Autor Tópico: Panorama mundial das usinas nucleares - 10/04/2014 via internet  (Lida 1080 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Panorama mundial das usinas nucleares - 10/04/2014 via internet
« Online: 01 de Abril de 2014, 13:55:53 »
Se alguém estiver interessado no assunto, na quinta-feira da semana que vem, 10 de abril de 2014, às 16h, a Profa. Emico Okuno vai apresentar um colóquio na USP sobre as condições atuais das usinas nucleares no Brasil mundo. O evento será transmitido pela internet através do site iptv.usp.br

Colóquio do IFUSP
Título: PANORAMA MUNDIAL DAS USINAS NUCLEARES
Profa. Dra. Emico Okuno
Instituto de Física da USP
Data: 10.04.2014
Horário: 16:00 horas
Local: Auditório Abrahão de Moraes – Instituto de Física da USP
Entrada franca
Transmissão via iptv.usp.br

As sequelas de um acidente radiológico ou nuclear, diferentemente de qualquer outro acidente, perduram por várias décadas. Cerca de três anos após o terrível terremoto de magnitude 9 na escala Richter, seguido pelo tsunami de 15 m que causou o acidente nos reatores nucleares de Fukushima Dai-ichi, o núcleo dos reatores continua precisando ser resfriado com água. Em consequência, mais de 340×103 toneladas de água altamente radioativa não só com césio, mas também com estrôncio estão armazenadas em 1000 tanques em volta dos reatores acidentados e de tempos em tempos ocorre vazamento dessa água que vai para o mar.
Desde setembro de 2013, o Japão sobrevive sem nenhum dos seus 54 reatores nucleares e apesar do verão excepcionalmente quente de 2013, não ocorreu nenhum blackout. Na Alemanha, das 17 usinas nucleares em funcionamento antes do acidente de Fukushima, oito delas foram desativadas e o governo planejou a desativação das restantes até 2022, além de cancelar planos para a implantação de novas usinas.
Apresentaremos um panorama atual dos reatores nucleares do mundo: em operação, em construção, idade dos reatores, desativados e período de funcionamento. Discutiremos questões relativas ao descomissionamento e aos rejeitos nucleares.
« Última modificação: 03 de Abril de 2014, 23:15:22 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:Panorama mundial das usinas nucleares - 10/04/2014 via internet
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2014, 21:38:58 »
Acompanharei. :ok:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2014, 20:59:51 »
Me liberaram do serviço, acho que vou até assistir lá mesmo de repente.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2014, 01:32:13 »
:ok:

Espero que eu consiga assistir. Estarei entre aulas.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2014, 02:28:11 »
"Desde setembro de 2013, o Japão sobrevive sem nenhum dos seus 54 reatores nucleares e apesar do verão excepcionalmente quente de 2013, não ocorreu nenhum blackout."

Beira abusivamente o sensacionalismo tendencioso. Por quanto tempo mais? Quais os efeitos mais adiante? Foi o Japão tão estúpido assim em passado recente para se aparelhar com perigo tão dispendioso e dispensável? O mundo pode prescindir de energia nuclear sem drásticas consequências das que se traduzem economicamente? É difícil demais, em alguns casos. Há 30 anos, havia quem "*demonstrasse*" que hoje não haveria mais petróleo economicamente explorável; era menor a preocupação com os efeitos do USO do combustível fóssil no futuro, e sua substituição era da ordem do..do momento. Tais questões são como da própria economia: muito debate para decidir o mais homérico erro a se cometer, sem consciência alguma do fato.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #5 Online: 16 de Abril de 2014, 12:32:36 »
Como foi a paresentacao? Tem algum material online?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2014, 20:14:24 »
Foi uma palestra com um viés crítico às usinas nucleares, até nas perguntas o pessoal pegou no pé por causa disso. Mas foi bem informativa.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2014, 00:51:05 »
Tem um excelente documentário no Netflix (Pandora's ....) sobre a qeustão da energia nuclear.

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2014, 01:40:50 »
Eu não consegui assistir ao seminário, mas acho curioso esse viés. A Profa. Emico é uma das pioneiras da dosimetria e segurança radiológica no país. Pode ser que por entender tanto do assunto saiba que a proteção radiológica dessas usinas é mais complicada de se garantir do que se aparenta, mas é só um chute.

A quem interessar: http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=21856
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, 01:44:29 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #9 Online: 26 de Abril de 2014, 15:31:36 »
Foi uma palestra com um viés crítico às usinas nucleares, até nas perguntas o pessoal pegou no pé por causa disso. Mas foi bem informativa.

Eu ja esperava isso, pela descricao da palestra no 1o post fica claro esse vies negativo. Ainda nao vi o video, mas acho que se quisesse ser imparcial os palestrantes deveriam apresentar uma comparacao da producao energetica / dejetos de usinas nucleares x outras alternativas.

Meio off topic: alias me vem as perguntas "como exatamente a radiacao mata o ser humano? Como ela causa mutacoes?"
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, 15:44:59 por Enjolras »
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!