Calma seu moderador, não é o que você está pensando.
Este tópico é só para compartilhar links em que se possa downloadar discos de forma gratuita e legal de artistas que façam este tipo de distribuição do seu material. Há algum tempo conheço e visito o A Musicoteca, blog nacional especializado neste tipo de distribuição de arquivo e com excelente acervo.
Alguns artistas mais undergrounds ou menos mainstreams também têm botado seus álbuns pra baixação livre já que vender disco é coisa do passado.
Então: esse tópico é só para postar dicas de álbuns que vocês baixaram legalmente de preferência já fazendo algum comentário sobre o estilo, avaliações pessoais...
Pra estrear (embora ache de coração que isso nem vá bombar, mas vejamos rsrs) vou falar de novo sobre esta trupe que é responsável pela minha semi-conversão ao candomblé/macumba/umbanda/religião de gente preta brasileira que é o povo do Metá Metá e seus muitos projetos paralelos.
Trata-se de uma banda paulista composta por um cordista (guitarra, violão, cavaquinho...), um saxofonista e uma cantora. Em conjunto eles fazem um som que tem elementos de jazz, mpb e rock com uma grossa e saborosa cobertura de feitiçaria afro-brasileira. Embora o grosso das faixas dos dois discos seja macumba pura sobra algum espaço para letras de motivação quase auto-ajuda (como Vias de Fato ou Tristeza Não) ou românticas (como Papel Sulfite ou Trovoa, esta de Maurício Pereira, um dos agregados que sempre está fazendo alguma coisa com eles)
Todos os álbuns que eles lançam são distribuídos na internet de forma livre mas não se deixem enganar pelo preço.
Eles têm lançado muita coisa, tenho praticamente tudo e desde que descobri o som deles no meu celular têm sempre alguma coisa pra ouvir no bus ou no trabalho. Vou postar os 4 que considero os melhores, em ordem de qualidade. O primeiro disco é solo (ou assinado como solo) da vocalista, o segundo é um dos álbuns de estúdio do Metá Metá, o terceiro é um registro ao vivo em uma jam session ao lado de Os Mulheres Negras num restaurante granfino e supermusical de São Paulo e o quarto é o outro álbum de estúdio do Metá Metá.
Se curtirem busquem pelos nomes dos integrantes na internet que tem muito mais coisa. E se vocês conhecem algum site especializado neste tipo de divulgação (como o Musicoteca) ou banda legal com álbum gratuito, mantenham este tópico vivo, please
Encarnado, de Juçara MarçalEncarnado virou um dos meus álbuns da vida, dificilmente vou enjoar do som que a Juçara armou ao lado de Kiko Dinucci, Rodrigo Campos e Thomas Rohrer. Assim como um dos meus outros álbuns da vida, o Dark Side do Pink Floyd, todas as letras aqui versam sobre a morte: pode ser Damião, inspirada na morte de um doente mental em um manicômio do Ceará após apanhar dos enfermeiros; pode ser Ciranda do Aborto, o maior 'sucesso' do disco, em que o eu lírico é uma mãe que viu seu rebento nascer morto; pode ser João Carranca que narra a morte da beleza de um rapaz sedutor...
A sonoridade traçada por um cavaquinho e uma rabeca eletrificados, por uma guitarra, e pela voz versátil de... ahhhh foda-se, é bom pra caralho essa porra.
[Faixas para ouvir primeiro] Ciranda do Aborto | Velha da Capa Preta
http://www.jucaramarcal.com/#!encarnado/cjg9Metá Metá, de Metá MetáO álbum de estréia do Metá Metá é resultado de projetos anteriores que seus membros já vinham fazendo: a Juçara já tinha gravado um álbum (Padê) com o Kiko, o Kiko já tinha uma relação com o Thiago... lá foram eles.
É um álbum mais jazzistico, a maioria das faixas são pontos de candomblé muito especialmente revisitados mas se você tem medinho de macumba ainda dá pra curtir as músicas não religiosas do disco como Samuel, Trovoa, Vias de Fato...
[Faixas para ouvir primeiro] Papel Sulfite | Oyá
http://www.amusicoteca.com.br/?tag=meta-metaAo vivo na Casa de Francisca, de Metá Metá e Os Mulheres NegrasGravação de um show feito em par com a banda/dupla também paulistana Os Mulheres Negras, foi o primeiro disco do Metá Metá que ouvi e talvez seja o que mais agrade aquí pela sua cara mais moderna, mais eletrônica, mais roqueira... que vem da parte Mulheres Negras do show.
[Faixas para ouvir primeiro] Só tetele | Mãos coloridas / Ossanin
http://thiagofrancaoficial.blogspot.com.br/2013/12/os-meta-negras-ao-vivo-na-casa-de.htmlMetal Metal, de Metá Metá
Segundo álbum do Metá Metá, mais roqueiro e mais macumbeiro.
[Faixas para ouvir primeiro] Man Feriman | Orunmila
http://www.amusicoteca.com.br/?tag=meta-meta