A Macroevolução é observável sim, a ponto que os criacionistas(incluindo aqueles que se escondem atrás do eufemismo de Design Inteligente) já recuaram e já admitem formação de novas espécies.Outras como a
Dra.Márcia já admite até formação de novos gêneros:
"Eu e vários outros criacionistas aceitamos a Microevolução (processos que levam à origem de novas raças e até novas espécies). Aceitamos até parcialmente a Macroevolução, no que concerne à origem de novos gêneros."
http://www.evo.bio.br/LAYOUT/DRMARCIA1.HTMLÉ muito simples explicar essa declaração, a única coisa que ainda faz algum sentido no Criacionismo da Terra Jovem é a Evolução, sem ela criacionismo vira 100% religião.Admite até formação de novos gêneros em 3 mil anos.Vou mostrar que além dos 2 fatores mencionados, os YECs não conseguem explicar nem a distribuição geográfica das espécies!Isso mesmo!Uma teoria que se diz pertencer a Biologia , não consegue sequer fazer isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Exemplo.
Surge uma pergunta quando se fala em Criacionismo.Como os animais específicos de cada região foram parar lá?Ora, se a capivara só existe no Brasil então ela devia está na Arca de Noé,ou pelo menos um ancestral aparentado...No caso de se explicar através de um ancestral aparentado,o criacionista explicaria, inclusive porque o castor é tão similar a capivara,afinal eles descendem de um ancestral comum que foi salvo pela Arca.
Mas e nos casos , onde há ilhas onde novos gêneros e até novas famílias foram formados através de irradiação adaptativa?Um caso muito famoso são os tentilhões de Galápagos que são exclusivos dessa ilha e descendem de um ancestral que veio da América do Sul.São 13 espécies e 2 gêneros destes bichos, informação da própria Dra.Márcia:
http://origins.swau.edu/papers/evol/marcia3/defaultp.htmlTá explicado porque essa biológa admite a formação de novos gêneros em poucos milhares de anos.Pior , exitem 500 espécies exclusivas de Drosophila no Havaí e também mais de mil espécies de caracóis e outros molúsculos de terra também são achados só no Havaí.Vai ver existiam casais de caracóis e moluscos na Arca.Se 500 espécies surgem em 3000 anos, eu acho estranho nunca ter ouvido falar de algo semelhante, algo numm grau menor como surgir 17 espécies de mosca-de-fruta em 100 anos numa ilha.Se eu estiver errado, me corrijam,por favor.
E que tal o caso dos lêmures no Madagascar?
Os Lemuriformes são uma Infraordem que possui: 5 famílias, 14 gêneros e 49 espécies.Eles só existem no Madagascar e nos ilhotas próximas, e nenhum outro local do mundo.Eles são parentes dos primatas que habitam a África.Eu não sei como a Teoria das Hidroplacas explica a formação do Madagascar, mas os geológos convencionais dizem que o Madagascar se transformou em ilha em apenas algumas dezenas de milhões de anos atrás.Ele já foi Continente.Talvez isso não faça a menor diferença.Porque a questão é:Como os lêmures foram parar lá?Talvez podemos utilizar o exemplo do castor e da capivara.Ora, foram levados lemuriformes ancestrais e depois eles povoaram essa ilha e se diversificaram;Mas espere aí!!!!Estamos vendo um caso de formação de novas Famílias em 3 mil anos!!!!!!!!!!!!!!!!Sim, porque os lêmures que existem são primatas que diferem um tantinho dos que existem na África.E existem 5 Famílias que foram produzidas em 3 mil anos!!!!!!Talvez aqui precisa-se utilizar a coisa que os criacionistas tanto negam:espécies diferentes submetidas as diferentes pressões seletivas SE DIFERENCIAM!!!!!!!!!!!!!!!Mas se diferenciam formando táxons elevados , não só novos gêneros , mas também novas Famílias!!!!!Pode ser que eu esteja enganado e talvez exista um criacionista que explique com uma teoria melhor.Mas deixe-me ver uma alternativa a essa teoria, para não dizer que eu estou colocando palavras na boca dos YECs:Talvez Noé pegou as 14 espécies que são a origem dos 14 gêneros de Madagascar e disse para elas."Quando terminar o dilúvio migrem para o Madagascar.Migrem para Madagascar,só assim vocês irão dá a impressão que a evolução realmente ocorreu, produzindo uma irradiação adaptativa que será capaz de gerar 5 Famílias de Lemuriformes em 3 000anos."Sem falar na dificuldade de especiações tão rápidas, já que a taxa de mudança adptativa está limitada a variabilidade genética disponível,como argumentei em debates com o Daniel.
No caso dos DIístas, foi assim, segundo o Enézio(criacionista enrustido):
O Designer criou os lêmures de modo que ainda "não sabemos, já que a ciência não é onicompetente", mas os colocou lá de modo que "não sabemos" dando a impressão que ocorreu uma irradiação adaptativa que produziu as 5 Famílias de Lemuriformes, dando a impressão que a presença de diferentes pressões seletivas produzem grandes mudanças macroevolutivas.

http://blogdaannie.blogspot.com/2005/03/os-lmures.html"Os tentilhões de Darwin: explicam a origem das espécies por meio da seleção natural, quando nenhuma megaevolução ocorreu. Os tentilhões, apesar da variedade de bicos e costumes alimentares, continuam tentilhões. "
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT578940-1726,00.html E com os lêmures, sr.Almeida Filho? Vai dizer o que?