Autor Tópico: Ordem Demolay  (Lida 1830 vezes)

Offline leonardoleandrorj

• Nível 00
  • *
Ordem Demolay
« Online: 25 de Julho de 2014, 17:36:58 »
Tenho um imenso interesse sobre essa ordem paramaçonica que é patrocinada pela Maçonaria e gostaria que voces me passasem tudo que sabem sobre essa ordem ,o que eles fazem dentro do templo ,o que seria aqueles ritos que eles fazem .Eu tenho 15 anos e me interesso muito por essa ordem e gostaria de saber a opiniao de voces sobre ela e o que ja ouviram falar sobre ela

Offline Reginaldo brasileiro

• Nível 09
  • *
Re:Ordem Demolay
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2014, 18:58:23 »
Considerando a enorme popularidade desta ordem,imagino que você possa conhecer melhor ela através do Facebook . Um site que abrange bem o ocultismo no brasil é o do Del Debbio:

http://www.deldebbio.com.br/2013/04/24/por-onde-comecar/

Quanto a minha opinião,essas ordens são úteis apenas para criar "networking" . O conteudo delas não é assim tão útil,mas você não pode ter uma coisa sem a outra .

• Nível 00
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2014, 01:51:23 »
como assim cara networking me explica isso ae ,e tipo eu ja entrei nesse site so que nao acredito nas coisas postadas la pelo fato de serem proprios membros demolay que o criaram

Offline Reginaldo brasileiro

• Nível 09
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2014, 12:49:14 »
Networking é só um termo chique para "amizades profissionais",que podem ser úteis para conseguir um emprego melhor,uma promoção,aumento no salário,etc . E bem,se você não confia na descrição que a Demolay usa para si próprio,então não faço ideia no que você confiaria para descrever eles .

Offline Dani boy

• Nível 03
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Julho de 2014, 15:58:40 »
Exato, até onde sei, é mais para networking mesmo. Claro, eles tem todos aqueles rituais e ideologias, mas o principal benefício de lá seria o networking. É uma sociedade dentro da nossa sociedade. Eles sempre tentarão se ajudar, não sei se mesmo comprometendo o próprio caráter ou não.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Julho de 2014, 16:09:50 »
A linha é essa que o pessoal comentou. Eu já fui um e fiquei umas 2 ou 3 semanas. Saí porque sou ateu, o que rivaliza com a concepção por eles adotada.

No demais, acredito que pode ser resumido, em termos simples, como um grande grupo de amigos.

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Julho de 2014, 20:11:46 »
A linha é essa que o pessoal comentou. Eu já fui um e fiquei umas 2 ou 3 semanas. Saí porque sou ateu, o que rivaliza com a concepção por eles adotada.

No demais, acredito que pode ser resumido, em termos simples, como um grande grupo de amigos.

Eu li algo sobre magia cerimonial eu sei que tu ficou pouco tempo mas vc saberia me explicar mais ou menos ou que voces fazem na reuniao e se valeu a pena estar la ? Voce queria ter saido da ordem ou so saiu pela sua opcao religiosa?

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Julho de 2014, 20:43:39 »
Amigo, posso te garantir que não tem nada, absolutamente, de mágico ou sobrenatural seja na iniciação ou nas reuniões. Eu não sei suas concepções religiosas ou filosóficas, então não faço ideia do que esperas encontrar lá...

Como eu te disse, eles são, nada mais, nada menos, do que uma reunião de amigos, como se fosse um protótipo de "empresa", por assim dizer, discutindo aspectos da organização (tem tesouraria, etc.). Eles fazem trabalhos comunitários, por exemplo, lembro que uma vez o pessoal foi chamado para doar sangue.

Quanto a valer a pena, depende de cada um. Tem gente que gosta de engajamentos do tipo. As reuniões eram domingo de manhã por aqui (afora outros compromissos que talvez tinham). Eu saí por alguns motivos: 1) porque sou ateu; 2) porque esperava que eles discutissem questões filosóficas, como se fosse uma comunidade aberta (esta foi a razão pela qual entrei, mas frutrei-me); 3) porque fiquei "sem saco" para envolver-me como queriam. Eu tinha que estudar e tudo o mais e simplesmente resolvi sair.

Com certeza você deve fazer muitos amigos lá. A crítica, afora a disponibilidade e compromissos próprios, eram que me enganaram quanto à concepção religiosa, porque lembro vagamente que não haveria nada muito "forçado". No entanto, na iniciação ridicularizaram minha descrença, o que achei muito ofensivo, além de que, no final, tem que beijar a bíblia...

Acho que é isso. Ressalto, no entanto, que fiquei pouco tempo.

Abraço.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2014, 14:37:07 »
Para participar da Ordem Demolay você tem que ser filho de Maçom. Assim como na Ordem das Acácias são as esposas que participam.
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2014, 15:44:21 »
Para participar da Ordem Demolay você tem que ser filho de Maçom. Assim como na Ordem das Acácias são as esposas que participam.

Não precisa não. Meu pai, por exemplo, não é. Mas meu avô, sim. Isso confirma, é claro, aquela outra questão de que essas "organizações" são focadas na manutenção de alguns relacionamentos, notadamente (e isso vergonhosamente, muitas vezes) daqueles potencialmente interessantes para o grupo...

• Nível 00
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2014, 22:25:44 »

Não precisa não. Meu pai, por exemplo, não é. Mas meu avô, sim. Isso confirma, é claro, aquela outra questão de que essas "organizações" são focadas na manutenção de alguns relacionamentos, notadamente (e isso vergonhosamente, muitas vezes) daqueles potencialmente interessantes para o grupo...

E se eu nao for filho de macon nem tiver um parentesco com a maconaria isso elimina minhas chances de entrar nessa ordem ?,por exemplo meu pai ja disse que foi chamado para participar mas como nao teve interesse na ordem nem entrou .

Offline Dani boy

• Nível 03
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2014, 23:10:14 »

E se eu nao for filho de macon nem tiver um parentesco com a maconaria isso elimina minhas chances de entrar nessa ordem ?,por exemplo meu pai ja disse que foi chamado para participar mas como nao teve interesse na ordem nem entrou .

Primeiramente você deve escrever um pouco melhor, acho eu.
Segundo, até onde eu sei, não precisa parentesco, porém é muito mais fácil conseguir entrar tendo um parentesco com algum membro ou uma boa amizade pelo menos. Do nada é improvável chegarem em ti e convidarem.

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2014, 00:23:21 »
Hm, eu vou tentar resumir que eu opino, que não é muito (até porque nunca poderei ser um DeMolay e falar com devida propriedade hahahah, apenas tenho algum contato com essa e outras ordens iniciáticas), mas talvez te ajude...

Até onde eu sei, de maneira geral a Ordem DeMolay "serve" para ajudar os meninos em seu desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Para os primeiros, seriam coisas como adquirir características de liderança, diminuir a timidez, melhorar discursos e textos, poder receber um "empurrãozinho" de algum "Tio" (assim eles chamam os maçons) influente, etc, além, claro, de buscarem sempre serem homens de boa moral seguindo as 7 virtudes que você já deve ter visto e participarem de ações comunitárias.

Já na parte "espiritual" (que é o que parece que você está mais curioso a respeito, hehe), bem, isso depende mesmo de cada um, e nem todos estão verdadeiramente interessados. Não só a DeMolay, mas a maçonaria em geral hoje em dia, ao que me parece, está pouco esotérica, mística ou ocultista, mas não por "falta" disso, e sim porque muitos membros estão mais interessados no aspecto material. Afinal, toda a história, os rituais, sinais, reuniões, os templos, tudo, é rico em simbolismo só que que nem todos sabem "ler" ou se importam verdadeiramente.

Se praticam magia e o que realmente fazem nas reuniões eu não poderia dizer... Mas eu estou certa de que o jovem que quiser sinceramente começar sua "Busca", estaria começando bem com a Ordem DeMolay, só acho que seria ideal que não parasse por aí e buscasse conhecimento em outros grupos... Ao mesmo tempo que se for apenas um curioso, talvez se decepcione e desista por não achar aquela coisa completamente SENSACIONAL e imediata.

Aí fica a pergunta, você está interessado no que exatamente?

E não precisa de parentesco com maçom, não, apenas precisa ser indicado por um, que pode ser um professor, um amigo, o pai de um amigo, enfim... Só tem que ser alguém que te conheça e julgue que você é um rapaz de bem que possa somar à Ordem e ela somar a você. Então se existe alguma "obrigação", ainda mais não sendo parente próximo ou muito íntimo de um maçom ou DeMolay, seria que você deve ter um bom comportamento, ou pelo menos esconder seus "podres", hehehe... Porque eles vão entrevistar pessoas próximas a você (família, principalmente), e podem buscar seu histórico na escola (se nunca foi expulso ou passou por alguma situação comprometedora), esse tipo de coisa. Isso tudo porque para ser um DeMolay você não deveria apenas se tornar um, você já deveria ser um em termos de princípios antes mesmo de ingressar à Ordem, principalmente daí vem o caráter seletivo...

• Nível 00
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Agosto de 2014, 20:01:48 »
Mas galera e em relacao sobre as sublimes ordens que existem dentro da ordem demolay

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Agosto de 2014, 23:39:33 »
Parece que os escoteiros incorporaram mais as bobagens maçônicas que os mauricinhos da De Molay.

1- O escoteiro novato depois de aprovado seu ingresso no grupo passa por uma iniciação e faz seu juramento como acontece com o profano;

2- O numero três no escotismo tem ele grande simbolismo; os membros são divididos em três faixas de idade: lobinhos, escoteiros e seniors e dentro destas faixas existem três graus de adestramento (noviço, 2a Classe e 1a Classe), na maçonaria temos aprendizes, companheiros e mestres;

3- No escotismo existem três virtudes e três princípios e na maçonaria temos as três luzes;

4- Para um escoteiro ascender de um grau para outros, deve passar por provas de conhecimento, habilidade e merecimento enquanto que na maçonaria a ascensão é feita mediante apresentação de trabalhos e provas de conhecimento;

5- Aos escoteiros menores damos o nome de lobos ou lobinhos e no antigo Egito os iniciados nos mistérios de Isis eram chamados de chacais ou lobos;

6- Os escoteiros e os maçons se reconhecem através de sinais, toque e palavras;

7- Também no escotismo encontramos a cerimônia da Cadeia de União ou Cadeia da Fraternidade que ocorrem em ocasiões especiais;

8- Ao escoteiro que atinge a idade limite chamamos escotista e então caso permaneça no movimento é chamado de chefe e de acordo com seu grau de conhecimentos e adestramento também é chamado de Mestre;

9- O movimento escoteiro é mundial e existe em todas as nações e um escoteiro vê no outro escoteiro um irmão independente de cor, nacionalidade ou credo e isto também é um dos dogmas da maçonaria.

http://www.deldebbio.com.br/2009/04/08/o-escotismo-e-a-maconaria/comment-page-1/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 12 de Agosto de 2014, 12:07:04 »
Uma boa parte dos De Molay não são mauricinhos. Tem bastante jovens e crianças pobres atualmente. E tem também pessoas com famílias com alta renda.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!