Oi, já faz um bom tempo que fiquei de criar um novo tópico, mas decidi trazer algo mais científico desta vez do que metafísico. Como seria o mundo se enxergássemos no infravermelho (IV)? As pessoas geralmente associam infravermelho com radiação térmica, mas nem sempre é o caso. Há uma parte do infravermelho que se comporta de forma similar à luz visível, do NIR ao SWIR. Já do MWIR ao VFWIR tem emissão de calor. Eis as bandas do infravermelho:
Infravermelho Próximo (NIR): 0,75 nm a 1000 nm
Infravermelho Ondas Curtas (SWIR): 1000 nm a 3000 nm
Infravermelho Médio (MWIR): 3000 nm a 5000 nm
Infravermelho Distante (FWIR): 5000 nm a 14000 nm
Infravermelho Muito Distante (VFWIR): 14000 nm a 1mmNota: As cobras são capazes de detectar de 5000 nm a 50000 nm.
No NIR, a luz se comporta de forma similar à Luz visível (LV), mas há diferenças, como céus escuros, nuvens são mais evidentes, água escura (a água absorve mais infravermelho que LV e o céu não absorve muito IV), plásticos são mais transparentes, quase como vidro, neblina é invisível ou transparente, as plantas e nossos corpos refletem mais NIR que LV, fazendo com que em fotografias em NIR a paisagem pareça ter um visual mais surreal, fantasmagórico. Quase tudo que é orgânico reflete mais NIR. Plantas saudáveis refletem mais NIR que as que estão morrendo. Coca Cola aparece transparente. Lentes de óculos escuros também ficam transparentes, assim como reveladores de filme fotográfico (que podem ser usados como filtro IV). Ambientes noturnos iluminados por postes aparecem mais claro. Lâmpadas incandescentes parecem mais brilhantes. Alguns materiais escuros podem aparecer bem claros.
O SWIR se parece muito com NIR em suas propriedades, a maior diferença é que nossa pele é mais transparente ao SWIR que ao NIR e aparece negra, pois infravermelho é mais absorvido pela água debaixo da pele. Isso nos faz pensar na questão do racismo. Em LV, existe pele branca, negra, parda, amarela, vermelha... Mas em SWIR, somos todos negros de cabelos brancos! Parecemos como negros idosos, de certa forma. No NIR somos todos branquelos! No SWIR, somos todos negros! Tanto no NIR como no SWIR, o que enxergamos são vibrações de luz que evidenciam mais a estrutura e estado (qualidade) dos objetos do que pigmentação propriamente dita. Já no UV se evidencia mais pigmentos invisíveis a nós. No quadro geral, o mundo é melhor evidenciado em NIR e SWIR do que em UV.
O MWIR e FWIR são bandas do infravermelho em que se evidencia calor à temperatura ambiente. A partir desta banda até o resto do infravermelho, o vidro é opaco, já o plástico, transparente. A água e céu continuam negros. Pelo menos segundo as câmeras, não dá para enxergar muitos detalhes nestas bandas.
Galeria de imagens:NIR e SWIR:














MWIR e FWIR:







(a): Luz visível (b): NIR (c): MWIR (d): LWIR
E aí, o que acharam desta "aventura"? Seria bom se alguém pudesse compartilhar mais conhecimentos específicos acerca de como veríamos o mundo em infravermelho e como esta radiação se comporta em diversos materiais e situações.
De fato, eu estou criando uma série (escrevendo um livro), a respeito de um grupo de guerreiras que fazem parte de um partido de libertários contra um governo mundial liderado por revolucionários tiranos, em um mundo que orbita dois pequenos sóis avermelhados, e por causa disso, para tanto as plantas como os animais, a radiação infravermelha tem mais importância do que para os seres de nosso mundo, em termos de enxergá-la e usá-la para fotossíntese.
Eis abaixo como os "humanos e reptilianos" lamakinos enxergam (Lamaki é a Terra paralela):

Na imagem acima, na parte superior, como enxergamos as cores. No centro, como humanos lamakinos enxergam. Na parte inferior, como os reptilianos enxergam as cores. Tanto humanos como reptilianos lamakinos enxergam parte da luz visível e do espectro infravermelho, já que a luz provindas dos dois sóis é predominante no infravermelho. Fico imaginando como seria enxergar tanto luz visível como infravermelho, na prática, através de olhos, não câmeras, e ainda enxergando as cores numa distribuição diferente da criada por nossos olhos. Os lamakinos enxergariam nosso mundo melhor que nós!