Pessoal,
Ontem, assistindo a um vídeo muito interessante da Stanford, de uma matemática que trabalha com dinâmica de fluídos, me surpreendi com a explicação que ela, uma profissional do ramo, deu para o fenômeno da sustentação.
www.youtube.com/watch?v=LSxqpaCCPvYA explicação que está disponível aos baldes por aí, e utilizada pela Phd do vídeo, envolve somente a diferença de pressões estáticas entre a parte de baixo da asa e a de cima, evocando-se, exclusivamente, o teorema de Bernoulli.
Eu sempre argumentei três coisas contra essa explicação :
1 - Essa explicação considera o aumento da pressão dinâmica, associado à diminuição da pressão estática. Porém, só considera a força da pressão estática, ignorando completamente aonde foi parar a força gerada pelo aumento da pressão dinâmica;
2 - Se o ar acelera radialmente quando passa pela asa, então temos obrigatóriamente, pelas leis de Newrton, uma força atuando. Neste caso, uma força que a asa exerce no ar, acelerando-o radialmente. Ainda por Newton, neste caso, por Ação e Reação, a asa TEM que ser "acelerada" radialmente pelo ar no sentido contrário. E, considerando-se a velocidade do avião, essa força seria muito maior que as diferenças de força geradas pelas diferenças de pressão estática;
3 - Uma coisa é a força gerada pela diferença de pressão estática no nível do mar; outra é a força gerada a 12.000 m de altitude, onde a pressão atmosférica está severamente reduzida. Muito provavelmente, mesmo considerando-se que exista diferença em toda a área da asa, esta força não será suficiente para manter um 747 cheio de combustível, gente e carga no ar.
Fui pesquisar na internet, e encontrei o excelente e esclarecedor artigo Português (o que não deixa de ser uma ironia, depois do que ocorreu com o Drone deste país..hehehe) sobre este interessante caso que envolve "o que ele chama de ruído científico", e propagação deste nos meios de comunicação.
http://dited.bn.pt/31619/2606/3184.pdfAbaixo, links com a explicação mais difundida :
http://pt.wikipedia....in%C3%A2mica%29
http://www.if.ufrgs....43/20031/Andre/
http://science.howst...n/airplanes.htm
http://www.alunosonl...o-um-aviao.html
Abs
Felipe