E como dieferenciar ateu forte de fraco sem dar margem pra duvidas?
Alguem me corrige se tiver errado:
Ateu forte = Quando se torna através de vários questionamentos lógicos e científicos e não apenas pelo argumento "Se eu não vi deus é porque ele não existe".
Ateu fraco = Só acredita no que vê. A principio parece ateu mas quando alguem jogar uma maldição nele, por exemplo, e ele sofre algo (por coincidencia; ex: um raio cai nele), a descrença dele cambaleia.
Ex: Drauzio Varella disse que teria se tornado ateu quando um padre disse a ele pra não morder hostia pois era pecado; mas ele deseobedeceu e nada aconteceu. Pronto ele virou ateu. Mas imagina se ele tivesse sofrido hemorragia na boca (por coincidencia) após isso. Quem sabe ele não seria um religioso ou crente até hoje?
Aparentemente deduz-se que os agnosticos estão com a razao ao dizerem que nao é possivel a um ser humano inferir qualquer coisa sobre deus(es), mas quem disse a eles que pode existir algum deus?
Resumindo, toda essa discussão de ateísmo parte da ideia do que seja deus.
* pra mim, essas definições de ateu forte, fraco, etc são uma grande besteira.
** nao faço a menor ideia do que escrevi, ok?
Até porque há religioes ateias e/ou agnosticas como Budismo e Jainismo. Ele seriam ateus e agnosticos, mas não irreligiosos.
Então o termo mais extato seria
irreligioso, mas aí haveria outro problema: essoas que se dizem ter espiritualidade sem ter religião. Então melhor termo seria
cético ou
descrente.
Mas a palvra ateu pegou e agora pra mudar habito de dizer outra palavra ta dificil.
O sobrenatural não existe. A ciência "oficial" é que insiste em chamar suas lacunas de sobrenatural quando se sabe muito bem que existem abordagens alternativas para que o inexplicado faça sentido. Ela diz "sacis não existem" e reduz todas as evidências sobre a existência dos sacis a meros fenômenos folclóricos ou sintomas de alucinações de quadros de doenças mentais. Então surge a parapsicologia com a dinâmica do comportamento psicobiofisiológico do saci que explica tudo a respeito e preenche a lacuna da ciência oficial e como se não bastasse, essas ciências alternativas acabam sendo atacadas e ridicularizadas para que o sobrenatural continue a fazer sentido de lacuna.
À ciência oficial também inventou as "anomalias" para admitir o que seria impossível negar. O saci está quase saindo do terreno do "sobrenatural" para se transformar numa "anomalia" que a ciência terá que engulir diante da quantidade imensa de provas que mostram que ele é real. Depois aparecem dizendo que o sací tem origem quântica ou qualquer outra besteira do gênero.
Vou ter que concordar em parte pois esse conceito
sobrenatural foi criado mais recentemente. Muitos povos antigos não viam separação entre natura e sobrenatural -- animistas, etc. Ex: Alguns povos viam raios, vento balançar folhas das arvores como algo sobrenatural sendo que fazi parte da natureza. Não havia distinção.
Mas isso tembem pode ser usado como desculpa pra justificar suas crendices, já que não há separação clara ninguem poderia refutar.
Ex: Uma vez um rabino disse que o mundo natural e sobrenatural não sao separados, citou que vida é um milagre. Aí fica dificil refutar já que ele apelou. Só que eu poderia questionar: a vida é um milagre? Então uma bacteria patogenica é um milagre ja que é um ser vivo? seria um milagre ruim? Milagres são regidos por leis fisicas? Trnasformar a mulher de Ló em estatua de sal é natural? nascer de uma virgem engravidada por Espirito Santo é natural? Então mostra o funcionamento desses fenomenos usando testes cientificos rigorosos.
Fadas existem? Então como é a biologia dela? Como funciona os poderes dela?
Então se deveria chamar
sobrenatural de
pseudo-ciencia, só mudaria o nome mas o problema continua: falta de provas.