Autor Tópico: Enfraquecendo os pilares da religião na mente alheia.  (Lida 380 vezes)

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
Enfraquecendo os pilares da religião na mente alheia.
« Online: 05 de Agosto de 2014, 10:12:44 »
Refletir sobre os preceitos de uma determinada religião é uma caminhada pelo parque para os céticos, mas sugerir tal exercicio ao crente é quase como propor uma caminhada pela área de exclusão de Chernobyl. "Eu não preciso disso pois já tenho minhas verdades!", "Eu não quero pensar como você!" e "Porquê você tem tanta inveja da minha paz?" são algumas das frases que já ouví ao sugerir novas perspectivas sobre milagres bíblicos e revelações espirituais.

Mesmo havendo participado de um bom número de (semi-)debates sobre religião e/ou fé nesses últimos anos, às vezes eu me pego tentado plantar a semente da dúvida/curiosidade na mente dos crentes "no seco" (e.g. fazendo perguntas, apresentando artigos...). Aqui pelo fórum, não é muito diferente. Quando alguém chega apresentado um ""estudo"" sobre complexidade irredutível tirado de um site criacionista, essa pessoa será confrontada com artigos da Science, observações sobre a idoneidade altamente questionável da fonte e perguntas duras porém pertinentes. Tudo muito bom... pra gente!

Sabe... Passar KY e fazer carinho depois também têm sua importância, if you know what I mean. Nessa linha, penso que valha a pena investir numa abordagem multiperspectiva. Tipo como levantar a moral do amigo que levou corno: Não basta falar mal da ex. Você tem que levar ele pra festa, apresentar suas amigas e, no dia seguinte, tomar umas brejas jogando PS3. O tempo se encarrega do resto.
Entendo que o foco do fórum seja discutir idéias, porém, se houver um interesse em estimular o sujeito que chega aqui arrotando D.I. a considerar o admirável mundo da Ciência Ambiental, seria interessante entrar no terreno da ligação emocional que essa pessoa tem com as idéias que ela apresenta, e trabalhar também em cima disso.

Queria saber das(os) senhoras(es) qual seu o posicionamento sobre essa questão.
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Enfraquecendo os pilares da religião na mente alheia.
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2014, 10:32:14 »
Acho bom posicionamento. Não sei com quantos crentes já discutimos e usamos essa abordagem.  Depois do 35o falando as mesmas besteiras e repetindo as mesmas ignorâncias além de se comprometer a qualquer estudo mínimo.. a coisa perde um pouco o ritmo.  Veja as postagens do Buckaroo, um forista que tratava exatamente destes temas com uma paciência invejável. Não me. recordo de um único crente revendo suas posições.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Reginaldo brasileiro

• Nível 09
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2014, 19:54:40 »
Para a maioria das pessoas,o beneficio em permaneçer na religião em que estão é superior a alternativa de abandonar esta religião,particularmente quando a pessoa possui e cultiva um vinculo com os amigos,com a familia,etc . Cultivar estes vinculos para eles é mais importante do que se tornar mais sábio . Se for para eu te dar um conselho na hora de "pregar o ateísmo",é verificar antes o que a pessoa em questão considera "sagrado",ou em outras palavras,entender o que a pessoa mais valoriza na vida .
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 20:01:02 por Reginaldo brasileiro »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2014, 20:04:10 »
Sorry, mas eu não vejo sentido em pregar o ateísmo. Pessoas sensatas que talvez aceitassem o argumento não precisam mudar, ja que são sensatas e não causam dano; os fanáticos, que são os que causa danos, não vão ouvir e é capaz de piorarem. O que o ateu precisa pregar é a melhora da educação, deixar que ela siga seu curso.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2014, 05:48:15 »
Cultivar estes vinculos para eles é mais importante do que se tornar mais sábio.

De acordo com sua hipótese, nesse contexto, a sabedoria aumenta em detrimento do cultivo dos laços familiares/de amizade? É isso mesmo?

Se for para eu te dar um conselho na hora de "pregar o ateísmo", ...

Não me recordo de qualquer ocasião onde eu tenha "pregado o ateísmo" pra alguém. Pensei que tivesse deixado isso claro no meu texto (a não ser que, na sua visão, "plantar a semente da duvida/curiosidade" = "pregar o ateísmo")

...verificar antes o que a pessoa em questão considera "sagrado",ou em outras palavras,entender o que a pessoa mais valoriza na vida .

Isso está mais ou menos na linha que propus, quando sugeri "...entrar no terreno da ligação emocional que essa pessoa tem com as idéias que ela apresenta, e trabalhar também em cima disso".
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!