Autor Tópico: Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.  (Lida 1144 vezes)

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Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.


Crença

Crença como uma atitude proposicional e um estado mental

Toda crença é uma atitude proposicional, atitude proposicional é um "termo introduzido por  Bertrand Russell para designar uma das duas categorias centrais de estados e acontecimentos psicológicos em que se tornou habitual dividir a totalidade dos fenômenos mentais; talvez em virtude do papel que desempenham na explicação do comportamento racional, considera-se usualmente que as crenças e os desejos são estados mentais paradigmáticos da categoria das atitudes proposicionais." (Cf. BRANQUINHO; MURCHO; GOMES, Enciclopédia de termos lógico-filosóficos, São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 100)

Crença como uma adesão á validade de uma noção qualquer

"No significado mais geral, [crença] é a atitude de quem reconhece como verdadeira uma proposição: portanto, a adesão à validade de uma noção qualquer. A C. não implica, por si só, a validade objetiva da noção à qual adere nem exclui essa validade. Tampouco tem, necessariamente, alcance religioso, nem é, necessariamente, a verdade revelada, a fé; por outro lado, também não exclui essa determinação e, nesse sentido, pode-se dizer que uma C. pode pertencer ao domínio da fély). De per si, a C. implica apenas a adesão, a qualquer título dado e para todos os efeitos possíveis, a uma noção qualquer. Portanto, podem ser chamadas de C. as convicções científicas tanto quanto as confissões religiosas, o reconhecimento de um princípio evidente ou de uma demonstração, bem como a aceitação de um preconceito ou de uma superstição. Mas não se pode chamar de C. a dúvida, que suspende a adesão à validade de uma noção, nem a opinião, no caso de excluir as condições necessárias para uma adesão desse gênero." (Cf. Abbagnano, Dicionário de filosofia, São Paulo: Martins fontes, 2007, p. 218)

Conclusão

Crença é por tanto uma atitude proposicional, um estado mental onde uma proposição é acompanhado por uma convicção intima a considera-la falsa ou verdadeira.


Conhecimento

"Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer") é o ato ou efeito de conhecer. [...] No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer." (Cf. Wikipédia Conhecimento, Visitado em 28/04/2014)


Conhecimento como crença verdadeira justificada (CVJ)

"O conhecimento pode ser compreendido como uma crença verdadeira justificada, isto é, um dado sujeito tem uma crença – opinião, – essa crença é verdadeira [combina com a realidade] e o sujeito tem boas razões para a justificarem [evidências e/ou lógica que sustentem a sua crença]. Assim sendo, crença, verdade e justificação são condições necessárias para que se constitua conhecimento, mas apenas no seu conjunto são suficientes. Crença é uma condição necessária pois não é possível conhecer sem acreditar. Por outro lado, esta não constitui uma condição suficiente pois esta não passa de uma opinião, podendo, então, ser falsa, saber/conhecer é, portanto, diferente de acreditar. Verdade é uma condição necessária uma vez que o conhecimento é factivo, ou seja, não se podem conhecer falsidades. No entanto esta não é por si só uma condição suficiente, dado que podemos acreditar em alguma coisa que é verdadeira sem que saibamos que esta é verdadeira. Justificação é uma condição necessária já que é necessário haver boas razões nas quais apoiar a verdade de uma crença. Contudo a justificação não é por si uma condição suficiente, porque ter razões para acreditar em algo não garante que essa crença seja verdadeira." (Cf. Wikipédia, Conhecimento, Visitado em 28/04/2014)

De acordo com a clássica definição de Platão sobre conhecimento, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada, onde as proposições apoiadas por uma crença  justificada por evidências e lógica racional combina com a realidade (verdade):

Diagrama do Conhecimento. Em amarelo representa-se o conhecimento como um conjunto de crenças verdadeiras, que foram provadas e justificadas. Em marrom estão as crenças verdadeiras, mas ainda não provadas. Em azul representam-se as crenças falsas, e em vermelho, as verdades desconhecidas. (Cf. Wikipédia, Crença, Visitado em 28/04/2014)

Conclusão

Conhecimento é toda e qualquer opinião tomada como certa, justificada por evidências e lógica racional e que por sua vez combine com a realidade/objeto examinado.



Conclusão final

Como conhecimento é toda e qualquer opinião tomada como certa, justificada por evidências e lógica racional e que por sua vez combine com a realidade/objeto examinado.

E como crença é o estado mental onde toda e qualquer opinião/ideia/proposição é acompanhada por uma convicção intima a considera-la verdadeira ou falsa.

Logo, para conhecer é preciso acreditar, pois só se se aceita uma proposição como certa quando se acredita que ela o seja (independente de esta crença ser justificada ou não).


Abraços!

 :ok:
« Última modificação: 28 de Abril de 2014, 16:21:03 por Skeptikós »
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Offline Pagão

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Re:Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2014, 16:39:24 »
Quem é incapaz de crer é incapaz de conhecer...., pois sempre fica duvidando de tudo... :ok:
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Offline Skeptikós

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Re:Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2014, 19:30:39 »
Este, que duvida e por isso não conhece, ao menos está sendo congruente com sua posição, quando assume não poder conhecer, mas somente duvidar, como é o caso do cético sobre em questões gerais, ou como é o caso do agnóstico em relação a questões metafísicas e religiosas incognoscíveis e/ou infalseáveis.

No entanto é contraditório quando por exemplo um ateu afirma que sua negação/rejeição categórica da ideia da existência de deus(es) não é uma crença, ou quanto um suposto homem que se guia pela ciência afirma que a aceitação de proposições cientificas comprovadas não é crença, mas apenas conhecimento.

Temos acima duas posições incongruentes. Pois se aceitar como certo é por si só uma crença, tanto a negação ateísta da existência de deus(es) ou a aceitação de uma proposição cientifica como certa são todas exemplos de crenças sendo postas em ação.

Abraços!
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Offline Pagão

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Re:Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2014, 12:00:53 »
...tanto a negação ateísta da existência de deus(es) ou a aceitação de uma proposição cientifica como certa são todas exemplos de crenças sendo postas em ação.

Relativamente a deuses sobrenaturais prefiro declarar-me descrente em vez de ateu ou agnóstico..., e isso não é uma forma de crença pois não é a declaração de uma certeza, certo?... E não será, até, a posição mais cética? :idea:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Moro

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Re:Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2014, 23:55:49 »




Crenças verdadeiras desconhecidas não faz sentido, faz?
Do mesmo modo, porque nem toda a verdade mais verdade resulta em conhecimento? Precisamos acreditar em algo verdadeiro?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline Moro

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Re:Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2014, 23:56:31 »
Isso já foi meu avatar, e sofreu críticas
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline Skeptikós

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Re:Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.
« Resposta #6 Online: 30 de Abril de 2014, 00:40:30 »
...tanto a negação ateísta da existência de deus(es) ou a aceitação de uma proposição cientifica como certa são todas exemplos de crenças sendo postas em ação.

Relativamente a deuses sobrenaturais prefiro declarar-me descrente em vez de ateu ou agnóstico..., e isso não é uma forma de crença pois não é a declaração de uma certeza, certo?... E não será, até, a posição mais cética? :idea:
Me parece que sim, pois a descrença alude sobre uma falta de crença. E é isso que representa o ceticismo e a sua dúvida, um estado mental diferente do de uma crença, sendo na verdade o de falta de crença sobre uma tal questão. Como afirmado na descrição acima segundo o "Dicionário de Filosofia" de Abbagnano.

O agnosticismo, como proposto por Huxley (criador do conceito), atua como uma antítese ao "gnosticismo" empregado pelo cristianismo para se referir ao conhecimento divino e espiritual. É a posição daquele que não admite soluções (conclusões) para questões incognoscíveis e infalseáveis, como é o caso das questões metafisicas ou sobrenaturais. O agnóstico, de acordo com a posição de Huxley é aquele que não manifesta opinião nem se interessa por questões deste tipo. (Cf. Abbagnano, p.22)

Por isso talvez, para aqueles que mesmo agora estejam em duvida, mas se interessam em investigar e em chegar a opiniões conclusivas sobre questões deste tipo, não se enquadrem bem como agnósticos segundo o conceito "oficial" de agnosticismo. E tomar uma atitude como a sua de se declarar "descrente" ao invés de "agnóstico" talvez seja a melhor atitude tomada.

Abraços!
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Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

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Re:Conhecimento e saber estão intimamente ligados a crença e acreditar.
« Resposta #7 Online: 30 de Abril de 2014, 00:48:42 »




Crenças verdadeiras desconhecidas não faz sentido, faz?
"Crenças verdadeiras desconhecidas" me parece ilógico. Mas se falássemos de crenças verdadeiras não justificadas (Em marrom, no quadro acima), ai é perfeitamente lógico. Pois podemos acreditar em algo que supostamente combine com a realidade e por isso reflita a verdade, mas não sabermos explicar o porque da nossa crença ser verdadeira. Alguém pode "saber" que a terra orbita o sol, mas não saber justificar com evidências e lógica de forma a comprovar (justificar) a sua proposição. Temos ai uma crença verdadeira não justificada. E por isso não existe o conhecimento (de como e do porque funciona).

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Do mesmo modo, porque nem toda a verdade mais verdade resulta em conhecimento? Precisamos acreditar em algo verdadeiro?
Não entendi, pode me explicar melhor?

Abraços!
« Última modificação: 30 de Abril de 2014, 00:57:48 por Skeptikós »
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