Acho que na Alemanha os dízimos já vem nos impostos.
Na Alemanha, existe desconto de dízimo na fonte, sim, para quem é religioso afiliado (por exemplo, com certidão de batismo nos anais da diocese), mas qualquer um pode denunciar a religião a qualquer momento e ilidir a cobrança. A figura do "praticante desfilado" virou um curioso fenômeno local.
(...)
Desconto na fonte não é imposto. Eu também autorizo desconto do sindicato no hollerite, poderia pagar por outros meios ou até discordar do pagamento.
Descontos na fonte podem ter diversas causas, e imposto é definitivamente uma delas - aqui no Brasil, é o caso clássico do imposto de renda de empregados.
No caso da Alemanha, esse desconto é causado por um ato tributário; o fato de ser filiado a uma igreja é fato gerador de uma
prestação pecuniária compulsória, instituída em lei, que não decorre de sanção por ato ilícito, e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada - a exata definição do que é um tributo.
Não se compara a desconto sindical, que é ato voluntário, e não causa cobrança por medida estatal vinculada.
Você está certo quanto a descontos na fonte não serem necessariamente tributos... Mas no caso que eu mencionei, são sim.
T+,