Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.
CrençaCrença como uma atitude proposicional e um estado mentalToda crença é uma atitude proposicional, atitude proposicional é um "termo introduzido por Bertrand Russell para designar uma das duas categorias centrais de estados e acontecimentos psicológicos em que se tornou habitual dividir a totalidade dos fenômenos mentais; talvez em virtude do papel que desempenham na explicação do comportamento racional, considera-se usualmente que as crenças e os desejos são estados mentais paradigmáticos da categoria das atitudes proposicionais." (Cf.
BRANQUINHO; MURCHO; GOMES, Enciclopédia de termos lógico-filosóficos, São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 100)
Crença como uma adesão á validade de uma noção qualquer"No significado mais geral, [crença] é a atitude de quem reconhece como verdadeira uma proposição: portanto, a adesão à validade de uma noção qualquer. A C. não implica, por si só, a validade objetiva da noção à qual adere nem exclui essa validade. Tampouco tem, necessariamente, alcance religioso, nem é, necessariamente, a verdade revelada, a fé; por outro lado, também não exclui essa determinação e, nesse sentido, pode-se dizer que uma C. pode pertencer ao domínio da fély). De per si, a C. implica apenas a adesão, a qualquer título dado e para todos os efeitos possíveis, a uma noção qualquer. Portanto, podem ser chamadas de C. as convicções científicas tanto quanto as confissões religiosas, o reconhecimento de um princípio evidente ou de uma demonstração, bem como a aceitação de um preconceito ou de uma superstição. Mas não se pode chamar de C. a dúvida, que suspende a adesão à validade de uma noção, nem a opinião, no caso de excluir as condições necessárias para uma adesão desse gênero." (Cf. Abbagnano, Dicionário de filosofia, São Paulo: Martins fontes, 2007, p. 218)
ConclusãoCrença é por tanto uma atitude proposicional, um estado mental onde uma proposição é acompanhado por uma convicção intima a considera-la falsa ou verdadeira.
Conhecimento"Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer") é o ato ou efeito de conhecer. [...] No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer." (Cf.
Wikipédia Conhecimento, Visitado em 28/04/2014)
Conhecimento como crença verdadeira justificada (CVJ)"O conhecimento pode ser compreendido como uma crença verdadeira justificada, isto é, um dado sujeito tem uma crença – opinião, – essa crença é verdadeira [combina com a realidade] e o sujeito tem boas razões para a justificarem [evidências e/ou lógica que sustentem a sua crença]. Assim sendo, crença, verdade e justificação são condições necessárias para que se constitua conhecimento, mas apenas no seu conjunto são suficientes. Crença é uma condição necessária pois não é possível conhecer sem acreditar. Por outro lado, esta não constitui uma condição suficiente pois esta não passa de uma opinião, podendo, então, ser falsa, saber/conhecer é, portanto, diferente de acreditar. Verdade é uma condição necessária uma vez que o conhecimento é factivo, ou seja, não se podem conhecer falsidades. No entanto esta não é por si só uma condição suficiente, dado que podemos acreditar em alguma coisa que é verdadeira sem que saibamos que esta é verdadeira. Justificação é uma condição necessária já que é necessário haver boas razões nas quais apoiar a verdade de uma crença. Contudo a justificação não é por si uma condição suficiente, porque ter razões para acreditar em algo não garante que essa crença seja verdadeira." (Cf.
Wikipédia, Conhecimento, Visitado em 28/04/2014)
De acordo com a clássica definição de Platão sobre conhecimento, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada, onde as proposições apoiadas por uma crença justificada por evidências e lógica racional combina com a realidade (verdade):
Diagrama do Conhecimento. Em amarelo representa-se o conhecimento como um conjunto de crenças verdadeiras, que foram provadas e justificadas. Em marrom estão as crenças verdadeiras, mas ainda não provadas. Em azul representam-se as crenças falsas, e em vermelho, as verdades desconhecidas. (Cf.
Wikipédia, Crença, Visitado em 28/04/2014)
ConclusãoConhecimento é toda e qualquer opinião tomada como certa, justificada por evidências e lógica racional e que por sua vez combine com a realidade/objeto examinado.
Conclusão finalComo conhecimento é toda e qualquer opinião tomada como certa, justificada por evidências e lógica racional e que por sua vez combine com a realidade/objeto examinado.
E como crença é o estado mental onde toda e qualquer opinião/ideia/proposição é acompanhada por uma convicção intima a considera-la verdadeira ou falsa.
Logo, para conhecer é preciso acreditar, pois só se se aceita uma proposição como certa quando se acredita que ela o seja (independente de esta crença ser justificada ou não).
Abraços!