Autor Tópico: Etologia -Imprinting (Estampagem) por Konrad Lorenz.  (Lida 3402 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Etologia -Imprinting (Estampagem) por Konrad Lorenz.
« Online: 29 de Março de 2014, 13:09:53 »
É um assunto antigo, mas que ainda me impressiona, o conceito de Imprinting, ou Estampagem (impressão ou cunhagem) em português, é o fenômeno descoberto inicialmente observando o comportamento das aves, ao nascer, pelo zoólogo, etólogo e ornitólogo austríaco Konrad Lorenz, o fenômeno já fora observado em primatas. Alguns estudiosos do comportamento humano, como Timothy Leary também já o associaram a fazes importantes do desenvolvimento humano.

As contribuições de Lorenz forão tão importantes para a Etologia, que seus estudos sobre o comportamento animal lhes renderão o prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina de 1973.

O vídeo abaixo apresenta algumas contribuições de Lorenz para a Etologia, entre eles o príncipio deste fenômeno, o imprinting, no comportamento das aves:

<a href="http://www.youtube.com/v/AdTGL7zK8X0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/AdTGL7zK8X0</a>

MODEDIT: Corrigi o link do youtube para você. -- SnowRaptor
« Última modificação: 29 de Março de 2014, 14:54:33 por SnowRaptor »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:Etologia -Imprinting (Estampagem) por Konrad Lorenz.
« Resposta #1 Online: 29 de Março de 2014, 18:27:33 »
Obrigado!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!