Autor Tópico: Mundo no Infravermelho  (Lida 4356 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Mundo no Infravermelho
« Online: 19 de Setembro de 2014, 20:42:32 »
Oi, já faz um bom tempo que fiquei de criar um novo tópico, mas decidi trazer algo mais científico desta vez do que metafísico. Como seria o mundo se enxergássemos no infravermelho (IV)? As pessoas geralmente associam infravermelho com radiação térmica, mas nem sempre é o caso. Há uma parte do infravermelho que se comporta de forma similar à luz visível, do NIR ao SWIR. Já do MWIR ao VFWIR tem emissão de calor. Eis as bandas do infravermelho:

Infravermelho Próximo (NIR): 0,75 nm a 1000 nm
Infravermelho Ondas Curtas (SWIR): 1000 nm a 3000 nm
Infravermelho Médio (MWIR): 3000 nm a 5000 nm
Infravermelho Distante (FWIR): 5000 nm a 14000 nm
Infravermelho Muito Distante (VFWIR): 14000 nm a 1mm

Nota: As cobras são capazes de detectar de 5000 nm a 50000 nm.

No NIR, a luz se comporta de forma similar à Luz visível (LV), mas há diferenças, como céus escuros, nuvens são mais evidentes, água escura (a água absorve mais infravermelho que LV e o céu não absorve muito IV), plásticos são mais transparentes, quase como vidro, neblina é invisível ou transparente, as plantas e nossos corpos refletem mais NIR que LV, fazendo com que em fotografias em NIR a paisagem pareça ter um visual mais surreal, fantasmagórico. Quase tudo que é orgânico reflete mais NIR. Plantas saudáveis refletem mais NIR que as que estão morrendo. Coca Cola aparece transparente. Lentes de óculos escuros também ficam transparentes, assim como reveladores de filme fotográfico (que podem ser usados como filtro IV). Ambientes noturnos iluminados por postes aparecem mais claro. Lâmpadas incandescentes parecem mais brilhantes. Alguns materiais escuros podem aparecer bem claros.

O SWIR se parece muito com NIR em suas propriedades, a maior diferença é que nossa pele é mais transparente ao SWIR que ao NIR e aparece negra, pois infravermelho é mais absorvido pela água debaixo da pele. Isso nos faz pensar na questão do racismo. Em LV, existe pele branca, negra, parda, amarela, vermelha... Mas em SWIR, somos todos negros de cabelos brancos! Parecemos como negros idosos, de certa forma. No NIR somos todos branquelos! No SWIR, somos todos negros! Tanto no NIR como no SWIR, o que enxergamos são vibrações de luz que evidenciam mais a estrutura e estado (qualidade) dos objetos do que pigmentação propriamente dita. Já no UV se evidencia mais pigmentos invisíveis a nós. No quadro geral, o mundo é melhor evidenciado em NIR e SWIR do que em UV.

O MWIR e FWIR são bandas do infravermelho em que se evidencia calor à temperatura ambiente. A partir desta banda até o resto do infravermelho, o vidro é opaco, já o plástico, transparente. A água e céu continuam negros. Pelo menos segundo as câmeras, não dá para enxergar muitos detalhes nestas bandas.

Galeria de imagens:

NIR e SWIR:

MWIR e FWIR:

(a): Luz visível      (b): NIR      (c): MWIR      (d): LWIR

E aí, o que acharam desta "aventura"? Seria bom se alguém pudesse compartilhar mais conhecimentos específicos acerca de como veríamos o mundo em infravermelho e como esta radiação se comporta em diversos materiais e situações.

De fato, eu estou criando uma série (escrevendo um livro), a respeito de um grupo de guerreiras que fazem parte de um partido de libertários contra um governo mundial liderado por revolucionários tiranos, em um mundo que orbita dois pequenos sóis avermelhados, e por causa disso, para tanto as plantas como os animais, a radiação infravermelha tem mais importância do que para os seres de nosso mundo, em termos de enxergá-la e usá-la para fotossíntese.

Eis abaixo como os "humanos e reptilianos" lamakinos enxergam (Lamaki é a Terra paralela):

Na imagem acima, na parte superior, como enxergamos as cores. No centro, como humanos lamakinos enxergam. Na parte inferior, como os reptilianos enxergam as cores. Tanto humanos como reptilianos lamakinos enxergam parte da luz visível e do espectro infravermelho, já que a luz provindas dos dois sóis é predominante no infravermelho. Fico imaginando como seria enxergar tanto luz visível como infravermelho, na prática, através de olhos, não câmeras, e ainda enxergando as cores numa distribuição diferente da criada por nossos olhos. Os lamakinos enxergariam nosso mundo melhor que nós!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Mundo no Infravermelho
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2014, 21:19:13 »
Pra mim, "enxergar" é mais do que detectar imagens em determinada frequência de onda. A mais prosáica das alterações numa percepção visual é um processo que exigirá toda uma re-adaptação de todo aparato cognoscivo na mesma medida.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2014, 21:24:12 »
Você quer dizer que enxergar não é só ver frequências, mas também interpretar o que vê por conta própria, é isso? Se for, também é verdade. De fato há uma diferença entre ver e enxergar.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2014, 21:29:20 »
Logo, logo essa conversa vai descambar para o espiritismo e coisas do gênero.

Pronto. Avisei.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2014, 21:56:34 »
Você quer dizer que enxergar não é só ver frequências, mas também interpretar o que vê por conta própria, é isso? Se for, também é verdade. De fato há uma diferença entre ver e enxergar.
Bom, "interpretar" é o lado pós enxergativo, depois que dois sistemas passam ao viés subjetivo.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2014, 22:24:55 »
O foco deste tópico é unicamente explorar como a radiação infravermelha se comporta em relação aos objetos e situações, não tendo nada a ver com manifestações psíquicas ou mediunidade. O que acham das imagens postadas, em relação ao tópico? Acham o mundo infravermelho interessante? Eu mesmo tentei usar meu ipod como uma câmera infravermelha, tentando colocar um filtro infravermelho na frente da lente, que era na verdade um pedaço de filme não revelado. A câmera detecta alguma radiação infravermelha, já que aparece a luz vinda do controle remoto, que é infravermelha e não vemos, mas descobri que dentro da câmera do ipod já um filtro que bloqueia a maior parte da luz infravermelha, dificultando assim qualquer captura desta radiação em ambiente de pouca luminosidade. O ideal seria abrir a câmera, remover o bloqueador e em seu lugar colocar um filtro que bloqueie luz visível, assim, transformando sua câmera numa câmera infravermelha. Legal, não?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Setembro de 2014, 14:33:28 »
Eu tenho um par de óculos que filtram tudo que não seja azul e infravermelho. Nossos cones sensíveis ao vermelho também são sensíveis ao IR, mas numa intensidade muito menor que é facilmente ofuscada pelas demais frequências. Com esses óculos, a luz azul passa (que é detectada por outro cone e o vermelho não responde e só está lá pra você conseguir enxergar o que está na sua frente), e o resto fica completamente escuro, exceto o que emite ou reflete infravermelho, que é detectado pelos olhos e interpretado pelo cérebro como vermelho intenso (na ausência de vermelho "de verdade" e verde, que saturam a percepção). É interessantíssimo. A grava fica vermelha como tomate e roupas pretas também, dependendo do pigmento.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Setembro de 2014, 15:30:11 »
Teria como tirar uma ou mais fotos com este óculos na frente, servindo como filtro para a câmera e mostrar aqui? Assim teríamos uma noção de como você vê através deles.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Setembro de 2014, 15:34:52 »
Acredita-se que não desenvolvemos visão no infravermelho porque este é bastante absorvido pela água, e os primeiros animais que começaram a desenvolver a visão, como viviam nos mares, não conseguiriam enxergar direito esta radiação, desenvolvendo assim a faixa de frequências que vemos. Pode ser que se a Terra orbitasse uma anã vermelha, que emite luz mais concentrada no infravermelho, de alguma forma teríamos desenvolvido a visão para esta faixa do espectro, assim como as plantas prefeririam usar esta radiação ao invés da luz visível, que teria em menor intensidade. As plantas seriam escuras, mas talvez nem tanto no infravermelho, segundo um decomentário que vi.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Setembro de 2014, 14:25:31 »

Nossos olhos são capazes de focar até certa parte da radiação infravermelha, mesmo que não a enxerguemos.

Eu também já vi pela internet que existe um tipo especial de dieta que nos permitiria enxergar com clareza radiação infravermelha em até pouco mais de 1200nm, bem simples. Suprimindo a dieta de vitamina A1 e substituindo-a por vitamina A2, em inglês, relacionada a uma substância chamada porphyropsin. Eis algumas páginas relacionadas ao esquema:

http://scienceforthemasses.org/infrared-project/

http://scienceforthemasses.org/2014/06/14/breakdown-of-infrared-radiation/

http://petapixel.com/2014/08/23/dietary-experiment-successfully-extends-human-vision-near-infrared/

Também soube de um caso em que um cara usou uma lente que bloqueava toda a luz visível, ficou alguns dias usando-a direto, acho que no lugar das lentes de óculos, e depois de algum tempo, começou a enxergar claramente infravermelho. Acho que sua retina deve ter se adaptado a esta radiação e depois ele começou até mesmo a ver verde em infravermelho, causando assim uma descalibração da maneira como enxergava as cores. Sinistro!

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2014, 16:42:17 »

Também soube de um caso em que um cara usou uma lente que bloqueava toda a luz visível, ficou alguns dias usando-a direto, acho que no lugar das lentes de óculos, e depois de algum tempo, começou a enxergar claramente infravermelho. Acho que sua retina deve ter se adaptado a esta radiação e depois ele começou até mesmo a ver verde em infravermelho, causando assim uma descalibração da maneira como enxergava as cores. Sinistro!

Já vi na televisão uma experiência parecida, uma mulher passou uma semana usando por todo o tempo um óculos especial feito com lentes e espelhos de modo que tudo que enxergava estava de ponta cabeça.

Passou por um dia de adaptação em que ela não conseguia nem andar poucos metros e algum tempo depois já até passeava de bicicleta e seguia sua rotina diária.

No fim da experiência foi a mesma coisa, havia se adaptado a ver tudo ao contrário e precisou de um tempo para retomar sua vida normal pois quando tirou os óculos tb teve dificuldades até para andar poucos metros.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2014, 18:32:14 »
É impressionante como a nossa mente consegue se adaptar a estas situações inusitadas...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!