiro de 2014, 00:01:30 »
Algum gênero específico?

Depois eu faço uma pequena (não tanto) lista de filmes que marcaram época para mim.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!