Autor Tópico: Astrônomo Ronaldo Mourão morre aos 79 anos no Rio  (Lida 419 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Astrônomo Ronaldo Mourão morre aos 79 anos no Rio
« Online: 27 de Julho de 2014, 09:52:29 »
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2014/07/1491832-astronomo-ronaldo-mourao-morre-aos-79-anos-no-rio.shtml

Autor de mais de 40 livros e com centenas de artigos publicados em periódicos internacionais, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão se graduou em física pela Universidade da Guanabara (atual UERJ) e, em 1967, recebeu o título de doutor pela Universidade de Paris, na França.
Seus estudos se concentraram nas estrelas duplas e em corpos distantes do Sistema Solar. Foi pesquisador do Observatório Nacional e descobriu uma série de asteroides.
Apesar da grande experiência no meio acadêmico, o maior sucesso de Mourão foi na divulgação científica.

Escreveu sobre astronomia e ciência no "Jornal do Brasil", nas revistas "Superinteressante" e "Ciência Popular" e em vários outros veículos. Mourão elaborou todos os verbetes sobre astronomia e astronáutica do Novo Dicionário da Língua Portuguesa (1975 e 1986) de Aurélio Buarque de Holanda.
Ele foi o primeiro vencedor do prêmio José Reis de divulgação científica, o mais importante do Brasil na área.
"Influenciou minha geração de astrônomos a gostar de astronomia, juntamente com o [americano Carl] Sagan", diz Helio Jaques Rocha-Pinto, 43, astrônomo do Observatório do Valongo, da UFRJ. A carreira de Rocha-Pinto, como tantas, foi influenciada pelo trabalho Ronaldo Mourão.
"Solidifiquei meu interesse em astronomia enquanto lia o livro dele 'Da Terra às Galáxias'. Tentei contatá-lo quando era adolescente, mas ele não respondeu. Fiquei frustrado com isso, mas depois vim a conhecê-lo pessoalmente. E ainda o considero uma grande influência no que vim a ser."
O cientista reconhece, contudo, que nem todos os astrônomos tinham o mesmo apreço por Mourão. "Um tanto de inveja pela exposição que ele tinha, me parece."
O visual de Mourão, com cabelos compridos e suíças (barba na lateral do rosto), era sua marca registrada.
"No primeiro dia em que fui ao [observatório] Valongo, um senhor que me instruiu na rua falou sobre Mourão, e que eu devia deixar o cabelo crescer também se quisesse me formar em astronomia", conta Rocha-Pinto.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Astrônomo Ronaldo Mourão morre aos 79 anos no Rio
« Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2014, 10:31:21 »
Tive o prazer de conhecê-lo. Foi um grande divulgador da astronomia, principalmente entre os jovens.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2014, 14:19:20 »
Fiquei triste ao saber disso. Li vários livros dele que estimularam meu interesse pela ciência. :(
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Julho de 2014, 16:36:16 »
Eu lia a coluna dele na SI. Era uma das que mais gostava (claro, isso na época que a SI era boa e não um grande infográfico).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!