Eu li a "arte de escrever" uma compilação de textos em forma de crítica que tratam sobre a escrita, os escritores, os livros, a linguagem, o seu significado e importância, o pensamento e os pensadores, entre outros temas relacionados com a "arte de escrever".
Eu achei muito proveitoso, me trouxe uma outra perspectiva sobre "a arte de escrever".
Ele faz muitas críticas aos escritores livrescos, que são famosos por terem e venderem muitos livros, mas que se preocupam apenas com a fama e com a riqueza que suas obras podem lhes trazes, mas que não estão preocupados em produziram nada de positivo para o conhecimento humano, e de fato, em essência não produzem nada de proveitoso.
Fala sobre a importância da linguagem, da gramática, da ortografia e do significado correto das palavras, em como alguns escritores de sua época desrespeitavam descaradamente estas regras.
Ele criticava os escritores de pensamento rasteiro e superficial, que alcançavam a glória em seu tempo, mas que logo depois eram esquecido, por não terem produzido nada de importante de fato, e os comparavam aos grandes pensadores da humanidade, que enquanto vivos, muito foram ignorados, mas que depois de mortos, suas obras foram reconhecidas, e mesmo séculos depois de suas mortes, ainda são relembrados por aquilo que produziram.
Tudo isso ainda esta presente nos tempos atuais, percebemos livros com conteúdo rasteiro como romances adolescentes de vampiros alcançando os best sellers, e livros de grande importância científica e filosófica esquecidos nas prateleiras das livrarias. Vemos escritores que ganham rios de dinheiro com seus livros, mas que em essência não produziram nada de importante de fato e etc. etc.
Logo eu acho que o pensamento de Schopenhauer é atual sim.