Autor Tópico: POR QUE O PORTUGUÊS É O MELHOR IDIOMA PARA A MÚSICA?  (Lida 1891 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
POR QUE O PORTUGUÊS É O MELHOR IDIOMA PARA A MÚSICA?
« Online: 29 de Abril de 2014, 00:55:02 »
O autor (ou autora) faz uma analise descompromissada do porque.

Ele(a) partiu da premissa de que a maioria das boas musicas sao de cantores portugueses, nao sei se isso confere, mas deixando de lado esse detalhe por um instante, os argumentos sao bem interessantes.

http://tipsypilgrim.com/blog/why-portuguese-is-the-best-language-for-music.html
(tem um link pro artigo em Protugues, com uma traducao meio esquisita, mas da' pra entender)

Curiosamente, alguns gringos ja me disseram que gostam de ouvir quando eu falo em Portugues. Talvez a nossa Lingua realmente tenha uma sonoridade agradavel.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
Re:POR QUE O PORTUGUÊS É O MELHOR IDIOMA PARA A MÚSICA?
« Resposta #1 Online: 29 de Abril de 2014, 03:53:46 »
É paralelo ao tema do tópico, mas, quando criança, eu me incomodava da complexidade do português, e lembro até de uma aula em que foi ensinado que nosso língua é uma das mais difíceis — não me pergunte o propósito educacional disso. O fato é, entretanto, que, ao meu ver, é exatamente essa complexidade que a faz tão bonita e completa.

Pode ser uma evidência anedótica, mas, por conhecer, ainda que minimamente o inglês, vejo o quanto se destaca a nossa a língua.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2014, 05:30:27 »
, quando criança, eu me incomodava da complexidade do português, e lembro até de uma aula em que foi ensinado que nosso língua é uma das mais difíceis — não me pergunte o propósito educacional disso. O fato é, entretanto, que, ao meu ver, é exatamente essa complexidade que a faz tão bonita e completa.

Essa complexidade tem a vantagem de facilitar a aprendizagem doutras línguas, nomeadamente o inglês, designadamente quando comparamos com as dificuldades sentidas pelos falantes do castelhano... Todavia, é muito interessante verificar que, aqui em Portugal, os emigrantes dos países eslavos do Leste europeu aprendem o português rapidamente e com uma perfeição admirável, e o nosso sotaque é bem difícil pois "falamos para dentro" enquanto no Brasil "se fala para fora"... por assim dizer e simplificando.

Não tinha nenhuma noção de que o português fosse considerado um bom idioma para a música por estrangeiros... É uma surpresa.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2014, 13:04:06 »
Não me lembro agora quem, mas havia um rei de Castela (ou seria de Leão?), anterior à formação do Reino de Portugal,  que escrevia em prosa em castelhano,  mas em versos em português (na verdade deveria ser galego-português), que seria uma língua mais melódica.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2014, 20:19:54 »
esse maior numeor de vogais realmente é legal, mas eu acho que o que faz ter grandes música naõ é só os fatores linguisticos, mas culturais: portugueses tem um passado mouro e latino, brasileiros adaptaram ritmos indigenas, africanos e retrabalharam a influencia portuguesa.

o mesmo para as influencias historicas das muscias francesas e em inglês que tiveram seus expoentes em nossas terras.

por isso nossas músicas soam locais, assim como soam internacionais, tem aquele clima de "inconsciente coletivo" que não é só nosso , o reggae jamaicano também tem algo assim, um som muito muito local, porém que consegue ser admirado pelo mundo todo sem soar alienígena como um pop indiano, musica russa tradicional ou j-pop.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2014, 20:28:17 »
mas acho que até pela profusão do quanto é falado o ingles tem músicas mais marcantes (para mim) especialmente pois eles tratam as palavras com mais lirismo, brincam mesmo com a voz ao cantá-las, algo até meio rejeitado pelos cantores lusófonos (eles consideram uma punhetagem vocal kk)
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2014, 21:54:43 »
Já ouvi que o italiano é mais sonoro. Acho que depende do gosto. Tem uma entrevista do tenor Beniamino Gigli (anos 30) explicando de modo jocoso porque opera em alemão é feia, pena que não consegui encontrar
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2014, 22:34:57 »
A Flauta Mágica não fica feia em alemão (talvez o último ato seja um pouco...), mas não suporto 5 min de Wagner. O francês também funciona bem em óperas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2014, 23:04:10 »
Na entrevista Benimiano, que não era um tenor dramático, fez uma sacanagem cantando la traviata (se não me engano) em alemão e ficou evidentemente bizarro, aí ele disse que essa bizarrice era por causa do alemão.

Ele era junto com Del Monaco (esse dramático) os tenores da época mas Benimiano é considerado um dos melhores de todos os tempos.

Não gosto de óperas de vagner, é para ouvir cinco minutos mesmo, mas tem muita música erudita alemã que fica excelente, como ária da rainha da noite por exemplo.

Mas que o italiano casa mais com ópera, sem dúvida. Francês bom exemplo Bizet

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2014, 23:05:06 »
E acho que inglês tem mais vogais que o português não? Mais fonêmas sem dúvida. Não podem falar o velho João, que rima com coração :chorao:, mas tem mais sons do que nós.

E se for por isso, há linguas com dezenas de vogais e mais de cem fonemas.
« Última modificação: 29 de Abril de 2014, 23:16:50 por Madiba »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2014, 13:03:58 »
Português é péssimo pra música. Inglês é muito melhor.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Maio de 2014, 20:21:31 »
Acho que o português é bom para música e para poesia por causa do uso de sílabas bem definidas e palavras que terminam com vogais. Mesma coisa com o italiano. O fato da maioria das palavras terem 2 ou 3 sílabas e serem paroxítonas deve ajudar também. O japonês também tem várias dessas características e é bem mais agradável que o chinês, por exemplo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!