Achei perfeitamente plausíveis, os exemplos.Fiz esta prova em 2003 e fiquei com 83 no geral (93 na objetiva e 75 na redação).Sempre estudei em escola pública e considerei meu desempenho absurdamente medíocre(principalmente pelo fato de que a prova era tão superficial que só faltava ter "2+2/2+2X2=?" .Mas quando chegou o resultado,a surpresa:eu tinha ficado muito acima da média nacional que foi de algo em torno de 50.
Isso só reforçou a minha certeza de que o ENEM não avalia, de modo algum, o desempenho dos estudantes,qualquer sujeito que tenha tido um Ensino Básico minimamente satisfatório tira mais que 70 e fica na faixa que eles chamam de "bom a excelente".Na verdade só avalia,pessimamente, o nível do ensino público brasileiro.
Agora:se a média ficou em 50,isso significa que muita gente tirou 20,30...e quem tira 20 numa prova ridícula como a do ENEM é mesmo muito capaz de escrever aqueles absurdos.
Lembro-me de um professor que eu tive no técnico e que dava aula na Estácio de Sá (uma universidade particular popular do Rio).Certa vez levou umas redações para corrigir na biblioteca da escola e, como eu estava por perto, me mostrou algumas:nunca mais me esqueci de uma em que o sujeito tinha escrito olocausto e depois escreveu houvir.O pior é que o texto não tinha nenhum nexo:eu brinquei que o h tinha ficado tonto ao ler tanta baboseira junta e tomou um tombo.
É isso:país analfabeto,o paraíso do Padre Marcelo