Autor Tópico: Como vocês responderiam ao Bezerra de Menezes ?  (Lida 1115 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Como vocês responderiam ao Bezerra de Menezes ?
« Online: 29 de Março de 2014, 12:37:10 »

"me tragam uma pessoa que teve a vida transformada e melhorada pelo materialismo".É como se um religiosos hoje perguntasse:"o ateísmo/materialismo muda as pessoas para melhor ?"
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Como vocês responderiam ao Bezerra de Menezes ?
« Resposta #1 Online: 29 de Março de 2014, 12:50:48 »

"me tragam uma pessoa que teve a vida transformada e melhorada pelo materialismo".É como se um religiosos hoje perguntasse:"o ateísmo/materialismo muda as pessoas para melhor ?"

Note que a esperteza dessa afirmação está na suposição implícita de que o ateísmo/materialismo é algo que se "abraça", ou seja, que seria equivalente a uma crença religiosa. O fato é que o agnosticismo filosófico/materialismo pode ser encarado como a postura default: ausência de suposições não refutáveis acerca de entidades ou realidades transcendentes. Assim, a vantagem não está no "abraçar" de alguma crença, mas sim em se livrar de uma crença religiosa que pode causar sofrimento a um indivíduo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Março de 2014, 00:50:11 »
Já está aí você mesmo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Março de 2014, 01:07:37 »
Vamos,  a modo de Frank Sinatra, criar os duets aqui do CC.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Março de 2014, 16:53:54 »

Note que a esperteza dessa afirmação está na suposição implícita de que o ateísmo/materialismo é algo que se "abraça", ou seja, que seria equivalente a uma crença religiosa. O fato é que o agnosticismo filosófico/materialismo pode ser encarado como a postura default: ausência de suposições não refutáveis acerca de entidades ou realidades transcendentes. Assim, a vantagem não está no "abraçar" de alguma crença, mas sim em se livrar de uma crença religiosa que pode causar sofrimento a um indivíduo.

O default das pessoas não é o materialismo. Se assim o fosse, as crianças não creriam no Papai Noel e no Coelhinho da Páscoa. Com o amadurecimento, as pessoas se tornam mais céticas e buscam respostas para perguntas sem resposta, na religião. Continuam sem respostas, mas isso não as muda para uma posição materialista. Não para a maioria

Realmente não consigo enxergar um default materialista em nenhuma fase da vida.
« Última modificação: 31 de Março de 2014, 17:06:07 por Paul Ryan »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Março de 2014, 17:00:29 »

O default das pessoas não é o materialismo. Se assim o fosse, as crianças não creriam no Papai Noel e no Coelhinho da Páscoa. Com o amadurecimento, as pessoas se tornam mais céticas e buscam respostas para perguntas sem resposta na religião. Continuam sem respostas, mas isso não as muda para uma posição materialista. Não para a maioria

Realmente não consigo enxergar um default materialista em nenhuma fase da vida.

As crianças creem naqueles personagens míticos porque são induzidas a isto. E o mesmo ocorre para elas e os adultos quando o assunto é religião. A única diferença é que esta é tratada como algo "real" e um assunto "sério".

No entanto todos usam a mesma base: crença sem evidência induzida por argumento de autoridade.
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Março de 2014, 17:05:13 »
Mas onde está o ceticismo default ai? Elas creem em qualquer bobagem que se lhes diga. O default é a crença e não o ceticismo. O ceticismo é uma posição pensada, ponderada e concluída.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #7 Online: 31 de Março de 2014, 17:19:40 »
Mas onde está o ceticismo default ai? Elas creem em qualquer bobagem que se lhes diga. O default é a crença e não o ceticismo. O ceticismo é uma posição pensada, ponderada e concluída.
Não é crença. É confiança!

Uma criança possui uma "inocência" natural, que é a total falta de conhecimento e uma sede de aprender... para sobreviver (coisa instintiva).

Quando um adulto, bitolado e cheio de superstições, mal preparado para educar imparcialmente e sem a capacidade e humildade de dizer "não sei", entope uma criança com o "deus das lacunas", Papai Noel, mula sem cabeça e toda a shit de lendas, sejam folclóricas ou religiosas, ela só tem uma alternativa: acreditar. E acredita por não saber, e confia em quem lhe diz.

O defult não é o ceticismo, muito menos a crença! O defult é a sede de aprender e uma natural confiança em quem lhe é superior. Principalmente se são seus pais.

Como diz Neil deGrasse Tayson: toda criança é um cientista por natureza!

Saudações.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2014, 02:51:37 »
Como foi postado um comentário estranho sem sentido logo após o meu anterior a este, esclareço que minha postagem na resposta 2 foi minha resposta ao tal Bezerra de Menezes.

Como encontrei absurdo aqui, também...

Não é crença. É confiança!
E confiança...  deixe ver...   é crença em qualquer coisa dita por outros!

É...  confiança é crença...  tudo a mesma coisa...

Uma criança possui uma "inocência" natural, que é a total falta de conhecimento e uma sede de aprender... para sobreviver (coisa instintiva).
"Inocência natural" é boa...  "Sede de aprender" que é saciada com qualquer besteira que se lhe despeje...  Isso está é para receptividade sedenta por qualquer coisa, inclusive pelas autoimaginadas. A crença está e esteve presente em toda a história e até na pré-história humana, em todos os agrupamentos isolados. Para sobreviver, a "coisa instintiva" que se mostra prevalecer é a crença. Ninguém precisa de exemplos e induções para invencionar seus próprios deuses. De fato, a máquina humana tende a divinizar e crer em magia até no que é patentemente não mágico, como no caso de softwares que são, normalmente entendidos como coisas realmente "intangíveis".

Quando um adulto, bitolado e cheio de superstições, mal preparado para educar imparcialmente e sem a capacidade e humildade de dizer "não sei", entope uma criança com o "deus das lacunas", Papai Noel, mula sem cabeça e toda a shit de lendas, sejam folclóricas ou religiosas, ela só tem uma alternativa: acreditar. E acredita por não saber, e confia em quem lhe diz.
Quanta revolta... Eles eram/são as "ciranças inocentes" como você era; não fizeram por mal. Você acreditou porque é da sua natureza comportamental acreditar, tanto quanto eles.

Você não tinha alternativa mesmo. Mas nem toda criança encontra-se na mesma situação. Eu nunca acreditei em nada disso, com os mesmos (tipos de) bitolados a despejarem sobre mim toda a asneira crêntica desse mundo.

O defult não é o ceticismo, muito menos a crença! O defult é a sede de aprender e uma natural confiança em quem lhe é superior. Principalmente se são seus pais.
"Sede de aprender" é o que mesmo?...  Quando eu era criança e perguntava sobre alguma coisa qualquer, se me diziam que era o tal deus o responsável, eu respondia que não queria saber quem fez, mas como. Foi quase instantâneo perceber que eles não sabiam nada do que eu queria saber para me responder. Eu queria MESMO saber/aprender, não respostas prontas que não esclareciam nada à minha "sede de conhecimento"

Como diz Neil deGrasse Tayson: toda criança é um cientista por natureza!
Esse fala besteiras 'de graça' e esmurra a cara dos outros como o Mike 'Tyson', pelo verificado nessa citação. A máquina mais rara entre os humanos é a científica.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!