Autor Tópico: O que pensam desse argumento teísta?  (Lida 1172 vezes)

Offline Archangel

• Nível 00
  • *
O que pensam desse argumento teísta?
« Online: 03 de Setembro de 2014, 14:07:42 »
http://filosofiaeapologtica.blogspot.com.br/2014/06/argumento-da-certeza-sobre-existencia.html. Saudações. Sou novo por aqui. Esse argumento filosófico é de minha autoria e eu inclusive introduzi elementos empíricos nele. Obs: Não quero "converter" ninguém e cultivo profundo respeito pelo ateísmo e por ateus em geral. Apenas prezo o intercâmbio de ideias que enobrecerão a todos nós. Estou aberto ao diálogo e à mudança de ideia. Obs 2: Se houver problema de entendimento posso esclarecer. Grande abraço a todos.

Offline Archangel

• Nível 00
  • *
Re:O que pensam desse argumento teísta?
« Resposta #1 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:11:58 »
Nota: Se quiserem posso transcrever o argumento. Mas ele é um pouco extenso.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Setembro de 2014, 14:45:26 »
Li rapidamente, e posso não ter entendido direito, mas parece que o deus que você cogita a existência é fruto do universo, e não o contrário. Se o universo é infinito, há uma chance de encontrar um deus nesse universo, então isso exclui o conceito de que o universo foi criado por um deus.

Se o seu deus não criou o universo, que tipo de deus exatamente é este? Pois o judaico-cristão ele não pode ser.

O maior problema de quem defende a existência de um deus é a dificuldade de conceituar esse deus.

O que é deus?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Archangel

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Setembro de 2014, 16:45:53 »
Vou sintetizar. Minha cosmovisão é panenteísta (não panteísta) e creio que o universo está contido em Deus, embora Deus seja maior que o universo. Deus é a força que anima o universo e portanto todas as propriedades das criaturas são derivadas de Deus. Sem Deus o universo seria inerte, inoperante e infrutífero. A abordagem do meu argumento foca o universo contido em Deus enquanto simultaneamente Deus transcende o próprio universo.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Setembro de 2014, 16:52:44 »
Vou sintetizar. Minha cosmovisão é panenteísta (não panteísta) e creio que o universo está contido em Deus, embora Deus seja maior que o universo. Deus é a força que anima o universo e portanto todas as propriedades das criaturas são derivadas de Deus. Sem Deus o universo seria inerte, inoperante e infrutífero. A abordagem do meu argumento foca o universo contido em Deus enquanto simultaneamente Deus transcende o próprio universo.

Não acha que esta explicação contraria várias outras sobre a existência de Deus? E por quê esta seria melhor?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Archangel

• Nível 00
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Setembro de 2014, 17:15:49 »

Não acha que esta explicação contraria várias outras sobre a existência de Deus? E por quê esta seria melhor?

Contraria realmente. Mas isso por si só não significa que o panenteísmo seja inconsistente ou contraditório. Na verdade vários segmentos do hinduísmo e outros credos orientais professam o panenteísmo. Isso inclui até especulações metafísicas da Cabala. De qualquer forma o nível de popularidade de uma cosmovisão não é parâmetro para determinar sua factualidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!