Autor Tópico: Alguém já leu Schopenhauer ?  (Lida 989 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Alguém já leu Schopenhauer ?
« Online: 24 de Março de 2014, 13:03:55 »
Sem sim,há algo de atual e relevante na filosofia e idéias do mesmo ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:Alguém já leu Schopenhauer ?
« Resposta #1 Online: 25 de Março de 2014, 20:39:39 »
Eu li a "arte de escrever" uma compilação de textos em forma de crítica que tratam sobre a escrita, os escritores, os livros, a linguagem, o seu significado e importância, o pensamento e os pensadores, entre outros temas relacionados com a "arte de escrever".

Eu achei muito proveitoso, me trouxe uma outra perspectiva sobre  "a arte de escrever".

Ele faz muitas críticas aos escritores livrescos, que são famosos por terem e venderem muitos livros, mas que se preocupam apenas com a fama e com a riqueza que suas obras podem lhes trazes, mas que não estão preocupados em produziram nada de positivo para o conhecimento humano, e de fato, em essência não produzem nada de proveitoso.

Fala sobre a importância da linguagem, da gramática, da ortografia e do significado correto das palavras, em como alguns escritores de sua época desrespeitavam descaradamente estas regras.

Ele criticava os escritores de pensamento rasteiro e superficial, que alcançavam a glória em seu tempo, mas que logo depois eram esquecido, por não terem produzido nada de importante de fato, e os comparavam aos grandes pensadores da humanidade, que enquanto vivos, muito foram ignorados, mas que depois de mortos, suas obras foram reconhecidas, e mesmo séculos depois de suas mortes, ainda são relembrados por aquilo que produziram.

Tudo isso ainda esta presente nos tempos atuais, percebemos livros com conteúdo rasteiro como romances adolescentes de vampiros alcançando os best sellers, e livros de grande importância científica e filosófica esquecidos nas prateleiras das livrarias. Vemos escritores que ganham rios de dinheiro com seus livros, mas que em essência não produziram nada de importante de fato e etc. etc.

Logo eu acho que o pensamento de Schopenhauer é atual sim.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Março de 2014, 21:32:54 »
É verdade que Schopenhauer era...misógino ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Alexssc

• Nível 08
  • *
    • Digressões Filosóficas
« Resposta #3 Online: 26 de Março de 2014, 11:56:38 »
Eu tenho o "A arte de ter razão". Mas depois que li fiquei com uma certa impressão de que não era tudo o que eu esperava que fosse. Talvez seja problema da tradução, não sei. Tenho intenção de ler novamente, para ver se mudo de opinião.
"A vida é prá valer. E não se engane não... Tem uma só. Duas mesmo, que é bom, ninguém vai me dizer que tem sem provar muito bem provado, com certidão passada em cartório no céu, e assinado embaixo: Deus. E com firma reconhecida!"
Vinícius de Moraes & Baden Powell - Samba da Bênção/1967.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #4 Online: 26 de Março de 2014, 15:21:50 »
É verdade que Schopenhauer era...misógino ?
Nunca percebi isso nele, mas você pode tirar a conclusão assistindo a este pequeno documentário:

<a href="https://www.youtube.com/v/fzLAsCdfLC0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/fzLAsCdfLC0</a>

Além disso o documentário é baseado numa outra obra dele que também cheguei a ler; A Metafisica do Amor.

Abraços!

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #5 Online: 28 de Março de 2014, 04:56:36 »
O velho Schop era tao misogino quanto o resto da sociedade alema do sec. 19. Um homem como qualquer outro.

Sobre esses livros "A arte de... whaever" sao apenas compedios feitos por estudiosos e lancados apos sua morte. Sao um conjunto de exertos de frases e pensamentos dele, reunidos conforme o estudo do autor, aforismos.

Se quiserem ler algo escrito por ele mesmo, leiam "O mundo como Vontade e Representacao" e/ou "Livre-arbitrio". Ouso dizer que esses 2 livros sao toda a sua filosofia. O resto e' cosia pra impressionar os bobos em mesa de bar :D
« Última modificação: 28 de Março de 2014, 05:00:54 por Enjolras »
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Março de 2014, 09:32:24 »
O velho Schop era tao misogino quanto o resto da sociedade alema do sec. 19. Um homem como qualquer outro.

Sobre esses livros "A arte de... whaever" sao apenas compedios feitos por estudiosos e lancados apos sua morte. Sao um conjunto de exertos de frases e pensamentos dele, reunidos conforme o estudo do autor, aforismos.

Se quiserem ler algo escrito por ele mesmo, leiam "O mundo como Vontade e Representacao" e/ou "Livre-arbitrio". Ouso dizer que esses 2 livros sao toda a sua filosofia. O resto e' cosia pra impressionar os bobos em mesa de bar :D

:lol:

Eu já li esses "A arte..." e fiquei um pouco impressionado quando li "A arte de insultar", pelo tanto que me identifiquei com o caráter pessimista na época.

As reflexões são sempre boas sobre esse tipo de texto e autor, mas da mesma forma que também são sobre qualquer outro tipo de texto, pintura, música, boletim de ocorrência, movimento e etc. Dessa forma, considero que seja relevante, mas não "mais" relevante.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #7 Online: 28 de Março de 2014, 14:20:34 »
Você quer dizer que todos os homens da sociedade alemã do sec. 19 odiavam as mulheres?

Pois é isso que a palavra misógino significa.

E neste ponto eu discordo, Schopenhauer não demonstra odiar as mulheres, pelo menos nas suas obras que li.

Você esta enganado, "A arte de escrever", são ensaios retirados de uma de suas obras primas, Parerga e Paralipomena, livro este responsável por lhe trazer fama ainda em vida, e não frases ou pensamentos rasteiros qualquer.

Se quiserem ler algo escrito por ele mesmo,
Metafisica do amor, fora escrito pelo próoprio Schopenaheur, e isso pode ser atestado no documentário que indiquei. O mesmo sobre "A arte de escrever" e sobre os demais livros aqui citados.

leiam "O mundo como Vontade e Representacao" e/ou "Livre-arbitrio". Ouso dizer que esses 2 livros sao toda a sua filosofia.
Ouço dizer que voce esta equivocado, como explanado acima.

O resto e' cosia pra impressionar os bobos em mesa de bar :D
Isso é especulação depreciativa sobre o restante das obras de Schopenhaeur, que como demonstrado você parece desconhecer.

Abraços!

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #8 Online: 31 de Março de 2014, 05:19:30 »
Você quer dizer que todos os homens da sociedade alemã do sec. 19 odiavam as mulheres?

Pois é isso que a palavra misógino significa.

E neste ponto eu discordo, Schopenhauer não demonstra odiar as mulheres, pelo menos nas suas obras que li.

Realmente fiz uma confusao aqui, nao atentei ao real significado. Corrigindo, eu quis dizer que Schopenhauer defendia que as mulheres sao inferiores aos homens, que devem ser submissas e que e' da sua natureza servir. Essa era uma visao geral que a sociedade alema tinha das mulheres na epoca. Existem muitos textos onde Schopenhauer demonstra um certo desprezo pelas mulheres.

Você esta enganado, "A arte de escrever", são ensaios retirados de uma de suas obras primas, Parerga e Paralipomena, livro este responsável por lhe trazer fama ainda em vida, e não frases ou pensamentos rasteiros qualquer.

Releia o que eu escrevi, por gentileza.

Como eu disse, esses "A arte de... [qualquercoisa]" sao compedios feitos por estudiosos, que reuniram frases ou ensaios do filosofo e fizeram um livro. Vou ser mais claro, nao sao livros lancados por ele, nao tem o cuidado da linha de raciocinio, do contexto que o autor teria escrevendo seu prorpio livro.

Se vc sabia disso, por que nao leu o original "Parerga e Paraliponema"? Beba a agua da fonte, o velho Schop ja dizia "ler e' pensar com a cabeca dos outros". Ler o que os outros pensam dos outros entao... deve ser pensar 2x errado. :P

Metafisica do amor, fora escrito pelo próoprio Schopenaheur, e isso pode ser atestado no documentário que indiquei. O mesmo sobre "A arte de escrever" e sobre os demais livros aqui citados.

leiam "O mundo como Vontade e Representacao" e/ou "Livre-arbitrio". Ouso dizer que esses 2 livros sao toda a sua filosofia.

Eu nao ouvo nada ::lol::

Por acaso ja lestes algum dos dois que citei, meu filho?

Isso é especulação depreciativa sobre o restante das obras de Schopenhaeur, que como demonstrado você parece desconhecer.

Como eu falei, nao sao obras (livros) do autor. Os textos sao dele, sim, mas nao sao obras, livros elaborados com cuidado. Sao rascunhos, notas de rodape, feitos em lampejos de racionio, algum sao de fato impactantes, mas nao se impressione demais.

Se acha que estou aenas especulando ou desconheco o autor e suas obras... bom, nada posso fazer.

Abraços!

Igualmente.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #9 Online: 31 de Março de 2014, 14:46:26 »

Releia o que eu escrevi, por gentileza.

Como eu disse, esses "A arte de... [qualquercoisa]" sao compedios feitos por estudiosos, que reuniram frases ou ensaios do filosofo e fizeram um livro. Vou ser mais claro, nao sao livros lancados por ele, nao tem o cuidado da linha de raciocinio, do contexto que o autor teria escrevendo seu prorpio livro.

Se vc sabia disso, por que nao leu o original "Parerga e Paraliponema"? Beba a agua da fonte, o velho Schop ja dizia "ler e' pensar com a cabeca dos outros". Ler o que os outros pensam dos outros entao... deve ser pensar 2x errado. :P
"A arte de escrever" como um livro único não fora mesmo públicado na época de Schopenhauer, mas o conteúdo ali escrito fora de fato escrito sim, pelo próprio Schopenhaeur, e não escritos baseados na obra dele feito por um outro pensador.

Estes escritos são uma sequência de capitulos sistemáticos e organizados sobre um mesmo tema; A escrita, retirados de sua obra Parerga e Paralipomena. Parerga e Paralipomena fora uma obra contendo vários ensaios sobre assuntos distintos, e um destes assuntos abordados numa sequência de capitulos era justamente a escrita.

A conclusão que fica é que os textos presentes em "A arte de escrever" são textos escritos pleo próprio Schopenhauer, e que apesar de terem sido retirados de uma obra maior (Parerga e Paralipomena), os capitulos que formam o livro respeitam uma certo foco num assunto espécifico que não se relacionava com os demais assuntos presentes no restante da obra (Parerga e Paralipomena). Por tanto faz sentido dizer que o conteúdo do livro fora escrito por ele, sendo contraditório dizer o contrário. E que somente o título e a organização e publicação destes capitulos em um único livro é que não fora obra de Schopenhauer.

Eu nao ouvo nada ::lol::

Por acaso ja lestes algum dos dois que citei, meu filho?
Li alguns capitulos de "O mundo como vontade e representação". Hoje é tido como sua obra prima, mas enquanto Schopenhauer ainda era vivo não lhe deu fama alguma.

A questão é que você disse ser "O mundo como vontade e representação" e/ou "Livre-arbitrio" toda a sua filosofia, e é sobre isso que eu contestei dizendo que você esta enganado, onde "Parerga e Paralipomena" além de "Metáfisica do Amor" estão ai para não me deixarem mentir.

Como eu falei, nao sao obras (livros) do autor. Os textos sao dele, sim, mas nao sao obras, livros elaborados com cuidado. Sao rascunhos, notas de rodape, feitos em lampejos de racionio, algum sao de fato impactantes, mas nao se impressione demais.
"Parerga e Paralipomena" além de "Metáfisica do Amor" foram livros escritos e organizados pelo próprio Schopenhaeur, publicados inclusive enquanto ele ainda era vivo, com atenção especial para "Parerga e Paralipomena", que fora a sua única obra de sucesso enquanto ele ainda era vivo, na época, considerado sua obra prima. Logo, com base nestas informações, eu não ousaria dizer que estas obras não sejam livros de Schopenhauer, e muito menos que não represente algo que tenha sido elaborado com cuidado por ele.

Se acha que estou aenas especulando ou desconheco o autor e suas obras... bom, nada posso fazer.
Acho que esteja especulando quando diz que somente as obras citadas por você representem a filosofia de Schopenhaeur.

Abraços!

Igualmente.
Novamente, abraços!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!