Pessoal,
O Hawking escreveu aquele artigo sobre Godel e teorias científicas, colocando que uma teoria do tudo não seria possível; que não teríamos como ter uma teoria de tudo baseada em um número finito de postulados.
Partimos da premissa que os fenômenos/eventos a serem explicados em um universo são finitos. Dessa forma, uma teoria com infinitos postulados irá, obrigatoriamente, ter infinitos postulados redundantes, dando conta dos mesmos fenômenos e eventos, que poderiam ser "cortados" pela Navalha de Occam.
Dessa forma, em algum momento, durante a construção desta teoria do tudo, iremos chegar a um número de postulados que irão explicar todos os fenômenos e eventos do universo (a não ser que tenhamos uma quantidade infinitas destes, o que parece não fazer sentido).
Ou seja, talvez o que Godel nos esteja mostrando, com relação a construção de uma teoria do tudo seja, não uma necessidade de uma infinidade de postulados, mas sim da necessidade de um único postulado adicional a um conjunto de postulados existentes, porém que não tenha "função", que não tenha obrigatoriamente alguma formalização de relação com as entidades anteriores; que seja um postulado necessário, apenas, para completar o modelo.
Não sei se consegui exprimir direito o que estava pensando.
Ps : fiquei realmente na dúvida de criar este tópico ou colocar no tópico da consciência. Mas acho que a discussão será diferente, por isso criei outro topico. Se a moderação achar que deve mover, por mim, sem problemas.
Abs
Felipe