Autor Tópico: Situações constrangedoras de professores  (Lida 4993 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Situações constrangedoras de professores
« Online: 31 de Agosto de 2005, 15:11:38 »
Ando vendo algumas comunidades de professores, para ver como anda o nível da educação brasileira.

Na comunidade de professores de Biologia achei um tópico que fala sobre situações constrangedoras que os professores passaram.

Neste tópico, existem alguns relatos engraçados, como alunos mostrando para os professores que fizeram estudos dois tipos sanguíneos dos parentes e descobriram que na verdades eles não tem nenhum parentesco com eles.  :lol:

Mas eu achei essa  aqui especial:

Explicando evolução no pré-vestibular. Um aluno mais velho (uns 45 anos) levanta com uma Bíblia na mão e grita "BLASFÊMIA! ISSO É COISA DO DEMÔNIO! A ÚNICA VERDADE ESTÁ NA BÍBLIA!"...eu fiquei meio assustado, mas consegui ainda responder "pode até estar, mas o que vai cair no seu vestibular é o que está aqui no quadro"...

:lol:  :lol:  :lol:

Tem outras no mesmo gênero:

Evolução e origem do universo também são assuntos complicados. Aqui em D.Caxias-RJ a maioria da população é bastante conservadora e uma boa parte é bastante religiosa. Isso cria problemas incríveis ao tocarmos no assunto evolução ou origem da vida, ou ainda em origem do Universo em ciências, primeiro grau.

----------------------------

Começei a lecionar logo que entrei na facul, com 17 anos, imaginem a minha cara de criança.Logo no primeiro ano tive problemas ao falar sobre evolução, a aluna, evangélica, se alterou e começou a falar que tudo era obra divina, ela citava até passagens da bílblia. Então respondi a ela que ela pode acreditar no que ela quiser, mas que eu era paga p/ ensinar o que a ciência comprova.
A outra, foi num curso pré-vestibular com uma questão de genética trazida pelo aluno, ele pediu que eu fizesse a questão com a minha letra no papel, pois a prof. da escola o havia ensinado errado. Não é que uma semana depois uma colega minha de laboratório vem me mostrar o papel!!!!

----------------------------

Fui passar, inocentemente, um filme sobre evolução para o 3 ano de um colégio do interior da Bahia, onde religiosidade ainda é muito forte. Simplesmente o que presenciei foi uma evasão em massa da minha aula! Alguns ainda diziam: "fala sério que eu vim de uma bactéria, tchau!" Fiquei completamente abatido! Atualmente ensino até em um cursinho promovido por uma igreja evangélica, mas sempre na primeira aula tenho que fazer um acordo com os alunos sobre a crença na evoluçao.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re.: Situações constrangedoras de professores
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2005, 16:21:45 »
Eu seria muito mal, faria provas só sobre evolução...
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2005, 16:38:22 »
Outro tópico, na mesma comunidade de professores:
Evangélicos X Darwin

Você está dando sua aula falando de Evolução e de repente um aluno começa a dizer que tudo aquilo é um absurdo e que vai contra a palavra de Deus. O que você faz?

Este tópico vale a pena ser lido, existem ótimos depoimentos de professores sobre as ações de alunos evangélicos dentro da sala de aula.

Um destaque para um dos últimos posts do tópico:

Olha, sou evangélica, nem por isso direi que o que a ciência diz é mentira e que a Bíblia é verdade em uma sala de aula(mesmo acreditando fielmente no que a Bíblia diz), professores precisam manter a ética. Dentro da sala de aula ensuno ciência e não minhas crenças. Como vários já disseram, temos que já no início da aula deixar claro que é uma aula de ciência e não de religião.

:clap::clap::clap:

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Situações constrangedoras de professores
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2005, 16:42:55 »
Citação de: Stéfano
Eu seria muito mal, faria provas só sobre evolução...

E poderia colocar umas questõesw maliciosas como:
Quais são as evidências da evolução?
Existe alguma alternativa científica à teoria evolutiva?
Evolução é um fato e uma teoria. Esta afirmação está correta?
Os métodos de datação são confiáveis? Quantos anos tem a Terra?

Se ele colocar respostas criacionistas, dá zero.  :twisted:

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Situações constrangedoras de professores
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2005, 17:24:14 »
Citação de: Fernando
Se ele colocar respostas criacionistas, dá zero.  :twisted:

E um recado em vermelho: Isso não é ciência!!
 :lol:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2005, 18:20:44 »
Mas tem que colocar pegadinhas, senão fica óbvio.

Por exemplo:
1. à luz da biologia moderna, descendemos:
a) dos marsupiais
b) dos macacos
c) dos dinossauros
d) dos primatas
e) nda
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2005, 20:54:58 »
Olha, um professor meu falando em um dos tópicos que o Fernando colocou link: :o

"Religião sim, anticiência não! 1/22/2005 6:30 AM
Não sou contra os alunos terem fé. Acho até necessário as pessoas acreditarem nas diferentes religiões, para manter um caos organizado aqui no Planeta. Imaginem se as pessoas não acreditassem em punições, no bem e no mal? Mas sempre deixo claro que a ciência, embora pareça não ser exata, é uma forma também eficaz de entender as coisas. Explico que estamos sempre progredindo nos conceitos e conhecimentos, por isso não haver 100% de exatidão e por isso a ciência, assim como a fé, não devem ser desacreditadas. Sempre tento transmitir aos meus alunos o conceito de yin yang, ou seja, entre outras palavras, do equilíbrio. Em tudo na vida, tento o tempo todo desde o começo do ano demonstrar que o mais eficaz e mais difícil para o ser humano é o equilíbrio. Então quando chego nestas aulas, os alunos já estão mais ou menos no clima e os novos adaptam-se rapidamente a esta realidade. Disciplinas como ecologia, fisiologia e citologia demonstram o tempo inteiro o conceito da Importância do equilíbrio. Acho que mais do que nunca somos espelhos e temos que tentar passar o melhor para nossos alunos. Sei que não sou o melhor, mas me esforço o máximo por eles e eles percebem e com isso buscamos um equilíbrio na aula. Sometimes, a classe está alvoroçada, e outras sonolenta, e na outra normal. Sempre mostro para eles. Aos poucos eu e os alunos vamos aprendendo. Um abraço a todos."

Como esse mundo é pequeno... Gosto muito dele, ele me conta das viagens que fez para Aruba (com salário de professor, isso sim é heroi). hehehe

Offline Erika

• Nível 03
  • *
Re: Situações constrangedoras de professores
« Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2008, 19:58:54 »
Sou professora e há uns 4 anos atrás resolvi sempre me declarar atéia.
Só fiz isso depois de conviver com outros ateus em comn no Orkut, quando percebi que há muito preconceito contra ateus e que meus alunos tinham o direito de saber que convivem com pessoas diferentes e que elas são "normais".
O bizarro e muito constrangedor é que passei a ser acusada de ser proselitista!
Mães da patrulha religiosa me acusaram de levar os meninos para o mau-caminho.

Ricardo,
Gostei desse seu prof.
"Se depender de mim, nunca ficarei completamente maduro nem nas idéias, nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental"
Gilberto Freyre

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2008, 20:01:11 »
Nem fale disso de proselitismo, já ganhei esse rótulo até mesmo aqui nessa comunidade, onde tem muitos ateus. Tive que me conter, após saber que nem todos se importam com o ateísmo na mesma profundidade que eu, no nível filosófico e histórico. Para a maioria o ateísmo é apenas a descrença em deus.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2008, 22:36:48 »
Meu prof. de ecologia explica muito bem e no fundo acho que ele é agnostico ou ateu. Nunca tive a coragem de chegar nele para conversar sobre isso, acho que no final do semestre eu converso com ele e com o meu prof. de genética.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Abril de 2008, 09:54:52 »
Tive que me conter, após saber que nem todos se importam com o ateísmo na mesma profundidade que eu, no nível filosófico e histórico. Para a maioria o ateísmo é apenas a descrença em deus.

Faço parte dessa maioria :) e era uma exceção na comn em que eu participava.
Na realidade concluí que como nasci numa família de ateus (pai, avô) na minha criação não houve conflito e sem conflito não há reflexão.
O curioso é que em geral quem gosta ou se interessa discutir sobre ateísmo vem de família religiosa ou no mínimo com pessoas religiosas.
Conclusão: nascer numa família com diversidade de crenças ou não crenças é um privilégio.

Talvez para esses professores (ateus ou agnósticos) a crença é irrelevante, por isso não se comenta.
Só passei a comentar por achar necessário mesmo. Foi divertido porque isso agora faz parte do folclore da escola.
"A Erika é atéia, mas ela é tão legal"
"Ela não acredita em Deus, mas é tão solidária"
"Ela não acredita em Deus, mas é uma ótima pessoa"
"Ela não acredita em Deus, por isso é uma arrogante"
 :hihi:
Só comédia!
"Se depender de mim, nunca ficarei completamente maduro nem nas idéias, nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental"
Gilberto Freyre

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Abril de 2008, 09:56:44 »
Pior foi quando tentei explicar para uma das donas da escola que isso (crer ou não crer) não é uma escolha para mim.
 :chorao:
Debate inútil!
« Última modificação: 06 de Abril de 2008, 09:59:58 por Erika »
Gilberto Freyre

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 06 de Abril de 2008, 10:36:25 »
Érica,  o argumento que uso para combater essa discrinação ao ateísmo é justificando através de exemplos históricos e atuais que os ateus se mostram como pessoas éticas e morais.

Não adianta focar a discussão na questão lógica da existência ou não de deus, no final das contas o que importa para eles é a suposta moral que o teísta tem apenas por ser crente em deus.

E para mostrar que o ateísmo não é algo individual, é bom mostrar os grandes ateístas da atualidade e se possível falar dos grandes do passado.

Mas fique tranquila, que só de participar de uma comunidade virtual com preponderância ateísta, já vai te fazer bem, vai conhecer muitas outras pessoas que passam pela mesma situação de isolamento das "idéias" ateísta na sociedade.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #13 Online: 06 de Abril de 2008, 13:24:08 »
Foi divertido porque isso agora faz parte do folclore da escola.
"A Erika é atéia, mas ela é tão legal"
"Ela não acredita em Deus, mas é tão solidária"
"Ela não acredita em Deus, mas é uma ótima pessoa"
"Ela não acredita em Deus, por isso é uma arrogante"
 :hihi:
Só comédia!
Também passei por umas dessas... é muito engraçado mesmo :hihi:. Quando eu ainda era plantonista no cursinho tinha um grupinho de alunos, todos evangélicos, que se recusavam a tirar dúvida comigo porque eu não era digizuis...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Abril de 2008, 14:15:04 »
Também passei por umas dessas... é muito engraçado mesmo :hihi:. Quando eu ainda era plantonista no cursinho tinha um grupinho de alunos, todos evangélicos, que se recusavam a tirar dúvida comigo porque eu não era digizuis...

sou meio lerdinha... demorei um tempão pra descobrir o que era um "digizuis" :histeria:
amei essa!
Gilberto Freyre

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Abril de 2008, 14:20:12 »
Adriano,

Você sabe que só descobri que viviam isolados depois dessas comunidades virtuais.
Acho que por ter feito história, vivido numa família estranha e ter amigos estranhos,
não percebi que o mundo tem muito preconceito!
E lembre-se que sou meio lerdinha.  :P
Gilberto Freyre

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #16 Online: 06 de Abril de 2008, 15:22:28 »
Mas não vivemos isolados não Érica.

A internet é mais um meio de agregação entre ideais em comum, como neste fórum. Isso fortalece nossas relações pessoais, pelo menos no meu caso, ampliando a minha participação familiar e social, onde falo com todos sobre os acontecimentos daqui. Já fazem parte todos da família, inclusive com briguinhas que já tivemos.

E não tem essa de lerdinha não, já vimos que tem muito potencial, sua participação é um presente para nós.  :feliz:

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #17 Online: 06 de Abril de 2008, 15:34:33 »
Na prova de vestibular que fiz para a PUC não tinha nenhuma questão de biologia relativa à evolução.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2008, 21:41:10 »
Na prova de vestibular que fiz para a PUC não tinha nenhuma questão de biologia relativa à evolução.

Foi por acaso. Acredito que a prova da PUC muito isenta.
Vocês já devem ter discutido sobre isso, mas só pra opinar acho que a Igreja Católica ainda é a que mais dá abertura para outras formas de religiosidade, ou não religiosidade, é a mais elástica (por isso sobrevive).

Gilberto Freyre

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 06 de Abril de 2008, 21:44:42 »

Foi por acaso. Acredito que a prova da PUC muito isenta.
Vocês já devem ter discutido sobre isso, mas só pra opinar acho que a Igreja Católica ainda é a que mais dá abertura para outras formas de religiosidade, ou não religiosidade, é a mais elástica (por isso sobrevive).

Isso é verdade. Ela da tanta libertade que muitos fiéis migraram para outras religiões. :P
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Erika

• Nível 03
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Abril de 2008, 21:45:45 »
A internet é mais um meio de agregação entre ideais em comum, como neste fórum.
(...)
E não tem essa de lerdinha não, já vimos que tem muito potencial, sua participação é um presente para nós.  :feliz:

A internet é mágica. Acho que se não fosse ela neu cérebro teria atrofiado.
Obrigada pelos elogios... :)
Gilberto Freyre

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!