Autor Tópico: Os mitos judaico-cristãos e suas similaridades com outras mitologias  (Lida 1107 vezes)

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Os mitos judaico-cristãos e suas similaridades com outras mitologias
« Online: 04 de Junho de 2014, 17:26:43 »
<a href="https://www.youtube.com/v/ZzgH-jIwZrc" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/ZzgH-jIwZrc</a>

Palavras chave: cristianismo, judaísmo, mitologia egípcia, mitologia grega, mitraísmo, paganismo, messias, jesus cristo, maria, hórus, isís, dionísio, mitra, as tabuas da lei, os livros dos mortos, os dez mandamentos, as 42 leis de maat, moisés, maat, os 12 discípulos, as 12 constelações, sol, o filho de deus, a cruz dos zodíacos, ressurreição, plágio cristão.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Os mitos judaico-cristãos e suas similaridades com outras mitologias
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2014, 18:16:36 »
Não é bem plágio, são estórias mais velhas do que a estória oficial e que também sofrem variações dependendo na medida em que espalham para outras culturas !
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2014, 18:28:31 »
Não é bem plágio, são estórias mais velhas do que a estória oficial e que também sofrem variações dependendo na medida em que espalham para outras culturas !
Eu sei, não concordo com o teor que o narrador usou para apresentar estas similaridades, achei um tanto forçado. Além disso adicionei "plágio cristão" como palavra-chave, apenas porque este me parece um termo muito utilizado na comunidade ateísta, pare se referir aos mitos cristãos e suas similaridades com mitos mais antigos provenientes de outras culturas, podendo especular ai uma influência destas na concepção da mitologia judaico-cristã.

:ok:

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2014, 18:36:31 »
Não é bem plágio, são estórias mais velhas do que a estória oficial
Não entendi, o que você quer dizer com estórias mais velhas do que a estória oficial? Porque os mitos judaico-cristãos seriam oficiais e os outros mais antigos, de culturas diferentes, não o seriam?

e que também sofrem variações dependendo na medida em que espalham para outras culturas !
Como dito acima por mim, me parece que o uso da palavra plágio no documentário foi muito forte, mas talvez não seja assim tão absurdo, visto que na música, já é considerado plágio, a similaridade descarada de uma melodia e/ou um ritmo de uma música mais nova em comparação a uma mais antiga, não necessitando que a letra e todos os elementos musicas que compõem a música mais nova sejam idênticos a mais antiga.

Neste caso podemos dizer que a base da mitologia cristã, é sim muito semelhante a de outras mitologias mais antigas, como a história de Gilgamesh por exemplo, na parte do diluvio é extremamente semelhante a história de Noé. Este poderia por exemplo ser um exemplo de plágio, devido a gigantesca semelhança entre os dois mitos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2014, 21:17:21 »
Isso já foi debunked, não há todas essas similaridades, são forçadas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2014, 21:25:04 »

Não entendi, o que você quer dizer com estórias mais velhas do que a estória oficial? Porque os mitos judaico-cristãos seriam oficiais e os outros mais antigos, de culturas diferentes, não o seriam?

Oficiais para o catolicismo, não para mim ou para o estudo da mitologia comparada.

e que também sofrem variações dependendo na medida em que espalham para outras culturas !

Como dito acima por mim, me parece que o uso da palavra plágio no documentário foi muito forte, mas talvez não seja assim tão absurdo, visto que na música, já é considerado plágio, a similaridade descarada de uma melodia e/ou um ritmo de uma música mais nova em comparação a uma mais antiga, não necessitando que a letra e todos os elementos musicas que compõem a música mais nova sejam idênticos a mais antiga.

Neste caso podemos dizer que a base da mitologia cristã, é sim muito semelhante a de outras mitologias mais antigas, como a história de Gilgamesh por exemplo, na parte do diluvio é extremamente semelhante a história de Noé. Este poderia por exemplo ser um exemplo de plágio, devido a gigantesca semelhança entre os dois mitos.

É isso que quero dizer: não há um plágio intencional e sim a repetição de estórias em alguns casos  (como o dilúvio de Noé, que aparece com Pigmalião, além de ser um ipo de Dionísio, Noé se embebeda após chegar em terra firme). Em outras o fato das semelhanças podem ser os chamados 'arquétipos' , os padrões psicológicos plasmados nas lendas -os arquétipos de heróis, por exemplo, como Hércules e Jesus inclusive.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2014, 11:51:00 »
Isso já foi debunked, não há todas essas similaridades, são forçadas.
Sim, na minha opinião ele forçou um bocado quando comparou a mitologia egípcia aos mitos judaico-cristãos.

Oficiais para o catolicismo, não para mim ou para o estudo da mitologia comparada.
Entendi.

É isso que quero dizer: não há um plágio intencional e sim a repetição de estórias em alguns casos  (como o dilúvio de Noé, que aparece com Pigmalião, além de ser um ipo de Dionísio, Noé se embebeda após chegar em terra firme). Em outras o fato das semelhanças podem ser os chamados 'arquétipos' , os padrões psicológicos plasmados nas lendas -os arquétipos de heróis, por exemplo, como Hércules e Jesus inclusive.
Entendi, em alguns casos de fato eu acredito ser uma coincidência oriunda destes padrões psicológicos, até por que não imagino todas estas civilizações e culturas influenciando uma as outras numa época onde a distância e a comunicação eram grandes obstáculos, entre outras coisas, como o idioma e etc.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2014, 02:16:22 »
Essas histórias mitológicas fazem parte da cultura humana e se repetem na modernidade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2014, 03:16:34 »
Essas histórias mitológicas fazem parte da cultura humana e se repetem na modernidade.
É, definitivamente, cultura humana não é pleonasmo.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!