Autor Tópico: Um exemplo do perigo do analfabetismo funcional em matemática para o seu bolso  (Lida 2122 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Um exemplo do perigo do analfabetismo funcional em matemática para o seu bolso
« Resposta #25 Online: 05 de Abril de 2014, 12:44:19 »
A tradição para mim, são cascas de ovos de galinha, pintadas com papel crepon e cheias de amendoim, em cestinhas escondidas ao ar livre se o tempo estiver bom, ou dentro de casa mesmo se estiver chovendo. Simples e barato.
E pode até ter algum chocolate junto... :)

Acho que é a Athena quem um dia me contou que fazia essas coisas pras filhas dela, e fazia patinhas de coelho com talco no chão, pras meninas seguirem as pistas. Achei muito bacana a ideia.
E ai? Quando vem as suas crianças?  :hihi:

Tomara que ano que vem. Tô praticando todos os dias pra saírem bem feitas... :lol:

Lembre-se que são mulheres que engravidam. :hihi:
É exatamente isso que o Barata tem tatuado na nuca sexy dele. Como você obteve essa informação? :hein:

Verda! Como voce viu? Voce viu a minha da nuca ou a igual que o Jaf tem no cóccix?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:Um exemplo do perigo do analfabetismo funcional em matemática para o seu bolso
« Resposta #26 Online: 05 de Abril de 2014, 13:59:24 »
 :biglol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #27 Online: 05 de Abril de 2014, 14:30:36 »
O titulo do tópico foi infeliz, pois não se trata de analfabetismo funcional, mas do valor simbólico e festivo que se deposita no objeto que é o ovo de páscoa e o que ele representa. Tanto que em países desenvolvidos, onde tal festa é comomorada, e onde se espera que as pessoas possuam uma formação acadêmica melhor, é bem provavel que a proporção de venda de ovos de páscoa por habitante seja bem maior do que em países sub-desenvolvidos (onde o número de analfabeto funcionais é maior), como o Brasil por exemplo.

Eu no entanto não compro ovos de páscoa, porque não deposito valor maior algum a um ovo de páscoa se comparado a uma barra de chocolate ou uma simples caixa de bombom, tanto que nunca comprei para mim, ou mesmo para outros, ovo de páscoa algum. Compro sempre ou barras de chocolate ou caixas de bombom. Porém, entendo pefeitamente aqueles que preferem pagar mais caro por uma quantidade menor de chocolate, comprando ovos de páscoa, pois sei que para eles comer ou presentear alguém com um ovo de páscoa possui um valor simbólico especial, que para eles não seria satisfeito com uma simples barra de chocolate ou caixa de bombom.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 06 de Abril de 2014, 04:01:33 »
O problema é que a simbologia do ovo é besta também (mas concordo com você, Barata, isto não está levantado na discussão é você está absolutamente certo na sua crítica).

Mas o que eu quero saber sobre este tópico mesmo é onde tem esta promoção de barra de Alpino a 2 reais e 50 centavos. Devem estar reaproveitando uma imagem que tinha sido feita para viralizar a umas 10 páscoas atrás.
Hahahahahahaha...   Foi exatamente o que me perguntei quando bati os olhos naquilo ali. Comprei dois tabletes desses por 3,99 cada, essa semana, numa promoção (preço normal, 4,50). Mas deve ser isso aí que você teorizou mesmo.

Bom, independentemente do fato de que, realmente, a nescidade envolvida no gasto imbecil com simbolismos não seja analfabetismo matemático funcional, mas de outra desqualificação, o fato é que o alpino do tablete não é mesmo do ovo que não é o mesmo do que vem em forma de bombom na caixa que não é o mesmo, cada um deles, igual aos mesmos, sempre. Quem nunca notou as variações amplas que esses produtos sofrem? O que vale para todo e qualquer produto no mercado, alimentícios e de outras categorias. Por verificação própria, eu concluo que vale pagar o preço do ovo, não por porcaria de símbolo nenhum, mas porque noto que capricham mais na qualidade e é um momento do ano em que se tem disponível um produto mais apetecedor dos prazeres sensoriais. Isso sim, vale qualquer preço. Essa conversa de que chocolate é tudo igual, mesmo dentro de uma mesma marca, é de quem não é apreciador.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Abril de 2014, 08:31:05 »

A Nestlé fez publicar uma nota oficial sobre preços de ovos de páscoa:
Resposta da Nestlé e outras considerações.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 14 de Abril de 2014, 20:31:29 »
Entrei em um supermercado no fim de semana e aparentemente ninguém comprava ovos de Páscoa, estava cheio de gente e mesmo assim não vi uma única pessoa comprando.

No ano passado, na época do Natal, socaram o ferro nos preços dos panetones e até o mês de Março ainda tinha uns encalhados sendo vendidos, só que agora a dez paus ou menos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!