Autor Tópico: Sustentação Aerodinâmica - Ruídos Científicos ePropagação de Informação Errada  (Lida 500 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Feliperj

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.147
Pessoal,

Ontem, assistindo a um vídeo muito interessante da Stanford, de uma matemática que trabalha com dinâmica de fluídos, me surpreendi com a explicação que ela, uma profissional do ramo, deu para o fenômeno da sustentação.

www.youtube.com/watch?v=LSxqpaCCPvY

A explicação que está disponível aos baldes por aí, e utilizada pela Phd do vídeo, envolve somente a diferença de pressões estáticas entre a parte de baixo da asa e a de cima, evocando-se, exclusivamente, o teorema de Bernoulli.

Eu sempre argumentei três coisas contra essa explicação :

1 - Essa explicação considera o aumento da pressão dinâmica, associado à diminuição da pressão estática. Porém, só considera a força da pressão estática, ignorando completamente aonde foi parar a força gerada pelo aumento da pressão dinâmica;

2 - Se o ar acelera radialmente quando passa pela asa, então temos obrigatóriamente, pelas leis de Newrton, uma força atuando. Neste caso, uma força que a asa exerce no ar, acelerando-o radialmente. Ainda por Newton, neste caso, por Ação e Reação, a asa TEM que ser "acelerada" radialmente pelo ar no sentido contrário. E, considerando-se a velocidade do avião, essa força seria muito maior que as diferenças de força geradas pelas diferenças de pressão estática;

3 - Uma coisa é a força gerada pela diferença de pressão estática no nível do mar; outra é a força gerada a 12.000 m de altitude, onde a pressão atmosférica está severamente reduzida. Muito provavelmente, mesmo considerando-se que exista diferença em toda a área da asa, esta força não será suficiente para manter um 747 cheio de combustível, gente e carga no ar.

Fui pesquisar na internet, e encontrei o excelente e esclarecedor artigo Português (o que não deixa de ser uma ironia, depois do que ocorreu com o Drone deste país..hehehe) sobre este interessante caso que envolve "o que ele chama de ruído científico", e propagação deste nos meios de comunicação.

http://dited.bn.pt/31619/2606/3184.pdf

Abaixo, links com a explicação mais difundida :

http://pt.wikipedia....in%C3%A2mica%29

http://www.if.ufrgs....43/20031/Andre/

http://science.howst...n/airplanes.htm

http://www.alunosonl...o-um-aviao.html



Abs
Felipe

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
O vídeo abaixo mostra que a explicação baseada em Bernuilli não está errada e nem é contraditória com a apresentada, ela é parte da explicação do fenômeno. Veja:

<a href="https://www.youtube.com/v/QKCK4lJLQHU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/QKCK4lJLQHU</a>

O problema é que se apenas Bernuilli for considerado, pode-se incorrer em erros no desenvolvimento de tecnologia aerodinâmica pelo desprezo de fatores importantes como o número de Reynolds e turbulências.
« Última modificação: 15 de Maio de 2014, 01:01:18 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Além disso, se apenas Bernoulli for considerado, aviões não voariam de cabeça para baixo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Feliperj

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.147
Olá Giga,

A questão de estar "errada" aparece quando só se considera as forças resultadas da ação da pressão estática como explicação para o fenômeno. A contribuição desta força é bem menor que a força que o ar exerce na sumperfície do arerofólio, em função do aumento da pressão dinâmica e de outros fatores relacionados a dinâmica.

Abs
Felipe

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!