Na veeeeeeerdaaaaadeeeeeeeee, o salário dos professores brasileiros segundo este estudo está na 43ª posição de uma lista de 44 países integrantes ou parceiros da OCDE que são quase todos países de primeiro mundo. Provavelmente o Brasil estará entre os 20 ou 30 % "melhores pagadores" se o apanhado se referir efetivamente ao MUNDO e não a uma selecionadíssima FATIA do mundo.
Bom, estou "desfolhando o PDF" do estudo aqui, 100 páginas com infindáveis tabelas (inclusive aquela bendita tabela omnipresente comparando ganhos masculinos e femininos sem considerar qualquer outra variável) e uma das mais interessantes que vi até agora é a que coloca o Brasil como 1º lugar em disparidade dos gastos
públicos com ensino básico vs superior
(aqui praticamente toda, e é praticamente toda mesma, a verba pública educacional é gasta nas universidades públicas,* achei muito mais supreendente do que saber que numa lista que praticamente só inclui países de primeiríssimo mundo o Brasil seja um dos que paga piores salários... aliás, essa tabela eu ainda não achei no PDF.)
Edit: na verdade não entendi se esta comparação leva em conta apenas os gastos públicos ou também os privados, de qualquer forma é fato que o Brasil é dentre os países da OCDE ou aliados o que mais gasta com ensino superior em comparação ao básico e de fato acho isto muito mais relevante do que a meia-verdade alardeada na matéria linkada