Eu já sabia!
Há tempos (mais de 5 anos) eu não tomo remédios para gripes, dores de cabeça e coisinhas assim.
Quando eu estou com dor de cabeça, penso "essa dor não estava aí antes e não vai continuar para sempre". Então, eu raciocino "a dor de cabeça que tenho agora é por eu não ter me hidratado direito hoje; basta tomar um copo d'agua que ela melhora". Aí eu tomo um copo d'água bem devagar (para dar a sensação de hidratação) e, na maioria das vezes, antes de tomar a última gota do copo a dor já foi.
Também dá certo com outras coisas, só tem que ser um pouquinho convincente na hora desses pensamentos. Às vezes, quando a água não funciona (quando não consigo me convencer que era falta de água), eu faço o mesmo exercício mental com água com açúcar: "Ué? a água não funcionou... Ah! Então, é falta de glicose; é disso que o cérebro se 'alimenta' e eu não devo ter ingerido açúcar o suficiente hoje!". Aí é infalível, pelo menos para mim.
Com a gripe, não sei se o que faço é placebo: Quando eu sinto que a gripe está vindo (dor de garganta e cefaléia, por exemplo), eu não tomo nada... Eu li que a febre é uma defesa imunológica, então, não tomo antitérmicos... Deixo a febre vir... Aí, no outro dia eu estou 100% (e minhas gripes não duram uma semana). Engraçado que, quando eu percebo que a gripe está vindo faço esses exercícios mentais e a febre vem rapidinho (questão de 2, 5, 10 minutos no máximo). É como se eu provocasse conscientemente a febre, porém, através de pensamentos indiretos. Aí, a febre fica por algum tempo, uma hora no máximo (meu corpo fica quente a ponto de eu suar como numa seção de academia).
Não sei, mas acho que esses exercícios fortalecem muito o sistema imunológico. Deve ter uma técnica de Yoga ou algo assim para potencializá-los (Dantas?), mas nunca parei para pesquisar (nem sei o que pesquisar).
Façam vocês também!