Autor Tópico: JB: herói nacional às avessas  (Lida 376 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Skorpios

  • Visitante
JB: herói nacional às avessas
« Online: 03 de Julho de 2014, 17:25:34 »
Achei bem interessante esse artigo de modo que o posto aqui para a discussão dos doutos foristas...
Citar
JB sempre negou ser herói. Mas o título e as reverências lhe foram concedidos por uma boa parcela da sociedade brasileira. Faz parte do nosso complexo de inferioridade (que Nelson Rodrigues chamava de complexo de vira-lata). Essa tese diz que nós nos sentimos inferiores a outros países e, de uma hora para outra, sobrevaloramos uma coisa para melhorar nossa imagem internacional. O fato de um juiz se converter em herói nacional por condenar um grupo de políticos e agregados que violou a regra mais fundamental da democracia, qual seja, a de fazer do Parlamento um balcão de negócios, comprando votos de políticos venais para garantir a governabilidade, só constitui motivo de orgulho nacional (e de profundo prazer profano) nas sociedades de massas e historicamente pouco evoluídas. São sociedades extremamente carentes de projetos nacionais que representem verdadeiro progresso para a nação, como seria a criação de uma economia competitiva, um sistema educacional de alta qualidade, uma política de respeito aos direitos fundamentais das pessoas, um programa de emprego estável e bem remunerado, sistema de saúde decente, Justiça que faça valer de modo permanente o império da lei etc.

Diante da ausência de grandes triunfos, salvo os esportivos, idolatramos o que é trivial em outros países mais avançados. O STF, a partir da liderança de JB, mostrou que os poderosos também podem ser punidos no Brasil. Igualdade da lei penal para todos, ricos ou pobres, negros ou brancos. Mas essa tarefa de reprimir um malefício social em nenhum país do mundo suficientemente civilizado faz do juiz um herói nacional, um “salvador da pátria”, porque toda condenação penal reprova um ato passado, sem garantir absolutamente nada de próspero para o futuro. A anomalia só ocorre em sociedades enfermas, sem verdadeiras lideranças. Parafraseando Ortega y Gasset, pior que ter uma enfermidade (a da política corrupta), é ser uma enfermidade. Que uma sociedade seja imoral ou que tenha imoralidades, já é grave; quando, no entanto, uma sociedade não é verdadeiramente uma sociedade civilizada, é muito mais grave. E, lamentavelmente, esse é o nosso caso. Por sorte, não irreversível, porque somos laboriosos e inteligentes o suficiente para conquistarmos progressos notáveis por meio da educação de qualidade.

Offline Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:JB: herói nacional às avessas
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2014, 17:43:44 »
A nossa sociedade é um grande canteiro de obras onde se procura uma arquitetura social capaz de prover estabilidade a um povo que optou por ser testador dos limites de sí mesmo e do outro. Quando alguém como o JB consegue sacudir esse "sistema", isto é fenomenológico. O povo fica fascinado por um elo "solto", o que deveria ser um estranho no ninho,  ascender ao poder, como é o caso dele.
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 17:59:02 por sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:JB: herói nacional às avessas
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2014, 17:49:55 »
Yep, bizarro alguém considerar o JB um herói por fazer o trabalho dele (que nem é só dele, outros ministros votaram do mesmo modo, do contrário, de nada valeria o voto do senhor JB).
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:JB: herói nacional às avessas
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2014, 23:37:57 »
fazer o seu trabalho em alguns contextos já é heroísmo em algumas situações
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!