Hm, eu vou tentar resumir que eu opino, que não é muito (até porque nunca poderei ser um DeMolay e falar com devida propriedade hahahah, apenas tenho algum contato com essa e outras ordens iniciáticas), mas talvez te ajude...
Até onde eu sei, de maneira geral a Ordem DeMolay "serve" para ajudar os meninos em seu desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual. Para os primeiros, seriam coisas como adquirir características de liderança, diminuir a timidez, melhorar discursos e textos, poder receber um "empurrãozinho" de algum "Tio" (assim eles chamam os maçons) influente, etc, além, claro, de buscarem sempre serem homens de boa moral seguindo as 7 virtudes que você já deve ter visto e participarem de ações comunitárias.
Já na parte "espiritual" (que é o que parece que você está mais curioso a respeito, hehe), bem, isso depende mesmo de cada um, e nem todos estão verdadeiramente interessados. Não só a DeMolay, mas a maçonaria em geral hoje em dia, ao que me parece, está pouco esotérica, mística ou ocultista, mas não por "falta" disso, e sim porque muitos membros estão mais interessados no aspecto material. Afinal, toda a história, os rituais, sinais, reuniões, os templos, tudo, é rico em simbolismo só que que nem todos sabem "ler" ou se importam verdadeiramente.
Se praticam magia e o que realmente fazem nas reuniões eu não poderia dizer... Mas eu estou certa de que o jovem que quiser sinceramente começar sua "Busca", estaria começando bem com a Ordem DeMolay, só acho que seria ideal que não parasse por aí e buscasse conhecimento em outros grupos... Ao mesmo tempo que se for apenas um curioso, talvez se decepcione e desista por não achar aquela coisa completamente SENSACIONAL e imediata.
Aí fica a pergunta, você está interessado no que exatamente?
E não precisa de parentesco com maçom, não, apenas precisa ser indicado por um, que pode ser um professor, um amigo, o pai de um amigo, enfim... Só tem que ser alguém que te conheça e julgue que você é um rapaz de bem que possa somar à Ordem e ela somar a você. Então se existe alguma "obrigação", ainda mais não sendo parente próximo ou muito íntimo de um maçom ou DeMolay, seria que você deve ter um bom comportamento, ou pelo menos esconder seus "podres", hehehe... Porque eles vão entrevistar pessoas próximas a você (família, principalmente), e podem buscar seu histórico na escola (se nunca foi expulso ou passou por alguma situação comprometedora), esse tipo de coisa. Isso tudo porque para ser um DeMolay você não deveria apenas se tornar um, você já deveria ser um em termos de princípios antes mesmo de ingressar à Ordem, principalmente daí vem o caráter seletivo...