Autor Tópico: O sofrimento físico como forma de desenvolvimento(?) espiritual  (Lida 799 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
O sofrimento físico como forma de desenvolvimento(?) espiritual
« Online: 18 de Abril de 2014, 07:05:52 »
Isso é algo que se vê principalmente em algumas religiões e crenças orientais.O sofrimento físico,dizem alguns,age como um fator de "elevação espiritual".Existe um fundamento sério nisso ?
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, 08:37:37 por 4 Ton Mantis »
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:O sofrimento físico como forma de desenvolvimento(?) espiritual
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2014, 09:45:29 »
Sim. O fundamento está no conceito da mortificação que serve para unir as pessoas à Deus através de sacrifícios físicos e mentais. Server para remissão dos pecados e à santificação da alma através do desapego ao prazer.

É por isso que uso um cilício na perna. A dor me faz sempre lembrar que sou um ser espiritual vivendo experiências humanas e me aproxima do sofrimento daquele que morreu para nos salvar e ressucitou para ascender ao céu.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2014, 09:46:45 »
E quanto maior o  sofrimento, maior a recompensa, etc...
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2014, 09:57:28 »
É por isso que uso um cilício na perna. A dor me faz sempre lembrar que sou um ser espiritual vivendo experiências humanas e me aproxima do sofrimento daquele que morreu para nos salvar e ressucitou para ascender ao céu.

Acho que faltou um smiley aí na sua frase.
Eu não acredito que você use cilício na perna.
Ou estou enganado?  :hein:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Abril de 2014, 10:29:09 »
porque pensa que existe no CC uma classificação nível máximo enquanto a maioria tem nível representado por números? Um dos requisitos é o cilício. Mas isso é restrito, já estou dizendo demais e posso ser penalizado.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #5 Online: 18 de Abril de 2014, 11:02:14 »
Isso é algo que se vê principalmente em algumas religiões e crenças orientais.O sofrimento físico,dizem alguns,age como um fator de "elevação espiritual".Existe um fundamento sério nisso ?
Sim. Dominação de uma minoria sobre a maioria ignara.

Essa história é bem conhecida na Índia, onde o sistema de castas fez o excelente trabalho de deixar ricos, ricos, e pobres, pobres.

Fora isso, só blá, blá, blá e groselha bem vermelha.

Saudações.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2014, 12:20:12 »

Na verdade se vê também nas ocidentais. Existiam vários instrumentos para se machucar enquanto pregava, existia o suplicio, é que hoje se chama 'bondage' :)

Provém da associação de trabalho com suplício e sacrifício.

Recomendo que você leia 'Os demônios de Loudum' de Aldous Huxley, onde faz uma investigação sobre um padre (Grandier) que é condenado a ser queimado por bruxaria por ter 'seduzido' 17 freiras, que estavam no claustro. Mas como pode ter seduzido freiras que nunca sequer tocou ?

É uma investigação histórica e social da França da inquisição, bem legal.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FredLC

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2014, 14:35:54 »
Eu li demônios de loudum, e achei um pouco chato. Do Huxlei, ainda prefiro admirável mundo novo.

Em tópico, sempre achei esse conceito de que o sofrimento emancipa um argumento político, para impor as pessoas que sofrem que parem de reclamar e continuem trabalhando.

Com certeza há um pouco de fetiche com a crucificação de Jesus; afinal, tortura levou ao "ato mais nobre" da história, não é?
…There would be no atheism if there were no god…"

G.K. Chesterton.

"Deal"

FredLC

Links para minhas galerias de arte

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!