Autor Tópico: Fabricante de cigarros é condenada a indenizar viúva em US$ 23 bilhões  (Lida 445 vezes)

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Fabricante de cigarros é condenada a indenizar viúva em US$ 23 bilhões

FLÓRIDA – A RJ Reynolds Tobacco, segunda maior fabricante de cigarros dos EUA, foi condenada a pagar compensações de US$ 23,6 bilhões a uma viúva na Flórida, que perdeu o marido em 1996 por causa de um câncer no pulmão. A decisão foi tomada na noite de sexta-feira e, se mantida, será a maior ação individual daquele estado.

Cynthia Robinson, moradora de Pensacola, na Flórida, abriu processo contra a fabricante em 2008. Seu falecido marido, Michael Johnson, fumava entre um e três maços de cigarro por dia durante mais de vinte anos. Aos 36, morreu sem abandonar o vício.

- Ele não conseguir parar. Ele estava fumando no dia em que morreu – disse à Reuters Chris Chestnut, um dos advogados da viúva.

O julgamento durou quatro semanas e, após 11 horas de deliberações, o júri condenou a RJ Reynolds, dona da marca Camel, a pagar US$ 7,3 milhões à viúva, além de US$ 9,6 milhões ao filho do casal, por danos compensatórios. Além disso, a empresa foi condenada a pagar US$ 23,6 bilhões por danos punitivos.

Em comunicado, Jeffery Raborn, vice-presidente da RJ Reynolds, afirmou que "o veredicto vai além do reino da razoabilidade e da equidade, e é completamente inconsistente com a evidência apresentada". Ainda cabe recurso.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/fabricante-de-cigarros-condenada-indenizar-viuva-em-us-23-bilhoes-13318415#ixzz38298P3VM
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
Re:Fabricante de cigarros é condenada a indenizar viúva em US$ 23 bilhões
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2014, 20:34:55 »
A noticia é muito breve e sucinta, não nos permitindo um aprofundamento adequado para construirmos uma opinião consistente sobre o resultado do julgamento, que de ante-mão, no que cabe a sentença, me parece absurdo. No entanto, independente da limitação de informações disponibilizadas pela mídia, não me parece que qualquer nova informação seja capaz de justificar este valor indenizatório assombroso decretado pelo Juiz do caso. Logo, só posso expressar minha reação de susto para com tal sentença:  :susto:

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2014, 21:20:39 »
A segunda instância vai reformar. Já aconteceu antes...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2014, 22:13:10 »
A segunda instância vai reformar. Já aconteceu antes...
Poxa, mais o histórico das primeiras instâncias lá nos EUA nestes casos de cigarros é uma verdadeira vitrine de verditos descuidados e absurdos, mesmo todos eles sendo derrubados numa segunda instância.

Nenhum juiz das primeiras instâncias não foram punidos ou responsabilizados de alguma forma por seus vereditos descuidados e absurdos não? Eu acho que deveriam, pois a impunidade em casos como estes podem alimentar o aumento de processos "ilegais" (com acusações sem provas suficientes e com vereditos absurdos contra os réus), como estes, que vem sendo levados a cabo contra as empresas de cigarros lá nos EUA.

Para falar a verdade acho que casos como estes nem deveriam irem a tribunal, e como vem acontecendo com frequência, alguém teria que começar a ser responsabilizado por isso, quem sabe assim estes casos absurdos parem de surgirem por lá. Pois casos assim só trazem prejuízos, para ambos os lados, e por isso não deveriam nem mesmo existirem.

Abraços!
« Última modificação: 20 de Julho de 2014, 22:22:33 por Skeptikós »

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2014, 22:37:14 »
Funciona da mesma maneira que aqui. Decisões de primeira instância não querem dizer nada na ordem do dia porque sequer são executadas, salvo em casos de liminar, que não envolvem nada que não possa ser desfeito posteriormente ou de advogados muito, muito ruins que perdem prazos recursais.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2014, 23:14:49 »
Mais o fato delas não serem executadas (na maioria das vezes), não muda o fato de que esteja havendo desperdício de recursos (tempo e dinheiro) das partes envolvidas (réu, acusador e inclusive o próprio estado e seus contribuintes). Estes não seriam motivos suficientes para que ações como essas citadas acima sejam evitadas de alguma forma?

Abraços!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!