O titulo do tópico foi infeliz, pois não se trata de analfabetismo funcional, mas do valor simbólico e festivo que se deposita no objeto que é o ovo de páscoa e o que ele representa. Tanto que em países desenvolvidos, onde tal festa é comomorada, e onde se espera que as pessoas possuam uma formação acadêmica melhor, é bem provavel que a proporção de venda de ovos de páscoa por habitante seja bem maior do que em países sub-desenvolvidos (onde o número de analfabeto funcionais é maior), como o Brasil por exemplo.
Eu no entanto não compro ovos de páscoa, porque não deposito valor maior algum a um ovo de páscoa se comparado a uma barra de chocolate ou uma simples caixa de bombom, tanto que nunca comprei para mim, ou mesmo para outros, ovo de páscoa algum. Compro sempre ou barras de chocolate ou caixas de bombom. Porém, entendo pefeitamente aqueles que preferem pagar mais caro por uma quantidade menor de chocolate, comprando ovos de páscoa, pois sei que para eles comer ou presentear alguém com um ovo de páscoa possui um valor simbólico especial, que para eles não seria satisfeito com uma simples barra de chocolate ou caixa de bombom.
Abraços!